Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com 14 anos de idade, do sexo masculino, pardo, estudante, natural e procedente de Brazlândia – DF, informa apresentar, há 7 dias, quadro clínico constituído de edema vespertino de membros inferiores e facial, matutino, associados a hematúria e oligúria. Quinze dias antes do surgimento desses sintomas, foi-lhe aplicada uma injeção de penicilina benzatina em virtude de amigdalite. O exame físico mostra PA de 170 mmHg × 100 mmHg, freqüência cardíaca de 80 bpm e edema dos membros inferiores. O exame clínico restante não mostrou alterações.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.
Não existe nexo causal entre a amidalite diagnosticada e a enfermidade descrita.
Medicina - Clínica Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Em relação ao registro dos produtos dietéticos, assinale a assertiva correta:
a concessão do registro terá validade de dois anos
registro deve ser concedido no prazo máximo de 6 meses após a entrega do requerimento solicitante
será revalidado o registro do produto que não for industrializado no primeiro período de validade
não é necessário conter obrigatoriamente no registro a fórmula da composição do produto
os atos referentes ao registro produzem efeitos a partir da data de entrega do requerimento solicitante
Uma mulher com 48 anos de idade apresenta sinais e sintomas de insuficiência cardíaca direita, sinais de dilatação do ventrículo direito, sopro sistólico e segunda bulha hiperfonética e com desdobramento amplo e fixo audíveis no foco pulmonar, sopro mesodiastólico de baixa freqüência, sem acentuação présistólica e um discreto ruído agudo protodiastólico. A radiografia do tórax mostrou área cardíaca aumentada, abaulamento do arco médio e sinais de hiperfluxo pulmonar e o eletrocardiograma mostrou ritmo sinusal, bloqueio de ramo direito e sinais de sobrecarga atrial esquerda.
Com base nesse quadro clínico hipotético, julgue os próximos itens.
O desdobramento amplo e fixo da segunda bulha, nessa situação, indica que o componente aórtico desse ruído cardíaco sofre grande retardo de fechamento, em decorrência da dificuldade de esvaziamento do átrio esquerdo.
Um paciente com tireotoxicose causada por uma tireóide difusamente hiperativa apresenta exoftalmo, taquicardia, pele quente e úmida, intolerância ao calor, perda de peso e tremores nos dedos. Foram realizados diversos exames laboratoriais, tendo-se constatado elevação de fosfatase alcalina sérica, discreta redução na contagem de leucócitos totais e discreto aumento no número de linfócitos. A dosagem de tiroxina sérica total por radioimunoensaio apresentava-se aumentada e a de tireotropina apresentava-se muito diminuída, próxima de zero. Para a contagem de células foi necessário o preparo de solução salina isotônica estéril e para as dosagens de biomoléculas foi necessário o preparo de tampão fosfato 150 mmol/L, com pH igual a 7,8.
Considerando o quadro clínico hipotético descrito acima, julgue os itens que se seguem.
O aumento da tiroxina sérica total significa um aumento de tiroxina ligada a proteínas.
A hepatoesplenomegalia é uma anormalidade clínica comumente constatada em pacientes com diagnóstico de leishmaniose visceral. Com relação à anatomia e fisiologia do fígado e do baço, julgue os itens subseqüentes.
O fígado é um órgão peritoneal (envolvido pelo peritônio), enquanto o baço é retroperitoneal.
Considere um paciente com dor escrotal de início recente, aumento unilateral do volume da bolsa testicular, com edema, rubor e calor que caracterizam um quadro de escroto agudo. Acerca dessa condição clínica, julgue os itens a seguir.
A torção do cordão espermático e a do apêndice testicular são as condições clínicas mais encontradas até a puberdade, sendo a primeira uma emergência cirúrgica.
Acerca da doença diverticular dos cólons, julgue os itens subseqüentes.
Após um episódio de diverticulite grave em pacientes com idade inferior a 40 anos, há indicação cirúrgica eletiva.
Com relação à vacina BCG pode-se afirmar:
É contra indicada para recém-nascido com peso inferior a 2500g
Só deve ser administrada após o primeiro mês de vida
Não deve ser administrada em recém-nascido cuja mãe já teve tuberculose adequadamente tratada;
Deve ser administrada logo ao nascer
Não deve ser administrada em recém-nascido cuja mãe é portadora do vírus HIV
Avalie as afirmativas abaixo se verdadeira ou falsa e escolha a alternativa correta. Sobre exames complementares e infecção urinária no recém nascido podemos afirmar que:
I- A ultrassonografia é o exame de imagem inicial para determinar a arquitetura do parênquima renal.
II- A coleta de urina com saco coletor é método confiável para exame no recém-nascido.
III- A cistouretografia miccional não pode ser realizada no período neonatal.
I: verdadeira: II: verdadeira e III: falsa.
Todas são verdadeiras.
I: falsa, II: verdadeira e III: verdadeira
I: falsa: II: verdadeira e III: falsa.
I: verdadeira: II: falsa e III: falsa
Uma criança de 8 anos de idade deu entrada em um hospital por causa de febre e dor intensa na região parotidiana esquerda iniciada no dia anterior. À palpação da região envolvida, o médico detectou edema difuso da região parotidiana e dor intensa ao toque nessa área. O exame da abertura do ducto parotídeo na boca não mostrou secreção purulenta.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
O quadro sugere parotidite epidêmica, mas, se apenas uma das parótidas estiver envolvida, certamente não se trata de caxumba.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...