Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir da alimentação do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), pode-se, EXCETO:
calcular a incidência.
calcular a prevalência.
calcular a taxa de natalidade.
avaliar a qualidade dos dados.
Um paciente, de 45 anos de idade, cor parda, procedente de área rural, procurou assistência médica informando que há 6 meses notou o surgimento de lesões infiltradas erosivas em gengiva acompanhadas de gânglios submandibulares. O paciente relatou que vários dermatologistas prescreveram-lhe diversos remédios, mas que não observou melhora nas lesões. Ao exame físico, apresentou-se emagrecido, e o exame dermatológico revelou lesões erosivas em gengiva, com presença de pontilhado hemorrágico e gânglios submandibulares aumentados de volume e com consistência elástica à palpação.
Tendo o caso clínico acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
A biópsia da lesão e o exame histopatológico corado pelo PAS (ácido periódico de Schiff) raramente confirmarão o diagnóstico de paracoccidioidomicose, já que, nesse tipo de exame, raramente são encontrados fungos.
Um homem de 38 anos de idade procurou atendimento médico, relatando que, há cerca de 7 dias vem apresentando dispnéia aos médios esforços e ao se deitar, aumento do volume abdominal, dor no hipocôndrio direito e edema nos membros inferiores. O exame clínico mostra sinais vitais estáveis. Pulmões com discretos estertores nos terços inferiores de ambos hemitóraces. Presença de turgência jugular a 45º, com onda V gigante. Ritmo cardíaco regular em 3 tempos (B3), com sopro sistólico de grau 3 (Levine) em foco tricúspide, intensificado com manobra de Rivero-Carvallo e sopro sistólico de grau 3 em foco mitral. No abdome: fígado palpável à manobra do rechaço (hepatimetria de 20 cm), doloroso à palpação e com pulsação sistólica (pulso hepático), presença de ascite acentuada. Edema leve de membros inferiores (sinal de Godet presente) em bota de cano curto. O eletrocardiograma mostra baixa voltagem periférica e sobrecarga biatrial. No cateterismo cardíaco, a manometria mostra curvas de pressão de ambos ventrículos, com profunda e rápida queda da pressão diastólica inicial nesses ventrículos, seguida de aumento rápido até um platô na protodiástole, e as ventriculografias mostram amputação da ponta dos ventrículos e das vias de entrada, dilatação dos átrios e regurgitação das valvas atrioventriculares.
Com base nas informações fornecidas nesse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
Considere a tira de ritmo apresentada abaixo (calibração: 1 cm = 1 mV, velocidade do papel 25 mm/s).
Nessa situação, é correto concluir que a arritmia representada na figura ocorre em pacientes portadores da síndrome de Lown- Ganong-Levine.
Um homem 39 anos de idade queixa-se de que, há cerca de 8 anos, vem apresentando quadro de monoartrites intermitentes nos tornozelos, de início insidioso. Associada a esse quadro, informa lombalgia persistente sem melhora após o repouso, com rigidez matinal de 1 hora e dor alternada nos glúteos. Não apresenta outros dados significantes na história dos antecedentes ou no interrogatório complementar. O exame físico chama a atenção pelos seguintes achados: dor a compressão direta e a distensão das articulações sacroilíacas, perda da lordose fisiológica na coluna lombar, teste de Schober positivo e dor à palpação da inserção dos tendões de Aquiles, sem outros achados relevantes.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
As medicações metotrexato ou sulfassalazina são capazes de trazer alívio para as dores nos tornozelos mas não para a lombalgia, nesse paciente.
Avalie as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta:
I. A tenossinovite de Quervani acomete o longo abdutor e o curto extensor do polegar.
II. O movimento limitado característico de bursite subacromiodeltóidea é a abdução.
III. A artrose das articulações interfalangeanas proximais são conhecidas como nódulos de Herbenden.
Todas as afirmativas são falsas.
I: verdadeira, II: falsa e III: verdadeira.
I: verdadeira, II: verdadeira e III: falsa.
I: falsa, II: falsa e III: verdadeira.
I: falsa, II: verdadeira e III: falsa.
Em relação às bases biológicas dos transtornos psiquiátricos, julgue os próximos itens.
Em cérebros adultos, a neurogênese ocorre em apenas 2 regiões: na zona subventricular e na zona subgranular do giro denteado, existindo evidências diretas de que os novos neurônios substituem funcionalmente aqueles afetados por danos.
O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque - por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) - tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um escolar de 5 anos de idade, durante uma brincadeira, chocou-se com outra criança pela região frontal, sem a perda dos sentidos. O exame local mostrou uma tumoração local dolorosa e a criança depois de meia hora passou a apresentar vômitos repetidos e cefaléia. A mãe procurou a emergência do hospital preocupada com a ocorrência de traumatismo intracraniano. O exame clínico não mostrava sinais focais e o exame neurológico era normal.
Nessa situação, é correto recomendar fazer uma tomografia computorizada do crânio de urgência e internar a criança durante 24 horas para observação.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em relação à obesidade infantil, é correto afirmar:
A criança obesa, se não for adequadamente controlada, tem alto risco de permanecer obesa na adolescência e tornar-se um adulto obeso. Este risco está diretamente proporcional ao tempo de duração da obesidade e a sua gravidade.
A criança obesa, se não for adequadamente controlada, tem alto risco de permanecer obesa na adolescência e tornar-se um adulto obeso. No entanto, este risco não está relacionado ao tempo de duração da obesidade.
É considerada doença crônica, porém com bons percentuais de sucesso e sem risco de recidivas.
Não é considerada doença e sim, um distúrbio nutricional facilmente controlado.
Uma criança de 02 anos apresenta ao exame: não exposição da glande, exposição do meato uretral e bom jato urinário. A mãe nega bálano postites de repetição. A conduta adequada ao caso é:
Indicação cirúrgica imediata, pois nessa idade há melhor recuperação.
Manobras diárias para melhorar a exposição da glande e melhor higienização.
Conduta expectante, pois a maioria dos casos se resolve espontaneamente.
Indicação cirúrgica após orientação de manobras diárias, se não houver resposta.
Pomada de corticóide tópico no prepúcio, diariamente por 30 a 60 dias.
Quanto à endocrinologia do ciclo menstrual feminino, é CORRETO afirmar que
a maior variação na duração dos ciclos menstruais ocorre no menacme, entre os 20 e os 30 anos de idade.
os níveis circulantes de LH caem durante toda a fase folicular.
a fase lútea ocorre próximo ao pico ovulatório e dura cerca de dois a três dias.
os níveis de progesterona diminuem proximamente à menstruação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...