Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na esclerose mesial do lobo temporal, o tipo de crise mais freqüente se caracteriza por:
crises parciais com abalos musculares dimidiados sem alteração do nível de consciência
nível de consciência alterado e crises parciais complexas com automatismos
crises de perda da consciência iniciando-se após 50 anos
crises exclusivamente em meninos porque se trata de epilepsia geneticamente determinada
EEG focal temporal e RM de crânio normal
O PCMSO deve estar à disposição do trabalhador de um hospital, em qual situação?
Sempre que o trabalhador solicitar.
Somente em caso de acidente do trabalho.
Somente na presença de um representante do Sindicato de Classe.
Somente com a presença de um advogado.
Acerca de quimioterapia, tratamento hormonal, radioterapia e imunoterapia, julgue os próximos itens.
O raloxifeno é tão efetivo quanto o tamoxifeno para reduzir o risco de carcinoma invasivo de mama em pacientes de alto risco segundo o modelo de Gail.
Paciente de 49 anos, portadora de carcinoma ductal infiltrante de mama direita apresenta queixas de náuseas, vômitos, poliúria, constipação intestinal e dor intensa em coluna torácica. O diagnóstico provável é:
metástase cerebral
diabetes melitus descompensado
hipermagnezemia
hipercalcemia
hipernatremia
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os seguintes itens, que dizem respeito a morte súbita.
Nos casos de morte súbita sem informações clínicas, quando, durante a necropsia, não se evidenciem alterações morfológicas suficientes para explicar o óbito, o legista deve assinalar, em seu laudo, morte violenta, visando não prejudicar as investigações sobre causa mortis e, conseqüentemente, evitar que seja beneficiada pessoa responsável pelo episódio que tenha resultado em morte.
Com relação aos anticoncepcionais só com progestágenos, julgue os seguintes itens.
Quando usados por lactantes a partir de seis semanas após o parto, podem afetar a qualidade e a quantidade do leite materno.
Considerando as tendências da evolução temporal na transição epidemiológica brasileira da mortalidade proporcional por doenças infecciosas e parasitárias, neoplasias, doenças do aparelho circulatório e causas externas, é correto afirmar, EXCETO:
Os óbitos por neoplasias vêm aumentando nas ultimas décadas.
Doenças do aparelho circulatório são, hoje, a primeira causa de óbitos.
Os óbitos por causas externas aumentaram a partir da década de 1940, mas hoje estão em declínio.
A partir de meados da década de 1980, as doenças infecciosas e parasitárias passaram para a quarta causa de óbitos.
Por apresentar, há 1 ano, lesão papulosa no dorso do nariz, que evoluiu com a formação de crosta na sua superfície, Sara, cor branca, 51 anos de idade, procurou assistência médica. Sara relatou ao médico que eventualmente sentia um ligeiro ardor e prurido. Usou várias medicações tópicas, sem que houvesse melhora do quadro. Ao exame dermatológico, o médico observou a existência de lesão pápulo-nodular de 0,5 cm, perlada (aspecto com brilho da pérola), com erosão central recoberta por crosta, bordas translúcidas e presença de finas telangectasias em sua superfície.
Julgue os itens a seguir, com relação a esse caso clínico hipotético.
Em geral, as metástases causadas pelos carcinomas espinocelulares são tardias, podendo ocorrer anos após o seu início. Além disso, são mais freqüentes nos carcinomas das mucosas e do dorso das mãos e nas cicatrizes das queimaduras, sendo raras nos carcinomas da face que começam com ceratose actínica.
Um homem de 38 anos de idade procurou atendimento médico, relatando que, há cerca de 7 dias vem apresentando dispnéia aos médios esforços e ao se deitar, aumento do volume abdominal, dor no hipocôndrio direito e edema nos membros inferiores. O exame clínico mostra sinais vitais estáveis. Pulmões com discretos estertores nos terços inferiores de ambos hemitóraces. Presença de turgência jugular a 45º, com onda V gigante. Ritmo cardíaco regular em 3 tempos (B3), com sopro sistólico de grau 3 (Levine) em foco tricúspide, intensificado com manobra de Rivero-Carvallo e sopro sistólico de grau 3 em foco mitral. No abdome: fígado palpável à manobra do rechaço (hepatimetria de 20 cm), doloroso à palpação e com pulsação sistólica (pulso hepático), presença de ascite acentuada. Edema leve de membros inferiores (sinal de Godet presente) em bota de cano curto. O eletrocardiograma mostra baixa voltagem periférica e sobrecarga biatrial. No cateterismo cardíaco, a manometria mostra curvas de pressão de ambos ventrículos, com profunda e rápida queda da pressão diastólica inicial nesses ventrículos, seguida de aumento rápido até um platô na protodiástole, e as ventriculografias mostram amputação da ponta dos ventrículos e das vias de entrada, dilatação dos átrios e regurgitação das valvas atrioventriculares.
Com base nas informações fornecidas nesse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
O tratamento clínico desse tipo de cardiopatia implica controle da insuficiência cardíaca do tipo diastólica; os diuréticos e os nitratos podem ser usados visando a redução da pré-carga de trabalho do coração, entretanto essa redução deve ser criteriosamente controlada para não ser excessiva.
Um homem com 45 anos de idade, pedreiro, apresenta quadro de oligoartrite de início insidioso envolvendo tornozelos, iniciado há 6 meses e que progrediu rapidamente para poliartrite aditiva e simétrica acometendo também joelhos, cotovelos, punhos, metacarpofalangianas e interfalangianas proximais. Ele queixa-se de rigidez matinal de 2 horas e de lombalgia, piorada com o esforço físico e aliviada com o repouso, e de rigidez matinal na coluna de 5 minutos. O exame físico chama a atenção pela presença de artralgia e proliferação sinovial nos cotovelos, punhos, metacarpofalangianas, interfalangianas proximais e nos joelhos (com derrame articular), sem outros comemorativos. O paciente traz exames com os seguintes resultados: PCR (proteína C reativa) = 4,8 mg/dL (valor de referência até 0,3 mg/dL), fator reumatóide (nefelometria) menor que 10,9 UI/mL (valor de referência acima de 10,9 UI/mL), VHS (velocidade de eritrossedimentação) = 48 mm/1.ª hora (westerngreen).
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento precoce dessa condição com imunossupressores se impõe por interferir positivamente no prognóstico da doença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...