Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente apresenta quadro de dor ocular intensa, baixa de acuidade visual, fotofobia e visão de halos coloridos. Ao exame clínico encontra-se: pressão intra-ocular de 34 mmHg, congestão dos vasos periceráticos, edema de córnea, precipitados ceráticos e pupila miótica. Diante desse quadro clínico, NÃO é conveniente administrar colírio:
Parassimpaticomimético.
Parassimpaticolítico.
Simpaticomimético.
Corticosteróide.
Inibidores da anidrase carbônica.
Quando estamos diante de uma paciente em crise convulsiva da eclâmpsia, a medida inicial para o controle da situação é a administração do(a):
sulfato de magnésio
hidralazina venosa
benzodiazepínico venoso
nifedipina sub-lingual
furosemide venoso
Vitorino, criança com 12 meses de idade, nasceu de parto prematuro, às 36 semanas de gestação, pesando 2.000 g e medindo 33 cm. Vitorino chorou ao nascer, não apresentou intercorrências no período perineonatal; mamou no peito até seis meses de idade e recebeu a alimentação de transição de forma correta. Preocupada com o desenvolvimento do filho, a mãe levou-o ao pediatra. Durante a consulta, relatou que o menino só engatinhou no sexto mês de vida e que ainda não andava sem auxílio. Além disso, não formava frases, apenas murmurava duas a três palavras, e dormia muito, cerca de 10 horas por dia. O pediatra, ao examinar a criança, constatou, à avaliação neurológica, que o reflexo de Babinski ainda estava presente. Com base nas informações dadas pela mãe e na presença desse reflexo, o pediatra concluiu que a criança apresentava retardo do desenvolvimento neurológico.
Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, relativamente ao diagnóstico proposto pelo pediatra.
Aos 12 meses de vida, Vitorino deveria dormir de 8 a 10 horas por dia.
Os efeitos hematotóxicos com nexo causal comprovado, como a pancitopenia (anemia aplástica) e a leucemia mielóide aguda e suas variações que incluem a leucemia mielomonocítica aguda, a leucemia promielocítica aguda e eritroleucemia, são desencadeados pela exposição
ao tricloroetileno.
ao benzeno.
às aminas aromáticas.
ao tolueno diisocianato.
ao cloreto de vinila.
Perturbações crônicas reumáticas, artríticas e paralíticas com dores dilacerantes, repuxantes nos tecidos musculares e fibrosos com deformações articulares, perda progressiva da força muscular, contrações nos tendões; pele com verrugas, principalmente no rosto, ptose palpebral, incontinência urinária são sinais e sintomas característicos de:
Plumbum metallicum
Thuya occidentalis
Causticum
Sepia
Phosphorus
João, com 12 anos de idade, foi ao consultório médico acompanhado de seu pai, que se diz preocupado com o tamanho do pênis do seu filho. O pai relatou que João, o caçula de mais dois irmãos, só come balas, chocolates, sorvetes etc., não pratica esportes, vê muita televisão e joga videogame; o pai acha-o, ainda, muito preguiçoso. Ao exame físico, o médico constatou que João pesava 70 kg, media 1,50 m, que sua pressão arterial era de 140 mmHg × 90 mmHg (feitas duas aferições sentado, em membro superior direito) e que seu abdome apresenta-se globoso, com volume de gordura pré-pubiana, sem massas palpáveis e sem presença de tumoração. Estadiamento puberal de Tanner, P2 e G2.
A partir do caso clínico acima apresentado, julgue os itens a seguir.
Aos adolescentes hipertensos, caso de João, deve-se orientar uma dieta voltada para a restrição de alimentos ricos em sódio e gorduras saturadas e aumentar a ingesta de alimentos ricos em fibras e potássio.
Julgue os itens seguintes quanto às síndromes mieloproliferativas crônicas.
Entre os critérios diagnósticos da OMS para policitemia vera, incluem-se a contagem de plaquetas, a contagem de leucócitos e a dosagem de eritropoietina.
Paciente de 60 anos tem queixa de metrorragia. O exame ginecológico e a colpocitologia são normais. Há indicação para:
Hormonioterapia;
Histeroscopia.
Histerectomia;
Colposcopia;
Laparoscopia;
Os eletrólitos estão envolvidos em várias funções fisiológicas, metabólicas e homeostáticas. As alterações decorrentes de variações nos seus níveis sanguíneos ou intracelulares podem levar a várias manifestações clínicas e inclusive à morte. Julgue os itens seguintes, com relação aos distúrbios eletrolíticos.
A síndrome de secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SIADH) pode causar hiponatrenia.
Quanto a anomalias geniturinárias, julgue os itens que se seguem.
Em casos de duplicação pieloureteral completa em que o pólo renal duplicado tem boa função e boa captação na cintilografia, a boa conduta é retirar a parte distal do ureter duplicado até a sua junção com a bexiga e anastomosar a parte proximal com o bacinete do pólo renal normal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...