Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A artrite reumatóide, como muitas outras doenças reumatológicas, é diagnosticada mediante a identificação de critérios clínicos publicados em convenções realizadas por especialistas na área. No caso específico dessa doença, as diretrizes incluem como critério diagnóstico
a polisserosite.Uma paciente com 24 anos de idade procurou serviço médico, queixando-se de cefaléia, amenorréia e galactorréia há 6 meses, além de aumento no tamanho das mãos e dos pés. A investigação inicial evidenciou níveis séricos de prolactina de 230 ng/dL (VN 5-27) e IGF-1 = 570 ng/dL (VN 110-330). A ressonância magnética nuclear de sela túrcica demonstrou a presença de tumor intra-selar de 0,8 cm × 0,6 cm de diâmetro.
Considerando o quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.
Na situação em apreço, caso se feche o diagnóstico de acromegalia, a cirurgia será considerada o tratamento de primeira escolha, seguida de radioterapia e uso de análogos da somatostatina.
Hipotireoidismo é uma síndrome clínica que resulta na secreção diminuída de hormônio tireoidiano por parte da glândula tireóide. O curso lento e progressivo de seus sintomas muitas vezes faz que o problema passe despercebido, razão por que a dosagem de hormônios tireoidianos pode ser determinante para o seu diagnóstico. A respeito dessa enfermidade e da dosagem de hormônios para o seu diagnóstico, julgue os itens a seguir.
De modo geral, a presença de T4 livre baixo e de TSH aumentado fecha o diagnóstico de hipotireoidismo primário.
Julgue os itens que se seguem, conforme as diretrizes de 2000 para a ressuscitação cardiorrespiratória.
A lidocaína deve ser administrada continuamente, por via endovenosa, para a prevenção de taquiarritmias ventriculares.
eosinofilia é comumente encontrada nos casos a seguir, EXCETO em:
Esquistossomose.
Ascaridíase.
Pneumonia pneumocócica.
Atopia
Ancilostomíase
No que se refere às pneumonias comunitárias, julgue os itens a seguir marcando com F a afirmativa falsa e com V a verdadeira e em seguida assinale a opção correta.
( ) O Streptococcus pneumoniae é o patógeno mais freqüente.
( ) Estudos recentes mostram que ainda é útil classificar estas pneumonias em típicas ou atípicas.
( ) Em pacientes com fatores de risco para aspiração, a enfermidade tende a se localizar no pulmão direito.
V, V, V
V, F, F
V, F, V
F, F, V
F, F, F
A hérnia umbilical é uma das anomalias mais comuns da infância. Em cada cinco recém-nascidos, um tem hérnia umbilical. Julgue os itens seguintes, a respeito dessa anomalia.
Encarceramento e estrangulamento são comuns em hérnias umbilicais e, por isso, deve ser indicada a operação logo após o diagnóstico.
Tendo por base a situação clínica acima descrita, julgue os itens de 91 a 100.
A espironolactona é um antagonista específico da aldosterona, que, além de ter efeito diurético, também estabiliza ou reduz a fibrose miocárdica, entre outras ações. Como as atuais evidências científicas demonstram, seu uso contribui para a redução da mortalidade em pacientes com quadro semelhante ao que ora é considerado, deve-se obrigatoriamente acrescentar essa medicação à terapêutica recomendada e atualmente disponível.
Em relação a monitorização, julgue os itens subseqüentes.
O estetoscópio esofágico permite a monitoragem dos sons cardíacos e pulmonares do paciente.
O exame endoscópico é importante instrumento para o diagnóstico e a terapêutica em urologia. Acerca da endoscopia urinária, julgue os seguintes itens.
Em caso de necessidade de eletrocoagulação endoscópica, deve-se utilizar, na irrigação, solução salina normal para melhor transmissão da corrente elétrica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...