Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito dos métodos de avaliação da vitalidade fetal, julgue os seguintes itens.
Na cardiotocografia, desacelerações do tipo DIP 1 são indicativas de sofrimento fetal.
Uma paciente de 11 anos de idade vem apresentando, há meses, episódios de contrações musculares, na hemiface e no membro superior esquerdo, de rápida duração e com preservação da consciência. Ela comentou esse fato com os pais, que acreditaram tratar-se de brincadeira. Porém, em certa tarde, a mãe flagrou as alterações motoras no dimídio esquerdo, seguidas de crise convulsiva. A menor foi levada ao pronto-socorro e, após a recuperação, a pediatra de plantão observou sutil hemiparesia esquerda, de predomínio braquial. Foi realizado exame de neuroimagem, a partir do qual a hipótese de lesão estrutural foi descartada.
Em relação ao quadro clínico acima descrito, julgue os itens subseqüentes.
O eletroencefalograma pode sugerir epilepsia rolândica na presença de surtos de pontas e ondas agudas em região frontocentral, bilateralmente, de forma síncrona, ou, ainda, de forma alternada, comprometendo as regiões esquerda e direita.
A infecção hospitalar no sítio cirúrgico é uma complicação que causa grande preocupação aos cirurgiões. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
A tricotomia, que deve ser realizada em grande área, em relação ao local do procedimento, deve ocorrer entre 12 e 18 horas antes da cirurgia.
Em relação ao tratamento cirúrgico da epilepsia de difícil controle, julgue os itens subseqüentes.
Quando uma lobectomia temporal é realizada no hemisfério dominante, respeitam-se os giros temporal superior e frontal inferior.
Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma das doenças digestivas mais comuns na população em geral, e o principal sintoma é a pirose. Em relação a essa patologia e a outras que acometem o esôfago, julgue os próximos itens.
O esôfago de Barret é encontrado em 10% a 15% dos pacientes com DRGE, e o diagnóstico é endoscópico.
Paciente do sexo masculino, 22 anos de idade, há três meses apresenta fraqueza, inapetência, náuseas e perda de peso. Ao exame físico, evidencia-se pele de tonalidade escurecida e hipotensão postural.
Em relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.
O paciente provavelmente apresenta hipernatremia e hipopotassemia.
Paciente com 30 anos de idade, de cor parda, procurou assistência médica, informando que, há um ano, surgiram-lhe lesões micropapulovesicocrostosas na face anterior das articulações de seus cotovelos e joelhos, que, aos poucos, estenderam-se para o pescoço e a face. O paciente, que reside na cidade, sente ardor ou queimação nas lesões e usou vários remédios orais e tópicos, com pouca melhora. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, informou ter tido asma quando criança. Ao exame físico, apresentava estado geral regular e, ao exame dermatológico, lesões eritematomicro-papulovesicocrostosas na face anterior das articulações dos cotovelos e joelhos, eritema e infiltração nas regiões genianas, pele em geral seca, com espículas córneas nas faces de extensão dos braços.
Com base no quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.
O exame histopatológico, no caso de dermatite atópica, se apresentaria com hipergranulose, acantose com aspecto de dentes de serra ou de rato e infiltrado linear em faixa na derme.
Um jovem de 29 anos de idade busca atendimento médico com queixa de pirose após a ingestão de alimentos em excesso, que, às vezes, é acompanhada de regurgitação espontânea de conteúdo gástrico, de sabor azedo, na boca. Ao exame físico, não são constatadas anormalidades. O médico assistente levanta, então, a hipótese de doença por refluxo gastroesofágico. Acerca dessa moléstia esofagiana, julgue os itens seguintes. A endoscopia digestiva alta (com biópsia) é considerada o procedimento diagnóstico padrão para documentação do tipo e da extensão da lesão esofagiana nessa doença.
Considere que um paciente de 32 anos de idade, com 68 kg, no primeiro dia após uma laparotomia exploradora, permaneça em jejum, hidratado, com diurese adequada. A propósito desse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
A cicatrização desse paciente, muito provavelmente, está na fase de contração.
Com relação a trauma vascular, julgue os itens subseqüentes.
Considere o seguinte quadro clínico.
Um paciente sofreu trauma vascular cervical e chegou ao pronto-socorro com sangramento cervical abundante, consciente e mobilizando ativamente os quatro membros. Durante a cirurgia, apresentava secção completa da carótida interna esquerda, com sangramento proximal e distal. Nesse quadro, a anastomose término-terminal deverá ser realizada sempre que possível; caso contrário, deve-se usar enxerto de veia safena com realização de angiografia ou ecodoppler para avaliar defeitos técnicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...