Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São características das Mucopolissacaridoses, EXCETO:
Mulher de 65 anos apresenta há 1 ano quadro recorrente de vertigens ao mover a cabeça e se virar na cama, de cerca de 1 minuto de duração e resolução espontânea. O exame neurológico é normal a não ser por intenso nistagmo horizonto-rotatório batendo para a esquerda ao deitar-se com a cabeça pendendo para trás e para a esquerda. O diagnóstico mais provável é
Medicina - Medicina do Trabalho - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre Dose Letal - DL50 é correto afirmar:
É a mesma coisa que CL50.
É uma medida para avaliar a sensibilidade a uma droga pelos humanos, com base em estudos em cobaias de laboratório.
É uma medida para quantificar os efeitos crônicos de uma substância química.
È a dose de uma substância química que provoca a morte de 50% de um grupo de animais da mesma espécie, quando administrada pela mesma via (oral, intravenosa, etc).
A dose letal DL50 da amoxacilina é cerca de 10mg/kg/dose.
Atividades que envolvem afastamento prolongado do lar, a exemplo de funcionários de plataformas marítimas ou em zonas de mineração.
Surdez neurossensorial.
Distúrbios do sono.
Neuropatia periférica.
Esclerose múltipla.
Mielopatia.
Em relação ao tratamento das infecções na gravidez, é CORRETO afirmar que:
Nos distúrbios funcionais do aparelho digestivo, é INCORRETO afirmar:
Paciente portador de Diabetes Mellitus tipo 2 há 15 anos, está em uso de insulina NPH 26 + 14 unidades/dia. É hipertenso, usa enalapril 10 mg BID e AAS 100 mg. Clearance de creatinina 50 ml/min. Em controle neurológico, usando fenobarbital e usa amiodarona para controle de extrassistolia. Iniciou recentemente o uso de cetoconazol para controle de onicomicose. Tem dislipidemia com LDL colesterol de 190 e forte história familiar para doença cardiovascular. Qual entre essas opções medicamentosas seria a mais recomendada para esse paciente?
Com relação aos feocromocitomas, julgue os itens seguintes.
I A maioria dos feocromocitomas decorre de tumores solitários e unilaterais da medula supra-renal.
II A hipertensão arterial nos pacientes com feocromocitomas pode expressar-se de forma paroxística ou persistente.
III A dosagem dos níveis urinários de aldosterona, especialmente durante ou imediatamente após um ataque, detecta a maioria dos feocromocitomas.
IV A remoção laparoscópica do(s) tumor(es) é a opção terapêutica de escolha, sendo necessário suspender toda medicação alfa- e betabloqueadora cerca de 2 a 4 semanas antes do procedimento, para se evitar hipotensão arterial pósoperatória.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Um paciente masculino de 50 anos, tabagista, pai falecido de AVCI aos 73 anos, apresenta dosagem de colesterol total de 275 mg%, HDL colesterol de 35 mg% e dosagem de LDL colesterol de 175 mg%. Após tratamento com dieta e pravastatina, houve redução do LDL colesterol para 125 mg% e manutenção do HDL colesterol. Em relação a esse caso, é correto afirmar que
por apresentar alto risco para doença cardiovascular (DIC), deve ser tratado até apresentar LDL colesterol menor que 100 mg%.
esse nível de HDL colesterol é protetor independente do valor do LDL.
sem a dosagem de triglicérides não é possível predizer o risco para DIC.
apresenta risco alto para DIC, mas a redução do LDL colesterol foi suficiente para atingir o objetivo.
o antecedente familiar aumenta pontos no seu cálculo de estimativa de risco para desenvolvimento de DIC.
Num paciente com aneurisma de aorta abdominal de 3.9 cm, dor abdominal irradiada para trás e investigação adequada, negativa para patologias de trato digestivo e urinário, recomenda-se cirurgia:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...