Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelam, conforme divulgado recentemente na mídia, que, a cada três horas, uma mulher é vítima de violência sexual nessa unidade da Federação. Tendo como referência essa informação, julgue os próximos itens.
Para configuração dos elementos do crime de atentado violento ao pudor, além da ausência de vontade da vítima, é necessário que haja entre esta e o autor contato corporal, que pode ser mediato, através de objeto, ou imediato, através do próprio corpo do agressor. A área de contato na vítima não está restrita ao ânus ou à região perianal, sendo possível a disposição de qualquer parte do corpo para fim sexual, entendendo-se boca, pescoço, mamas, espaço interfemoral, entre outras, como áreas objeto de satisfação da lascívia.
Com relação à conduta médica adequada em casos de eclâmpsia, afecção responsável por parcela significativa dos casos de mortalidade materna e perinatal, julgue os itens que se seguem.
Espera-se cerca de 4 a 6 horas para a estabilização do quadro e recuperação do estado hipoxêmico e acidótico materno e fetal, para se indicar a interrupção da gestação.
José Cruz, com 65 anos de idade, consultando, na Internet, o sítio Longa vida, obteve a informação de que o processo do envelhecimento decorre da ação de radicais livres que fragilizam o organismo e deterioram progressivamente a saúde. Leu, também, nesse sítio, a respeito de tratamentos com vitaminas C e E, as quais poderiam diminuir a ação dessas moléculas.
Com relação à temática abordada nessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Um dos locais nos quais a ação dos radicais livres é maior é ao nível das mitocôndrias.
São fontes especiais de dados que alimentam um sistema de vigilância epidemiológica:
estudos epidemiológicos e sistemas sentinela.
dados demográficos e sistemas de magnitude.
notificações compulsórias e sistemas de transcendências.
regulamento sanitário internacional e sistemas nacionais.
Há 1 mês, Paulo, 18 anos de idade, cor parda, estudante, notou o surgimento de lesões pruginosas nas pálpebras, face e dobras dos membros superiores e inferiores que, ao serem atritadas, deixavam sair exsudato seroso. Em razão disso, procurou assistência médica, ocasião em que relatou ao médico ter tido surtos anteriores, quando usou de antialérgicos orais, que lhe propiciaram certa melhora. Paulo informou, ainda, sofrer de rinite alérgica e haver casos de asma brônquica entre familiares. Ao exame dermatológico, apresentava, nas pálpebras superiores, pescoço, axilas, dobras dos cotovelos e joelhos, lesões micro-pápulo-vesiculosas, algumas descamativas. Algumas áreas das regiões circunvizinhas dos membros estavam liquenificadas.
Julgue os seguintes itens, quanto a esse caso clínico hipotético.
Dermatite atópica, dermatite de contato, dermatite seborréica, ptiríasis rósea de Gilbert, psoríasis invertida eczematizada e prurido a esclarecer são as hipóteses diagnósticas para o caso citado, por ordem de maior probabilidade.
Uma mulher de 45 anos de idade foi trazida para atendimento emergencial pois, segundo seus familiares, há cerca de 2 dias, vem apresentando cefaléia generalizada, com intensidade inicialmente moderada e que nas últimas horas passou a ser muito intensa e associou-se a naúseas e vômitos, irritabilidade, escotomas cintilantes, episódios de confusão mental (não sabia onde estava e quem eram seus familiares), culminando com sonolência muito importante. É portadora de hipertensão arterial e no último mês suspendeu por conta própria a medicação e iniciou uso de beberagem caseira. O exame clínico mostra paciente com rebaixamento do nível de consciência (estupor), sem sinais de localização neurológica, a pressão arterial é de 220 mmHg × 130 mmHg, e o exame de fundo de olho revela espasmo intenso e generalizado das arteríolas retinianas (artérias em "fio de prata"), papiledema e exsudatos algodonosos bilateralmente.
Considerando o caso clínico hipotético acima, julgue os itens que se seguem.
Com base nas atuais evidências científicas, o uso de um medicamento do grupo dos inibidores da enzima conversora (como o captopril) representa a primeira escolha de tratamento nessa situação, pois, além de reduzir a pré e a pós-carga de trabalho do coração (efeito vasodilatador), também induz redução dos níveis de aldosterona e aumento relativo na excreção renal de sódio.
As vasculites formam um grupo heterogêneo de doenças com incidência rara que se apresentam com alguns achados clínicos e laboratoriais comuns e outros distintos entre si. O conhecimento desses aspectos é fundamental para o diagnóstico das vasculites. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.
Febre persistente, perda ponderal, astenia e elevações repetidas e persistentes na velocidade da eritrossedimentação e da proteína C reativa sem causa identificável sugerem um quadro de vasculite.
Mulher jovem, 25 anos, casada, apresentando febre, calafrios, queda do estado geral, tenossinovite de mão, poliartralgia migratória em punhos, tornozelos e joelhos, procurou socorro médico onde foi medicada com Diclofenaco sódico 150mg/dia, com relativa melhora, porém sem remissão completa. Sua hipótese diagnóstica é:
artrite infecciosa.
artrite reativa;
artrite reumatóide;
fibromialgia;
lupus eritematoso sistêmico;
Julgue os itens a seguir, de acordo com o Projeto Diretrizes da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina, em relação ao diagnóstico e tratamento da depressão, dos transtornos de ansiedade e na dependência de álcool e outras drogas.
Dados estatísticos confirmam que cerca de um terço dos acidentes vasculares cerebrais em adultos jovens está associado ao consumo de drogas. Entre os indivíduos de 20 a 30 anos, esse índice chega a 90%.
Quanto ao abortamento, é CORRETO afirmar que
mais de 80% ocorre após 12 semanas.
o risco de ocorrência diminui com a paridade.
a aneuploidia fetal é o achado mais comum em abortamentos tardios.
o diagnóstico clínico de ameaça de abortamento é presumido em presença de sangramento na primeira metade da gravidez.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...