Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um trabalhador informal, que não recolhe INSS, tropeçou em uma calçada e fraturou a tíbia direita. Foi atendido no Posto de Saúde e foi foi imobilizado. Ele estava se deslocando de sua casa para visitar clientes.
Assinale a alternativa correta.
O acidentado tem direito a acidente do Trabalho.
O acidentado tem direito a auxílio doença.
O acidentado tem direito a uma indenização do INSS.
O acidentado não tem qualquer benefício pecuniário.
Acerca de quimioterapia, tratamento hormonal, radioterapia e imunoterapia, julgue os próximos itens.
O transtuzumab é um anticorpo monoclonal contra o c-erb 2 que, associado com antraciclinas, apresenta cardiotoxidade.
Paciente de 45 anos, portadora de microcalcificações pleomórficas, foi submetida a ressecção segmentar orientada por fio metálico através de marcação estereotáxica. O laudo histopatológico foi de "carcinoma in situ" de 5 cm do tipo comedocarcinoma com margens comprometidas o melhor tratamento para essa paciente é:
mastectomia radical modificada
ampliação das margens + radioterapia
mastectomia simples
mastectomia simples + estudo do linfonodo sentinela
radioterapia
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelam, conforme divulgado recentemente na mídia, que, a cada três horas, uma mulher é vítima de violência sexual nessa unidade da Federação. Tendo como referência essa informação, julgue os próximos itens.
Qualquer pessoa, independentemente do sexo e da idade, pode ser vítima de violência sexual, portanto, embora as estatísticas demonstrem que as vítimas mais freqüentes de crimes sexuais são pessoas do sexo feminino, indivíduos do sexo masculino também devem ser submetidos aos exames de conjunção carnal e de ato libidinoso diverso de conjunção carnal, nos casos de suspeita de crime sexual.
Uma paciente com 42 anos de idade, Gesta 3 Para 2, com 32 semanas de idade gestacional (IG), teste de tolerância oral a glicose (TTOG) normal, realizado com IG = 28 semanas, apresentou, na última semana, glicemias de jejum = 106 mg/dL e 108 mg/dL.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir, relativos às condutas adequadas a serem adotadas.
Deve-se encaminhar a paciente ao pré-natal de alto risco para ser acompanhada por equipe multidisciplinar e para avaliação do bem-estar fetal. Nesse caso, a cardiotocografia, o perfil biofísico fetal e a dopplervelocimetria devem ser mensais até o final da gestação.
José Cruz, com 65 anos de idade, consultando, na Internet, o sítio Longa vida, obteve a informação de que o processo do envelhecimento decorre da ação de radicais livres que fragilizam o organismo e deterioram progressivamente a saúde. Leu, também, nesse sítio, a respeito de tratamentos com vitaminas C e E, as quais poderiam diminuir a ação dessas moléculas.
Com relação à temática abordada nessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Radicais livres não exercem qualquer papel no processo do envelhecimento. A informação obtida por José, difundida por profissionais envolvidos na prática ortomolecular, é desprovida de base científica.
A incidência de casos de uma determinada doença ou problema de saúde, de uma dada população, durante um período de tempo específico, é:
a freqüência de casos novos.
a proporção que representa o risco de uma doença ou agravo.
a incidência acumulada ou a razão entre duas proporções complementares.
a proporção de um individuo não morrer ou desenvolver determinada doença.
Um paciente, de 45 anos de idade, cor parda, procedente de área rural, procurou assistência médica informando que há 6 meses notou o surgimento de lesões infiltradas erosivas em gengiva acompanhadas de gânglios submandibulares. O paciente relatou que vários dermatologistas prescreveram-lhe diversos remédios, mas que não observou melhora nas lesões. Ao exame físico, apresentou-se emagrecido, e o exame dermatológico revelou lesões erosivas em gengiva, com presença de pontilhado hemorrágico e gânglios submandibulares aumentados de volume e com consistência elástica à palpação.
Tendo o caso clínico acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
Em se tratando de leishmaniose mucosa, espera-se cultura positiva.
Uma mulher de 45 anos de idade foi trazida para atendimento emergencial pois, segundo seus familiares, há cerca de 2 dias, vem apresentando cefaléia generalizada, com intensidade inicialmente moderada e que nas últimas horas passou a ser muito intensa e associou-se a naúseas e vômitos, irritabilidade, escotomas cintilantes, episódios de confusão mental (não sabia onde estava e quem eram seus familiares), culminando com sonolência muito importante. É portadora de hipertensão arterial e no último mês suspendeu por conta própria a medicação e iniciou uso de beberagem caseira. O exame clínico mostra paciente com rebaixamento do nível de consciência (estupor), sem sinais de localização neurológica, a pressão arterial é de 220 mmHg × 130 mmHg, e o exame de fundo de olho revela espasmo intenso e generalizado das arteríolas retinianas (artérias em "fio de prata"), papiledema e exsudatos algodonosos bilateralmente.
Considerando o caso clínico hipotético acima, julgue os itens que se seguem.
O mecanismo fisiopatológico básico dessa condição clínica é a hemorragia intracerebral de moderada magnitude.
Um homem 39 anos de idade queixa-se de que, há cerca de 8 anos, vem apresentando quadro de monoartrites intermitentes nos tornozelos, de início insidioso. Associada a esse quadro, informa lombalgia persistente sem melhora após o repouso, com rigidez matinal de 1 hora e dor alternada nos glúteos. Não apresenta outros dados significantes na história dos antecedentes ou no interrogatório complementar. O exame físico chama a atenção pelos seguintes achados: dor a compressão direta e a distensão das articulações sacroilíacas, perda da lordose fisiológica na coluna lombar, teste de Schober positivo e dor à palpação da inserção dos tendões de Aquiles, sem outros achados relevantes.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A manifestação ocular mais freqüente observada em pacientes com essa condição clínica é a uveíte posterior.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...