Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o diagnóstico etiológico mais provável no caso descrito no texto, julgue os itens a seguir, sobre as drogas que podem ser indicadas para o tratamento específico.

Para o caso em tela, pode-se utilizar, como droga alternativa, a penicilina G cristalina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, que tratam de algumas doenças ocupacionais e da semiologia médica aplicada a perícia.

A exposição ocupacional a hidrocarbonetos alifáticos halogenados freqüentemente é causa de insuficiência renal crônica, que cursa com síndrome nefrótica atípica, caracterizada por ausência de hematúria e proteinúria e por instalação tardia.

  • C. Certo
  • E. Errado

O sangue de um paciente que, devido a sangramentos freqüentes, tornou-se anêmico foi enviado ao laboratório para a realização de diversas análises. Considerando que, nessa situação, haveria a necessidade de preparo de material, no banco de sangue, para eventual transfusão, julgue os seguintes itens.

Para a transfusão de concentrado de hemácias, não se deve utilizar o sangue de um doador que não tenha sistema ABO idêntico ao do receptor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem de 30 anos de idade, com dupla lesão mitral (estenose maior que insuficiência) de origem reumática, é candidato a troca valvar. Apresenta-se em insuficiência cardíaca de classe funcional III e fração de ejeção de 25%.

A respeito do quadro clínico acima descrito e de temas a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

Trocas valvares, cirurgias combinadas e reoperações são contra-indicações para o uso de antifibrinolíticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Bloqueador neuromuscular não recomendável no idoso (maiores de 65anos), devido ao envelhecimento fisiológico:

  • A.

    atracúrio

  • B.

    roncurônio

  • C.

    galamina

  • D.

    pancurônio

  • E.

    succinilcolina

Considere-se, hipoteticamente, o caso clínico de um paciente de 65 anos de idade, tabagista há muitos anos, com diagnóstico de adenocarcinoma de pulmão, com proposta de pneumonectomia. Julgue os itens que se seguem, em relação a esse caso clínico hipotético e a suas implicações.

Se o paciente apresentar volume espiratório forçado 1 (VEF1) menor que 800 mL, é contra-indicada a cirurgia proposta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos grandes centros urbanos, os traumatismos externos que causam lesões traumáticas no sistema urogenital são importantes causas de morbidade e mortalidade. Acerca dessas lesões, julgue os próximos itens.

A hematúria, que está presente em todos os casos de injúria renal severa, é um importante sinal de trauma urogenital e tem relação direta com a gravidade da lesão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os achados de imagem representados na figura acima, julgue os itens seguintes.

Fatores ambientais relacionados ao câncer de bexiga incluem tabagismo, litíase e infecções, incluindo esquistossomose por Schistosoma haematobium.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao transtorno obsessivo compulsivo, julgue os itens subseqüentes.

Os pacientes são, com freqüência, socialmente isolados, casam-se mais tarde, ou tornam-se celibatários, e têm uma baixa taxa de fertilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à epidemiologia da esquizofrenia, é correto afirmar:

  • A. O status sócio-econômico não interfere na incidência da doença.
  • B. Idade materna elevada aumenta o risco da doença.
  • C. Uso de drogas não interfere no risco de esquizofrenia.
  • D. Lesões cerebrais traumáticas podem aumentar o risco de se desenvolver a doença.
  • E. Não existem indicações de que infecções virais na vida adulta aumentam o risco de esquizofrenia.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...