Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Glina (2005), em todas as situações nas quais existe uma defasagem entre as exigências de trabalho e as competências e habilidades dos trabalhadores pode ocorrer sub ou sobrecargas quanti e qualitativas. Pode-se dizer que nas sobrecargas quantitativas o indivíduo trabalha
Paciente, 82 anos, sexo feminino, com internação recente em UC com doença aterosclerótica difusa, evolui após 2 semanas, com febre persistente dor abdominal e enterorragia. O exame colonoscópico mostrou hiperemiada importante com áreas de ulceração rasa restritas ao retossigmóide. A principal hipótese diagnóstica é:
colite pseudomembranosa
retocolite ulcerativa
colite isquêmica
doença de Crohn
colite actínica
Analise as afirmativas se são verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta:
I. O Diabetes Insipidus (DI) na gestação ocorre devido a uma degradação excessiva da vasopressina.
II. No tratamento do Diabetes Mellitus (DM), a gestação é contra indicação formal para o uso de hipoglicemiante oral.
III. Há uma prevalência do Diabetes Insipidus (DI) nefrogênico no sexo feminino.
IV. Densidade urinária elevada e hiponatremia são sugestivos de DI.
I: falsa, II: verdadeira, III: verdadeira e IV: falsa.
I: verdadeira, II: verdadeira, III: falsa e IV: verdadeira.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
I: verdadeira, II: verdadeira, III: falsa e IV: falsa.
Todas as afirmativas são falsas.
Osvaldo, com 30 anos de idade, devido a dor de garganta e febre, procurou uma farmácia para se automedicar com um antibiótico. O balconista da farmácia aplicou-lhe um frascoampola de penicilina benzatina (1.200.000 UI) por via intramuscular. Cerca de 10 minutos depois, Osvaldo passou a apresentar eritema, seguido de pápulas eritematosas confluentes, arredondadas e pruriginosas distribuídas por todo seu corpo, associadas a disfonia, dificuldade de engolir e sensação de aperto na garganta. O serviço de atendimento móvel de urgências (SAMU) foi contatado e chegou até a farmácia em 10 minutos; o médico encontrou o paciente agitado, com estridor laríngeo, pressão arterial de 85 mmHg × 55 mmHg, freqüência cardíaca de 120 bpm, cianose +3/+4, dispnéico, pálido. Ritmo cardíaco regular, sem sopros e pulmões limpos.
Considerando essa situação clínica hipotética, julgue os itens a seguir.
Nos casos em que a deterioração hemodinâmica grave não responde ao medicamento considerado de primeira escolha, a segunda opção de tratamento medicamentoso é representada pelos betabloqueadores, especialmente os cardiosseletivos.
As amostras de sangue e urina de um paciente com suspeita de patologia renal foram enviadas ao laboratório para análises. Considerando os diversos testes a serem realizados no contexto dessa situação, julgue os itens que se seguem.
Se a amostra para um exame de urina de 24 h for coletada de forma inadequada, por um período menor que o especificado, é possível que se observe um volume coletado menor que 400 mL e que a densidade da amostra esteja dentro da faixa de normalidade.
Qual o território vascular mais comumente acometido nos acidentes vasculares encefálicos isquêmicos?
cerebral anterior;
basilar;
cerebral posterior;
cerebral média.
Acerca desse tema ético e de aspectos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
Enquanto, nos procedimentos de eutanásia, há a antecipação de uma morte inevitável, na ortotanásia, ocorre a interrupção de tratamentos que buscam prolongar a vida de doentes em fase terminal e sem chance de cura; assim, a morte ocorre de forma natural, sem indução.
TSH baixo, VHS e hormônios tireoideanos elevados, com captação diminuída de Iodo radioativo pela tireóide, serão mais provavelmente encontrados
Julgue os itens que se seguem, considerando esse caso clínico.
Estudo eletrofisiológico deverá ser realizado para definir o mecanismo exato da arritmia e, se possível, eliminar o foco arritmogênico.O ECG na pericardite aguda, geralmente mostra:
supradesnivelamento difuso do segmento ST, com concavidade para cima
ondas T são negativas fazendo diagnóstico diferencial com infarto agudo do miocárdio
ondas Q são freqüentes
supradesnivelamento do segmento PR em múltiplas derivações
as alterações eletrocardiográficas ocorrem em derivações específicas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...