Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Cirurgia Vascular - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em mulheres jovens que fazem uso de contraceptivos orais a alta incidência de eventos trombo-embólicos pode ser explicada por:
Paciente de 52 anos, do sexo masculino, tabagista, foi submetido à tireoidecto-mia parcial para tratamento de pequeno nódulo em 1/3 superior de lobo es-querdo da tireóide. O paciente evoluiu bem e não possui queixas. O exame anatomopatológico revela que o nódulo se tratava de um carcinoma medular.
Qual a melhor conduta a ser tomada?
A definição de cegueira é:
Perda da visão, em ambos os olhos, de menos de 0,3 no melhor olho após correção, ou um campo visual não excedente a 10 graus, no maior meridiano do melhor olho, sem o uso de lentes de correção.
Perda da visão, em ambos os olhos, de menos de 0,1 no melhor olho após correção, ou um campo visual não excedente a 20 graus, no maior meridiano do melhor olho, mesmo com o uso de lentes de correção.
Perda da visão, em ambos os olhos, de menos de 0,2 no melhor olho após correção, ou um campo visual não excedente a 30 graus, no maior meridiano do melhor olho, sem uso de lentes de correção.
Perda da visão, em ambos os olhos, de menos de 0,4 no melhor olho após correção, ou um campo visual não excedente a 40 graus, no maior meridiano do melhor olho, mesmo com o uso de lentes de correção.
Medicina - Ultrassonografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Qual das condições abaixo não está associada a microlitíase testicular
Pseudohemafroditismo masculino
Síndrome de Klinefelter.
Síndrome de Turner.
Criptorquidia
Neoplasias testiculares.
São características da Espondilite Anquilosante Juvenil, EXCETO:
Medicina - Regulador - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação ao acesso venoso no paciente com choque hipovolêmico vítima de trauma é incorreto afirmar:
A punção de veia subclávia deve ser a escolhida, pela rapidez em sua realização.
A dissecção de veia safena é uma boa opção pelo seu fácil acesso
A punção venosa periférica com jelco calibroso permite a infusão rápida de cristalóides.
A punção de veia jugular interna é inadequada pelo risco de iatrogenias.
Em crianças abaixo de 6 anos temos a opção da via intra- óssea.
Medicina - Psiquiatria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Assinale a alternativa correta quanto ao tempo mínimo de tratamento e a dose mais adequada de medicamento para tratar um paciente com transtorno obsessivo moderado ou grave.
8 semanas; sertralina 150 mg/d.
12 semanas; clomipramina 200 mg/d.
8 semanas; paroxetina 60 mg/d.
10 semanas; fluvoxamina 300 mg/d.
8 semanas; clomipramina 300 mg/d.
O medicamento que NÃO deve ser utilizado em nenhuma circunstância durante a gravidez é o
Medicina - Parte Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Paciente de 65 anos, alcoolista, chega à UTI com história de hematêmese e melena há 6 horas. No exame físico, destaca-se palidez cutânea, taquipnéia, taquicardia , hipotensão arterial (TA 80 x 50 mmHg) . Em relação a este caso, assinale a afirmativa correta.
Devemos proceder de imediato à endoscopia digestiva para identificação da causa do sangramento e tratamento endoscópico da lesão sangrante.
Devido ao choque hipovolêmico secundário ao sangramento, a reposição volêmica inicial deve ser de concentrado de hemácias e plasma.
Úlcera péptica e gastrite erosiva lideram as causas de hemorragia digestiva alta, portanto a possibilidade de parada espontânea do sangramento é muito remota
É importante questionar a existência de varizes esofagianas e doença hepática crônica, o que identificaria a causa do sangramento e direcionaria o tratamento.
O paciente deve receber dois acessos periféricos calibrosos, solução cristalóide isotônica para correção da hipotensão enquanto se avalia a necessidade de hemoderivados.
Uma mulher de 32 anos, previamente hígida, queixa-se de dor na região anterior do pescoço, tremores, sudorese e insônia. O médico suspeita de tireoidite subaguda e solicita exames. Espera-se encontrar as alterações abaixo, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...