Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de 30 anos de idade, com dupla lesão mitral (estenose maior que insuficiência) de origem reumática, é candidato a troca valvar. Apresenta-se em insuficiência cardíaca de classe funcional III e fração de ejeção de 25%.
A respeito do quadro clínico acima descrito e de temas a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.
Esse paciente apresenta, tipicamente, redução da pressão do átrio esquerdo, de pressão da artéria pulmonar e da pressão arterial de oclusão pulmonar, com risco iminente de edema agudo de pulmão.
Medicina - Anestesiologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Os pacientes politraumatizados apresentam, muitas vezes, concomitantemente, intoxicação alcoólica aguda. Nessas condições ocorre:
manutenção dos reflexos da via aérea
aumento do hormônio antidiurético
manutenção da intolerância à anóxia
aumento da secreção ácida do estômago
excitação do sistema nervoso central
Acerca da atuação profissional do anestesiologista e acerca de testes estatísticos, julgue os itens a seguir.
O teste de análise de variância e o teste de Mann-Whitney são exemplos de testes estatísticos não-paramétricos.
Nos últimos trinta anos, numerosos estudos em laboratório sobre dor aguda induzida em humanos e em animais concluíram que a analgesia por acupuntura funciona muito melhor que o placebo. Considerando as bases fisiológicas para a explicação desse fenômeno, julgue o item a seguir.
Com relação à analgesia por acupuntura, uma das hipóteses mais aceitas é a de que essa analgesia seja iniciada pelo estímulo de fibras nervosas periféricas, as quais enviariam impulsos à medula espinhal, ativando, dessa forma, três centros neurais (medula espinhal, mesencéfalo e hipófise) e liberando substâncias químicas transmissoras que bloqueariam as mensagens de dor.
A tuberculose, enfermidade que acompanha a humanidade através dos séculos, pode também atingir o sistema urogenital em diversos graus. A respeito da tuberculose urogenital, julgue os itens que se seguem.
O raro acometimento prostático pela tuberculose ocorre exclusivamente por contaminação pela via urinária.
Considerando os achados de imagem representados na figura acima, julgue os itens seguintes.
Um importante diagnóstico diferencial a ser considerado é o de papiloma invertido.
O transtorno do pânico é diagnosticado em aproximadamente 10% dos indivíduos encaminhados para consultas de saúde mental. Em contextos de clínica médica, as taxas de prevalência variam. A respeito desse tipo de transtorno, julgue os itens que se subseguem.
A comorbidade com outros transtornos de ansiedade é rara.
Quanto à escolha da medicação antipsicótica, de acordo com as condutas mais atuais, considere:
I. em caso de gravidez, a medicação de escolha é o haloperidol;
II. nos quadros de esquizofrenia refratária, a melhor escolha é a clozapina;
III. em casos de diabetes, deve-se preferir a olanzapina;
IV. quando a prolactina está elevada, deve-se preferir a risperidona.
É correto o que consta APENAS em
Uma paciente de 40 anos de idade apresenta um adenocarcinoma no cólon transverso e outro no ceco, sem outras lesões polipóides no cólon. Os exames de imagem realizados para estadiamento foram normais. Seu pai e um tio paterno tiveram adenocarcinomas de cólon aos 55 e 50 anos de idade respectivamente.
Julgue os itens que se subseguem, relativos a esse quadro clínico.
A indicação de quimioterapia adjuvante para a paciente depende do estágio anatomopatológico.
Texto para os itens de 66 a 72 Considere-se, que João, paciente citado no texto anterior, não tendo realizado a cirurgia cardíaca, procurou atendimento no pronto-socorro, com queixas de dor no quadrante inferior direito do abdome, tipo cólica, intensa e crescente, iniciada há 2 dias, aumento do volume da hérnia inguinal e que, nas últimas horas, tenha passado a ter náuseas, com vários episódios de vômitos, além de parada de eliminação de gases e de fezes. O exame físico mostrou: desidratação, dispnéia, febre (temperatura axilar de 38,5 ºC); freqüência cardíaca de 120 bpm; pressão arterial de 90 mmHg × 40 mmHg, sonolência. Ritmo cardíaco regular taquicárdico, em 3 tempos (3.ª bulha), sopro diastólico na borda esternal esquerda. Pulmões limpos. Abdome distendido, tenso, com contratura muscular, difusamente doloroso à palpação superficial e profunda, com dor à descompressão brusca; presença de volumosa hérnia irredutível em região inguinal direita; ruídos hidroaéreos presentes, muito reduzidos. Exames retal e geniturinário sem anormalidades. Segundo exames laboratoriais e de imagem, constataram-se: elevação do hematócrito, leucocitose importante, com desvio à esquerda, ausência de eosinófilos, conforme hemograma. Ainda: uréia sérica de 55 mg/dL (valores de referência entre 6 e 20 mg/dL), creatinina de 1,8 mg/dL (valores de referência entre 0,7 e 1,3 mg/dL), potássio sérico de 2,5 mEq/L (valores de referência entre 3,5 e 4,5 mEq/L) e sódio sérico de 148 mEq/L (valores de referência entre 135 e 145 mEq/L). Radiografia simples de abdome mostrou alças de intestino delgado dilatadas, com nível hidroaéreo, ausência de gás no cólon e reto. Tomografia computadorizada do abdome (sem contraste) mostrou hérnia em região inguinal direita, espessamento parietal difuso, presença de gás na veia porta e presença de discreta infiltração gasosa na parede intestinal.
Com base na situação clínica hipotética proposta, julgue os itens que se segue
O diagnóstico etiológico mais provável, nessa emergência médica, é de hérnia estrangulada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...