Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Clínica Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Qual das medidas abaixo não reduz a incidência de hemorragia digestiva induzida pelos antiinflamatórios não hormonais?
Uso de inibidores seletivos da COX-2.
Administração dos antiinflamatórios por via sublingual ou retal.
Erradicação do Helicobacter pylori.
Profilaxia com omeprazol.
Profilaxia com misoprostol.
O quadro abaixo apresenta uma série histórica de casos de leucemia e de outras doenças em um hospital universitário, segundo a presença ou não de exposição ocupacional ao benzeno.
Medicina - Cirurgia Vascular - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Após traumatismo de um membro inferior por arma de fogo a ausculta de um sopro contínuo com reforço sistólico sugere a presença de:
Um paciente de 54 anos deu entrada na emergência cardiológica com queixa de forte dor precordial constritiva iniciada há 2 horas. É tabagista e hipertenso e tem antecedente de úlcera duodenal hemorrágica há 2 anos. Seu exame físico mostrava palidez e sudorese, FC: 104 bpm e P.A.= 100 x 60 mm de Hg. À ausculta, apresentava hipofonese de bulhas cardíacas e crepitantes em bases pulmonares. Seu ECG mostrava elevação do segmento ST de 3 mm nas derivações V1-V4. Qual a primeira conduta mais adequada?
Trombólise com rt-PA.
Encaminhar para angioplastia primária imediata.
Trombólise com estreptoquinase.
Encaminhar para cirurgia de revascularização.
Instalar um balão intra-aórtico.
As questões 38, 39 e 40 referem-se ao seguinte caso clínico:
Uma mulher de 35 anos queixava-se de dismenorréia com coágulos de colora-ção escura, distensão mamária na fase pré menstrual, leucorréia de coloração branca e consistência pouco espessa, sensação de peso, calafrios, tontura. Também apresentava dor abdominal no meio do ciclo. Seu pulso era profundo e agitado, e sua língua era púrpura-azulada, edemaciada com saburra pegajosa.
A etiologia da patologia deste caso é:
Medicina - Ultrassonografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma ultrassonografia do aparelho urinário em paciente de 45 anos do sexo feminino, diabética com cálculo renal mostrou múltiplas formações líquidas arredondadas em projeção das papilas. Dentre as possibilidades listadas abaixo, qual o diagnóstico mais provável?
Necrose papilar.
Displasia renal multicística.
Pielonefrite enfisematosa.
Insuficiência renal crônica
Nefrocalcinose
Medicina - Psiquiatria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A identificação de estranhos como figuras familiares ao paciente caracteriza o delírio de
Capgras
Clérambault.
Frégoli
Ganser.
Ekbom
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O exame bacterioscópico direto utilizado para auxiliar no diagnóstico da Tuberculose e da Hanseníase deve ser corado pelo método de:
Medicina - Parte Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Paciente do sexo masculino, 75 anos, tabagista há mais de 20 anos, é admitido na UTI com febre e dispnéia há 24 horas. Ao exame físico, além da dispnéia chamava atenção a agitação psicomotora, hipotensão arterial (TA 80 x 50 mmHg), taquicardia (FC 100 bpm) e ausculta pulmonar com crepitantes difusos em ambos os hemitóraces. A gasometria arterial era: PaO2 50 mmHg, PaCO2 35mmHg, pH 7, 30, FiO2 0,3 e a radiografia do tórax mostrava infiltrado pulmonar difuso. Sobre este paciente, pode-se afirmar que:
o principal diagnóstico é atelectasia pulmonar difusa e a conduta a ser tomada é fisioterapia e aumento da FiO2 para 0,5.
o diagnóstico é pneumonia aguda grave e a conduta correta é instituição da ventilação não invasiva.
o índice de oxigenação menor que 200 sugere o diagnóstico de edema pulmonar cardiogênico
provavelmente estamos diante de um quadro de SARA (síndrome da angústia respiratória do adulto) e a melhor conduta é a intubação traqueal seguida de ventilação mecânica com volume corrente em torno de 6mL/kg e PEEP.
a pressão capilar pulmonar encravada pode ser útil no diagnóstico: valores normais descartam o diagnóstico de edema pulmonar cardiogênico.
O conjunto de manifestações observado nas vítimas de lesões traumáticas nas quais ocorre compressão prolongada de volumosa massa muscular — geralmente da coxa ou da panturrilha — é denominado síndrome de esmagamento. Acerca dessa síndrome, julgue os seguintes itens.
São exemplos de manifestações sistêmicas dessa síndrome: anormalidades eletrolíticas, acidose metabólica, hipovolemia, coagulação intravascular disseminada e insuficiência renal aguda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...