Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No controle do Delirium tremens no alcoolismo, NÃO é habitualmente útil
Anticonvulsivante profilático
Tranquilização e observação
Administração de tiamina
Ajuste de eletrólitos
Diazepan 10 mg IV
Sabe-se que o uso adequado da medicação tuberculostática cura praticamente 100% dos casos novos, desde que se siga corretamente as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde. Sobre o assunto, é correto afirmar que
o uso combinado de três fármacos tem como objetivo eliminar a resistência natural.
a fase de manutenção do tratamento tem como objetivo eliminar bacilos de crescimento rápido.
a duração do esquema para tratamento da forma meningoencefálica é de 6 meses.
regimes intermitentes têm rendimento igual aos diários.
a presença de sintomas de irritação gástrica implica a imediata suspensão do tratamento.
A formação da parede anterior do corpo do feto é o fenômeno inicial da morfogênese propriamente dita e ocorre a partir da 8.ª semana de vida intra-uterina. Esse fechamento do embrião se faz à custa das pregas cranial, caudal e laterais que convergem para o futuro anel umbilical. A inibição desse fechamento determina defeitos da parede anterior do tronco, chamados celosomias. As celosomias mais importantes são as onfaloceles, as extrofias vesicais e as ectopias cordis. Com relação a anomalias abdominais, julgue os itens que se seguem.
A onfalocele é uma condição patológica em que um saco de paredes formadas por âmnio, geléia de Wharton e somatopleura, contendo vísceras abdominais, faz protrusão através de um defeito na região umbilical.
Inicialmente, os marca-passos artificiais eram aparelhos que tinham o objetivo de salvar vidas ao fornecer uma freqüência cardíaca fixa a pacientes com bradiarritmias graves. Com os avanços tecnológicos, esses dispositivos passaram a mimetizar o automatismo e a seqüência de ativação do coração, resultando em melhor resposta clínica e hemodinâmica para os pacientes. Acerca dos marca-passos artificiais, julgue os itens seguintes.
Quando não há um especialista em marca-passo, o cardiologista clínico deve fazer uma avaliação básica, inquirindo o paciente portador de marca-passo artificial sobre sintomas relacionados com eventual mau funcionamento do sistema, como, por exemplo, tonturas, síncope, palpitações etc.
Em relação a anestesia em neurocirurgia, julgue o item a seguir.
A quetamina (ou cetamina) não deve ser utilizada em pacientes submetidos a cirurgia para retirada de tumores intracerebrais.
O exame endoscópico é importante instrumento para o diagnóstico e a terapêutica em urologia. Acerca da endoscopia urinária, julgue os seguintes itens.
Em caso de obstrução urinária baixa ou de insucesso nas tentativas de cateterismo por via uretral, a melhor alternativa terapêutica é a cistostomia suprapúbica.
A boa caracterização de um processo inflamatório pulmonar é indispensável para a determinação da conduta adequada. Julgue os itens a seguir, a respeito de características da pneumonia.
Edema pulmonar ocorre em pneumonia viral ou por Pneumocystis.
Uma mulher de 68 anos, em uso de enalapril 10 mg e metformina 850 mg por dia, procura atendimento no pronto- socorro com queixa de febre, tosse e dor pleural à direita há 2 dias. Está alerta, orientada, com freqüência respiratória = 24 mov/min, pulso = 118 bat/min, PA = 100 × 68 mmHg, T = 38,6 °C e apresenta estertores crepitantes no terço inferior do pulmão direito. Os exames mostram Hb = 13 g/dL, leucócitos = 14.000/mm3, com 10% bastonetes e 68% segmentados, plaquetas = 188.000/mm3, glicemia = 230 mg/dL, uréia, creatinina, sódio e potássio normais, saturando 92% em ar ambiente. A radiografia de tórax mostra condensação alveolar no lobo médio. A melhor conduta é
iniciar tratamento com levofloxacina IV e manter a paciente no hospital para observação da evolução por 24 a 48 horas.
internar a paciente e tratar com levofloxacina e clindamicina IV.
tratamento ambulatorial com claritromicina.
tratamento ambulatorial com amoxicilina, cefalosporina de primeira geração ou sulfametoxazol-trimetoprim.
internar a paciente e tratar com ceftriaxona e azitromicina IV.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens seguintes.
Apesar da não-correção pelo sulfato ferroso, a anemia dessa criança é ferropriva porque é do tipo hipocrômica e microcítica, característica patognomônica da deficiência de ferro, que ocorre predominantemente nessa faixa etária.
Um paciente diabético que apresenta edema e pressão arterial de 164 mmHg × 106 mmHg foi admitido para avaliação clínica, queixando-se de fadiga e dispnéia. Relata que utiliza insulina regularmente, porém abandonou o acompanhamento médico há cerca de 2 anos.
Com base nesse caso clínico hipotético, julgue os itens subseqüentes.
A necessidade de insulina em pacientes diabéticos aumenta com a progressão da doença renal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...