Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Náuseas, vômitos, sialorréia, aumento de secreção brônquica, tosse, sibilos, fasciculações musculares e alterações do sensório, são manifestações características das intoxicações por
inibidores seletivos da recaptação de serotonina.
lítio.
metanol.
antidepressivos tricíclicos.
organofosforados.
Paciente de 63 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, obeso e com osteoartrose de joelhos, procura atendimento médico por dor torácica aos esforços. O eletrocardiograma de repouso mostra bloqueio de ramo esquerdo. O melhor método complementar para avaliar possibilidade de isquemia miocárdica neste caso é:
ecocardiograma com estresse farmacológico (dobutamina).
cintilografia miocárdica com estresse físico.
cintilografia miocárdica com dipiridamol.
teste ergométrico em esteira.
angiotomografia de coronárias.
O bicarbonato de sódio não deve ser administrado rotineiramente durante a reanimação cardiorrespiratória, especialmente quando a ventilação pulmonar não está adequada, pois pode aumentar a:
Acidose respiratória.
Acidose metabólica.
Alcalose respiratória.
Alcalose metabólica.
Acidose mista.
Em relação à avaliação por imagem das mamas, julgue os itens que se seguem.
Lesões sólidas suspeitas à ultra-sonografia apresentam-se hipoecogênicas, com sombra posterior, margens espiculadas e usualmente maior diâmetro ântero-posterior do que láterolateral.
Homem, 57 anos, apresenta história de uso de álcool desde os 15 anos, sendo que, atualmente, vem fazendo uso de duas garrafas de pinga/dia há pelo menos dois anos. Refere que apresenta tremores matinais, que melhoram após uso do álcool. Teve uma internação hospitalar há um ano, na qual apresentou síndrome de abstinência alcoólica após 48h. Apresenta comorbidade de hepatite B e C. Apresenta ascite e sua doença hepática está em estado avançado. Esse paciente chegou ao pronto socorro com sangramento digestivo (HDA) e foi submetido à endoscopia e à esclerose das veias sangrantes. Ficará internado por, pelo menos, 15 dias para recuperação na enfermaria. Pelo risco de síndrome de abstinência, orientou-se uso de benzodiazepínico. O medicamento melhor recomendado para este paciente é
Uma mãe queixa-se que seu filho, de sete anos de idade, não consegue ficar quieto, não escuta o que ela diz e é muito impulsivo. Na escola, é tido como um bom menino. A professora não reclama do comportamento da criança e diz que ele é um pouco agitado, mas não chega a atrapalhar a aula.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é o diagnóstico mais provável.
Um lactente de 18 meses de idade, com carteira de vacinação atualizada, procedente de zona periurbana do DF, onde sempre morou e de onde não se afastou nos últimos 12 meses, deu entrada na emergência de um hospital terciário. De acordo com relato da mãe, há dois meses a criança apresenta febre moderada, em torno de 38 ºC, anorexia e astenia intensa, a ponto de não se por de pé, diarréia e perda de peso de aproximadamente 6 kg. Há uma semana, passou a apresentar manifestações respiratórias com tosse produtiva, dificuldade para respirar e inchaço nos membros inferiores. Ao exame físico, o médico pediatra observou hipertermia, taquipnéia, taquicardia, micropoliadenopatia em quase todas as cadeias, sinais de desnutrição, anemia, hepatoesplenomegalia, edema de membros inferiores. A partir desse quadro, o pediatra estabeleceu quatro hipóteses diagnósticas: calazar, febre tifóide, SIDA e tuberculose.
Com base no caso clínico relatado acima, julgue os itens a seguir.
A história clínica relatada e exame físico associado a um hemograma que apresente pancitopenia sugere fortemente o diagnóstico de leishmaniose visceral. O teste diagnóstico padrão-ouro seria a intradermorreação de Montenegro.
Quanto ao puerpério, julgue os itens que se seguem.
A psicose puerperal inicia-se entre a 4.ª e 6.ª semanas após o parto e pode manifestar-se com quadro clínico compatível com ansiedade, desatenção, distração, perplexidade ou pode apresentar-se como emergência médica, estando associada a risco significativo de suicídio e infanticídio.
Um paciente com idade de 63 anos, em tratamento para tumor de pulmão, apresentou, em uma das sessões de quimioterapia, quadro de vômitos incoercível. Após vários episódios e medicações sintomáticas, foi suspenso o tratamento oncológico e iniciada hidratação parenteral com solução glicosada. Depois de persistência dos vômitos, foi colhido sangue para avaliar distúrbio metabólico. Com a constatação de hiponatremia (100 mEq/L ) e hipocalemia (2,8 mEq/L), foi feita a correção imediata do sódio e do potássio, que subiram para 155 e 5,1, respectivamente. Foi remitido o quadro de êmese, porém iniciou-se quadro de fraqueza muscular e dificuldade de fala e deglutição. O paciente foi internado e, após alguns dias, encontrava-se disártrico, com nistagmo ao olhar horizontal, humor depressivo e fraqueza muscular nos quatro membros.
Com relação ao caso hipotético acima, o diagnóstico mais provável é de
De acordo com a Norma Regulamentadora no 7, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), assinale a alternativa INCORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...