Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A paralisia cerebral pode ser definida como um distúrbio do movimento e(ou) da postura, persistente, mas não invariável, aparecendo nos primeiros anos de vida, em conseqüência de distúrbio não-progressivo do cérebro, decorrente de interferência no seu desenvolvimento. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
A forma de paralisia cerebral conhecida por diplegia espástica, ou doença de Little, caracteriza-se pela espasticidade de membros superiores.
Em relação aos critérios diagnósticos dos distúrbios de metabolismo da glicose sugeridos em 1997 pela American Diabetes Association (ADA), julgue os itens a seguir.
Os argumentos da ADA para a não-utilização do teste de tolerância oral de glicose (oGTT) como ferramenta diagnóstica na rotina clínica incluem o desconforto, o custo financeiro, o tempo necessário para a realização do teste e sua baixa reprodutibilidade.
Assinale a opção correta em relação aos receptores de insulina.
Apresentam estrutura tetramérica constituída pelas subunidades β e α, sendo exemplos de receptores nucleares.
A autofosforilação da subunidade α resulta na ativação do IRS-1.
Na subunidade β está localizado o domínio de ligação ao receptor.
São exemplos da família de receptores de membrana que ativam proteínas G.
Apresentam alto grau de homologia com os receptores de IGF-I.
Um paciente com 25 anos de idade procurou atendimento em pronto-socorro, com queixa de dispnéia, parestesia de lábios e enrijecimento dos dedos das mãos. Em face desse quadro, o paciente foi submetido a gasometria arterial que apresentou os seguintes resultados: pH = 7,46; pO2 = 95 mmHg; pCO2 = 30 mmHg; bicarbonato = 20 mEq/L; BE = -1.
No quadro clínico acima descrito,
a dispnéia deve ser tratada com a prescrisão de oxigênio em baixo fluxo.
Um paciente de 25 anos de idade, admitido na unidade de emergência clínica de um hospital, apresentava o seguinte quadro clínico: histórico de vômitos freqüentes há 3 dias, astenia, anorexia, dor abdominal, mucosas desidratadas, confusão e respiração de Kussmaul. Esse paciente sofria de poliúria e polidipsia há alguns anos, fazendo uso esporádico de insulina.
Considerando o quadro clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.
A hipótese diagnóstica de pneumonia deve ser considerada em razão da alteração respiratória. Os resultados da medida de temperatura, da ausculta torácica e dos exames radiológicos de tórax são suficientes para confirmar ou descartar tal hipótese.
Uma paciente com 35 anos de idade, branca, casada, fumante e sedentária, procurou o posto médico do serviço em que trabalhava, para fazer o controle da medida de sua pressão arterial. Tratava-se da segunda consulta no período de 4 semanas. Como da outra ocasião, os níveis pressóricos ficaram situados em 140 mmHg× 100 mmHg. Nenhuma outra alteração foi detectada no exame clínico nem doenças associadas à hipertensão. Não existe histórico familiar de doenças cardiovasculares.
Quanto à situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes.
Recomenda-se a solicitação de MAPA para melhor tomada de decisão quanto ao tratamento dessa paciente.
Um homem de 75 anos apresenta história de 4 dias de queimação e dor na região esquerda do tórax. Relata que há dois dias surgiram eritema e pequenas vesículas, acompanhados de mal-estar e cefaléia. Assinale o diagnóstico mais provável nesse caso.
doença de Lyme
herpes-zoster
infecção pelo vírus parvovírus B19
pênfigo foliáceo
eritema endurado de Bazin
A hérnia de Bochdaleck é uma falha de fechamento do diafragma na área posterolateral direita ou, mais freqüentemente, esquerda, que resulta na invasão do tórax por vísceras originalmente abdominais. Os pulmões são comprimidos pelas vísceras abdominais, parando seu desenvolvimento. Considerando a hérnia diafragmática congênita, julgue os itens seguintes.
Em casos de hérnias de Bochdaleck, ocorre também o oligoidrâmnio.
Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens que se seguem.
O tratamento da paciente baseia-se exclusivamente no controle da dor torácica e do processo patológico subjacente, devendo o mesmo ser feito com drogas do grupo da indometacina, por exemplo.
Em relação aos portadores da síndrome de resistência à insulina é correto afirmar que:
Os diuréticos tiazídicos são drogas de primeira escolha para o tratamento de eventual hipertensão arterial tendo em vista que têm sido relatados raros efeitos indesejáveis, tais como redução de HDLcolesterol e elevação de triglicérides, somente no longo prazo.
O uso de betabloqueadores pode prejudicá-los, por estarem relacionados ao aumento da chance de desenvolvimento de diabetes mellitus, redução de HDL-colesterol e elevação de triglicérides.
Os inibidores das enzimas conversoras de angiotensina estão contra-indicados, tendo em vista o seu efeito metabólico deletério: redução de HDL-colesterol, elevação de triglicérides e acentuação do quadro de intolerância à glicose.
Os antagonistas dos canais de cálcio estão contra-indicados, tendo em vista o seu efeito na redução de fluxo sanguíneo para os rins e outros órgãos vitais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...