Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentre as técnicas ou procedimentos repertoriais, aquele em que se escolhe o sintoma mais característico e marcante do caso, anotam-se os medicamentos que lhe correspondem, ficando a marcação subseqüente restrita àqueles medicamentos assinalados de pendente do sintoma diretor é conhecida como repertorização:
com escolha do sintoma diretor
sem escolha de sintoma diretor
por eliminação
mecânica
artística propriamente dita
Marcos, de 13 anos de idade, retornou ao hebiatra porque, mesmo depois de medicado por uma semana, permanecia com febre, que se acentuou nos últimos dois dias, com calafrios, falta de apetite e tosse incessante, durante o dia e a noite. A casa onde mora é pequena, úmida e está em obras para a construção de um novo quarto. Todos os irmãos, que são mais três, dormem no mesmo quarto. O médico percebeu ainda que, além dos sintomas respiratórios, o adolescente apresenta gagueira. O menino está na 4.a série, tendo repetido uma vez a 2.a série e uma vez a 3.a série. Marcos relatou que não gosta da escola, porque, quando a professora pede que leia em voz alta, sente a respiração presa, fica nervoso e tenso, o que provoca muitos risos na turma. Marcos não sabe precisar o início da gagueira. Ao exame físico, observou-se febre de 38,5 ºC, discreta dispnéia e estertores crepitantes em ambas as bases pulmonares, com ausência de broncoespasmos.
Considerando o caso clínico acima, julgue os próximos itens.
A disfemia, ou gagueira, significa falar com repetições, hesitar na fala, bloquear as palavras. Entre as razões diversas, a gagueira na faixa etária de Marcos existe pela desorganização entre o pensamento e a linguagem, sem que ocorra anormalidade nos órgãos fonadores, como lábios, língua e dentes. Na adolescência, costuma aparecer entre os 10 e 12 anos de idade.
Acerca de pacientes com distúrbios de hemostasia, julgue os itens seguintes.
Do ponto de vista clínico, a doença de vonWillebrand tipo 1 não se distingue da hemofilia A.
O diagnóstico de ulceração vulvar por herpes NÃO pode ser confirmado por meio da:
Cultura do vírus;
PCR multiplex;
Pesquisa direta em campo escuro.
Citologia de Tzank;
Imunohistoquímica indireta;
Medicina - Gastroenterologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Qual das medicações abaixo é classificada como "de risco" para doença do refluxo gastroesofágico:
beta-bloqueador
inibidores da enzima conversora da angiotensina
domperidona
furosemida
inibidores COX2
Os eletrólitos estão envolvidos em várias funções fisiológicas, metabólicas e homeostáticas. As alterações decorrentes de variações nos seus níveis sanguíneos ou intracelulares podem levar a várias manifestações clínicas e inclusive à morte. Julgue os itens seguintes, com relação aos distúrbios eletrolíticos.
Complexos QRS alargados e ondas T apiculadas e com grande amplitude são exemplos de alterações eletrocardiográficas tipicamente encontradas em um paciente com hipopotassemia importante devido a diarréia grave.
Uma menina de 6 anos de idade apresenta polaciúria, enurese, infecções urinárias de repetição, urgência para urinar e perdas urinárias involuntárias durante o dia. O exame físico é inteiramente normal e os exames de urodinâmica sugerem o diagnóstico de instabilidade vesical. A cistouretrografia não mostrou refluxo vesicoureteral.
Com referência a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Crianças com disfunção miccional por instabilidade vesical e(ou) hipercontratilidade do detrusor ficam predispostas à colonização de bactérias na bexiga, assim como ao aparecimento ou à perpetuação do refluxo vesicoureteral.
Em relação à cólera, são corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
Em relação à anatomia cardíaca e à classificação morfológica das cardiopatias congênitas, julgue os itens a seguir.
Na transposição corrigida das grandes artérias, observa-se uma discordância atrioventricular associada a uma concordância ventrículo-arterial.
Uma mulher com 55 anos de idade, etilista, apresenta-se com dor abdominal em faixa. À laparoscopia, observaram-se vários pontos de necrose do tecido adiposo peripancreático e no omento.
Acerca da situação clínica acima apresentada e de assuntos a ela correlacionados, julgue os próximos itens.
O diagnóstico mais provável para o quadro descrito é o de pancreatite crônica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...