Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de 38 anos de idade procurou atendimento médico, relatando que, há cerca de 7 dias vem apresentando dispnéia aos médios esforços e ao se deitar, aumento do volume abdominal, dor no hipocôndrio direito e edema nos membros inferiores. O exame clínico mostra sinais vitais estáveis. Pulmões com discretos estertores nos terços inferiores de ambos hemitóraces. Presença de turgência jugular a 45º, com onda V gigante. Ritmo cardíaco regular em 3 tempos (B3), com sopro sistólico de grau 3 (Levine) em foco tricúspide, intensificado com manobra de Rivero-Carvallo e sopro sistólico de grau 3 em foco mitral. No abdome: fígado palpável à manobra do rechaço (hepatimetria de 20 cm), doloroso à palpação e com pulsação sistólica (pulso hepático), presença de ascite acentuada. Edema leve de membros inferiores (sinal de Godet presente) em bota de cano curto. O eletrocardiograma mostra baixa voltagem periférica e sobrecarga biatrial. No cateterismo cardíaco, a manometria mostra curvas de pressão de ambos ventrículos, com profunda e rápida queda da pressão diastólica inicial nesses ventrículos, seguida de aumento rápido até um platô na protodiástole, e as ventriculografias mostram amputação da ponta dos ventrículos e das vias de entrada, dilatação dos átrios e regurgitação das valvas atrioventriculares.
Com base nas informações fornecidas nesse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
Todos os pacientes, sintomáticos e assintomáticos, que apresentam esse tipo de cardiopatia devem ser submetidos a tratamento cirúrgico (com ressecção do processo patológico associado a essa doença cardíaca e correção dos vícios valvares associados), pois esses procedimentos modificam a história natural dessa moléstia.
Um homem 39 anos de idade queixa-se de que, há cerca de 8 anos, vem apresentando quadro de monoartrites intermitentes nos tornozelos, de início insidioso. Associada a esse quadro, informa lombalgia persistente sem melhora após o repouso, com rigidez matinal de 1 hora e dor alternada nos glúteos. Não apresenta outros dados significantes na história dos antecedentes ou no interrogatório complementar. O exame físico chama a atenção pelos seguintes achados: dor a compressão direta e a distensão das articulações sacroilíacas, perda da lordose fisiológica na coluna lombar, teste de Schober positivo e dor à palpação da inserção dos tendões de Aquiles, sem outros achados relevantes.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Para estabelecimento do diagnóstico, a presença do HLAB27 é mais importante do que a presença de erosões no terço inferior das articulações sacroilíacas observadas na radiografia simples.
Em relação ao paciente da questão anterior, o achado clínico e/ou laboratorial que poderia ser encontrado é:
Gibosidade lombar
Calcaneodinia
Lesão de impetigo recente cicatrizada
Cifose tóraco-lombar
Rash cutâneo
Em relação às bases biológicas dos transtornos psiquiátricos, julgue os próximos itens.
Considerando-se que a esquizofrenia tem um componente neurodesenvolvimental, torna-se importante estudar fatores que influenciam o desenvolvimento cerebral, como neurotropinas, moléculas de orientação axonal e genes de morte celular programada.
O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque - por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) - tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.
Considere uma criança pré-escolar, do sexo feminino, que teve um primeiro diagnóstico de infecção do trato urinário (ITU) confirmado segundo os padrões técnicos de coleta e cultivo e recebeu o tratamento apropriado. Nessa situação, deve-se acompanhar a criança com controles de cultura de urina durante pelo menos 12 meses e somente realizar exames de imagem caso aconteça um segundo episódio confirmado de ITU.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em relação à convulsão na infância é correto afirmar:
O mal convulsivo é um quadro benigno com duração inferior a 30 minutos.
A crise convulsiva classifica-se em: generalizada (com perda de consciência) e focal.
A convulsão febril acontece em lactentes até 12 meses e deve ser sempre investigada e realizada profilaxia adequada.
O diagnóstico da crise convulsiva nunca deverá ser clínico.
Em uma criança com tumor de Wilms com invasão de veia cava inferior e trombo tumoral em átrio direito observados à tomografia computadorizada a melhor conduta a ser adotada é:
Quimioterapia pré-operatória.
Ressecção tumoral e excisão do trombo em veia cava inferior.
Ressecção do tumor abdominal, da extensão tumoral em veia cava inferior e do trombo intracardíaco por bypass cardiopulmonar.
Ressecção do trombo intracardíaco por bypass cardiopulmonar e 2 semanas após excisão do tumor abdominal.
Biópsia tumoral e radioterapia por 4 semanas antes da excisão cirúrgica.
Quanto à epilepsia pós-traumática, é CORRETO afirmar
que não tem relação direta com a gravidade da lesão craniana.
que não se apresenta nas lesões penetrantes do crânio.
que podem ocorrer convulsões até cinco ou mais anos após o trauma.
que, nas convulsões precoces, a fenitoína está proscrita.
Das alternativas abaixo, qual sugere o princípio mais correto quanto à prescrição de cadeira de rodas?
Permitir acessibilidade.
Facilitar a transferência por parte do cuidador.
Correção de deformidades.
Evitar sobrecarga cardio-vascular.
Favorecer prática esportiva.
Com relação às epilepsias e crises epilépticas, julgue seguintes os itens.
Os distúrbios mnésicos no curso das crises parciais podem ser explicados por descargas epilépticas em hipocampos previamente lesados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...