Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
No atendimento a uma paciente de 33 anos de idade com diagnóstico de câncer de mama do tipo ductal invasivo, o médico observou, ao exame físico, tumor de 3,0 cm palpável no quadrante superior externo da mama esquerda, sem linfadenomegalia palpável na região axilar bilateral ou cervical bilateral. A paciente não se queixava de dor óssea e não apresentava qualquer sintoma neurológico; relatou não haver casos de câncer de mama, de ovário ou de intestino na família. O médico, então, pediu que fossem realizados raios X de tórax, ecografia de abdome superior e cintilografia óssea.
Com base no quadro clínico acima apresentado, julgue os próximos itens.
A doença apresentada pela paciente poderia ter sido detectada precocemente por meio da mamografia de screening, que deve ser realizada pela população feminina assintomática a partir dos 30 anos de idade.
A enxaqueca é definida como cefaléia recorrente com intervalos assintomáticos e com pelo menos três dos seguintes sintomas ou achados clínicos associados: dor abdominal, náusea ou vômito, cefaléia de localização unilateral, associada com aura, alívio após o sono e história familiar positiva. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
Na adolescência, o risco de apresentar enxaqueca é maior entre as meninas que entre os meninos.
São agente(s) etiológico(s) de natureza ocupacional que NÃO devem ser considerados na investigação de câncer de pele em trabalhadores:
arsênio e seus compostos.
alcatrão e pixe.
radiações ionizantes.
óleos lubrificantes e de corte.
formol e tricloroetileno.
Com relação ao processo de avaliação e gerenciamento de riscos nos ambientes de trabalho podemos afirmar que
O acompanhamento recomendado pela Sociedade Americana de Endoscopia Digestiva para adenomo viloso com displasia de alto grau na superfície e margens e limites profundos livres é de colonoscopia:
anual
a cada 5 anos
trimestral
em 6 meses e caso negativo (sem lesões), manter acompanhamento anual;
a cada 2 anos
Um paciente realiza TC de abdome para avaliação de urolitíase na qual se detecta presença de lesão adrenal à direita, com 5,5 cm de diâmetro. Não há sintomas outros que não os da urolitíase. Nesse caso é correto afirmar que:
o tamanho da lesão, nesse caso, é indicativo de cirurgia;
a idade do paciente é fundamental na decisão terapêutica;
os níveis de androstenediona sérica elevados indicariam cirurgia;
lesões adrenais císticas não demandam tratamento cirúrgico;
somente se indica cirurgia em lesões adrenais funcionantes.
Osvaldo, com 30 anos de idade, devido a dor de garganta e febre, procurou uma farmácia para se automedicar com um antibiótico. O balconista da farmácia aplicou-lhe um frascoampola de penicilina benzatina (1.200.000 UI) por via intramuscular. Cerca de 10 minutos depois, Osvaldo passou a apresentar eritema, seguido de pápulas eritematosas confluentes, arredondadas e pruriginosas distribuídas por todo seu corpo, associadas a disfonia, dificuldade de engolir e sensação de aperto na garganta. O serviço de atendimento móvel de urgências (SAMU) foi contatado e chegou até a farmácia em 10 minutos; o médico encontrou o paciente agitado, com estridor laríngeo, pressão arterial de 85 mmHg × 55 mmHg, freqüência cardíaca de 120 bpm, cianose +3/+4, dispnéico, pálido. Ritmo cardíaco regular, sem sopros e pulmões limpos.
Considerando essa situação clínica hipotética, julgue os itens a seguir.
Os principais medicamentos no tratamento imediato dessa condição são os corticoesteróides, pois atuam na base do processo fisiopatológico.
As amostras de sangue e urina de um paciente com suspeita de patologia renal foram enviadas ao laboratório para análises. Considerando os diversos testes a serem realizados no contexto dessa situação, julgue os itens que se seguem.
A coleta de urina de pacientes do sexo feminino, principalmente devido à secreção vaginal, é mais propensa à contaminação que a de pacientes do sexo masculino.
Na síndrome de imunodeficiência adquirida do adulto (SIDA) é correto afirmar:
o tratamento anti-retroviral combinado reverte parcialmente os danos do sistema imune;
é diagnosticada frequentemente em portadores de pneumocistose ou tuberculose;
é causada pelo HTLV-1, HIV-1 e HIV-2;
é potencialmente transmitida por produtos do sangue, contato sexual, contato com secreções gastrointestinais, adição de drogas inaláveis.
Acerca desse tema ético e de aspectos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
Do ponto de vista ético, os termos ortotanásia e distanásia são conceitualmente antagônicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...