Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto e responda à questão 44.

Os riscos nos ambientes de trabalho são classificados, de acordo com a NR-5, em grupos: 1-Verde (Físicos); 2-Vermelho (Químicos); 3-Marrom (Biológicos); 4-Amarelo (Ergonômicos) e 5-Azul (Risco de Acidentes).

Na elaboração do Mapa de Riscos desta empresa, foram identificados, dentre outros, os seguintes fatores de riscos: fumos; eletricidade; trabalho em turno; iluminação inadequada e vibrações. Estes riscos seriam classificados, nesta ordem, nos grupos:

  • A. 2; 5; 4; 5; 1
  • B. 5; 1; 3; 5; 1
  • C. 2; 4; 4; 5; 5
  • D. 3; 1; 4; 4; 1
  • E. 2; 1; 5; 3; 4

Assinale a alternativa correta.

Nas fístulas artério-venosas adquiridas, a pressão arterial sistólica comporta-se com:

  • A. aumento e posterior normalidade.
  • B. diminuição e posterior normalidade.
  • C. indiferença e posterior diminuição.
  • D. aumento e posterior diminuição.
  • E. diminuição e posterior aumento.

São limites do triângulo carotídeo, EXCETO:

  • A. mandíbula.
  • B. músculo esternocleidomastóideo.
  • C. ventre posterior do músculo digástrico.
  • D. ventre superior do músculo omo-hióideo.

Em relação à transformação do Qi, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A. O fogo do coração descende para o rim, para aquecê-lo e manter o equilí-brio fogo e água, yin e yang.
  • B. A água do rim ascende para o coração para nutrir seu aspecto yin e manter o equilíbrio fogo e água, yin e yang.
  • C. O Baço é Yang e seu Qi descendente: ele transporta e transforma o que for de natureza Yin; o estômago envia o Qi em ascendência. Os dois juntos são cruciais para a produção do Qi e do sangue.
  • D. O Fígado envia o Qi em ascendência, o pulmão envia o Qi em descendên-cia. Os dois juntos asseguram o Fluxo suave do Qi entre os aquecedores superior e inferior e entre os sistemas internos.

Os linfomas são doenças neoplásicas linfáticas caracterizadas principalmente por aumento de volume da cadeia ganglionar com distorção de sua arquitetura. Ultrassonograficamente, o linfoma de Burkitt diferencia-se dos demais tipos por

  • A.

    apresentar apenas linfonodos pequenos em retroperitônio

  • B.

    apresentar-se mais freqüentemente como grande massa solitária do trato digestivo.

  • C.

    ter acometimento principalmente nodal cervical.

  • D.

    ser freqüente em crianças orientais

  • E.

    ao contrário da Doença de Hodgkin, não acomete a mandíbula.

A respeito do tratamento das arritmias paroxísticas supraventriculares, é correto afirmar:

  • A.

    Se o paciente encontra-se estável, a primeira conduta é a manobra vagal

  • B.

    Se o paciente encontra-se instável, a primeira conduta é bolus de adenosina endovenosa.

  • C.

    A adenosina é a droga de escolha nos pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica.

  • D.

    O verapamil é a droga de escolha em todos os casos

  • E.

    Em caso de taquicardia atrial está contra-indicado o uso de betabloqueadores.

Assinale a alternativa que contenha as alterações psicopatológicas mais prováveis de serem encontradas, respectivamente, em um paciente com doença de Huntington e num paciente com doença de Wilson.

  • A.

    Síndrome depressiva; mudança de personalidade.

  • B.

    Demência de padrão cortical; mudança de personalidade.

  • C.

    Mania; demência de padrão subcortical.

  • D.

    Demência de padrão cortical; demência de padrão subcortical.

  • E.

    Síndrome depressiva; síndrome psicótica.

Em relação às drogas vasoativas, pode-se afirmar que:

  • A.

    o isoproterenol tem potente efeito inotrópico e cronotrópico, e pelo seu efeito α-adrenérgico, é também potente vasoconstrictor.

  • B.

    a dopamina é um precursor da noradrenalina, com efeito cronotrópico e inotrópico semelhantes, mas com potencial arritmogênico menor que a dobutamina.

  • C.

    a noradrenalina tem potente efeito α- adrenérgico, causando elevação da resistência vascular sistêmica e da pós-carga do ventrículo esquerdo, mas usualmente não causa variações significativas do débito cardíaco.

  • D.

    a dobutamina promove aumento do débito cardíaco principalmente por aumento do volume sistólico e da freqüência cardíaca, e também pelo seu efeito vasodilatador.

  • E.

    a vasopressina, além de seu efeito na diminuição da pressão no sistema porta, é um potente inotrópico, podendo ser usado no tratamento do choque.

Síncope aos esforços e angina pectoris são sintomas característicos da

  • A. estenose mitral.
  • B. estenose aórtica.
  • C. estenose tricúspide.
  • D. insuficiência mitral.
  • E. insuficiência aórtica.

Para se visualizar a vibração das pregas vocais à estroboscopia, é necessário que:

  • A.

    o flash luminoso seja disparado com freqüência ligeiramente maior do que a freqüência fudamental.

  • B.

    o flash luminoso seja disparado com freqüência ligeiramente menor do que a freqüência fundamental.

  • C.

    o flash luminoso seja disparado com freqüência idêntica à da freqüência fundamental.

  • D.

    o flash luminoso seja disparado com o dobro da freqüência fundamental.

  • E.

    o flash luminoso só incida na fase de abertura das pregas vocais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...