Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem com 50 anos de idade procurou o serviço de emergência por apresentar, há 1 hora, quadro clínico de dor precordial. O exame físico não mostrou alterações e o eletrocardiograma revelou alterações compatíveis com infarto agudo do miocárdio de parede anterior.
No quadro clínico acima, o tratamento inicial para o paciente deve incluir a prescrição de
morfina.
Uma mulher de 17 anos de idade apresenta placas e pápulas eritematosas disseminadas, com várias lesões policíclicas, algumas com discreta hiperceratose, há dois meses. Apresenta poliartrite e fadiga há um mês. Os exames complementares revelaram: anticorpos antinucleares por imunofluorescência indireta (FAN) = positivo até 1:320, padrão homogêneo; hemoglobina = 9,1 mg/dL; urinálise: albumina = ++, hemoglobina = ++, piócitos = 10 por campo, hemácias = 20 por campo e raros cilindros granulosos.
A respeito do caso clínico acima descrito e de tópicos a ele relacionados, julgue os itens subseqüentes.
O FAN é um teste laboratorial de alta sensibilidade para o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico.
A caracterização das diversas patologias congênitas que cursam com nanismo depende de boa propedêutica, inclusive precedendo o nascimento. Julgue os itens a seguir, com relação ao diagnóstico fetal de nanismo.
Na síndrome de Mórquio, pode ser observada platiespondilia.
Um paciente de 56 anos de idade, tabagista, foi admitido no serviço de emergência com quadro clínico de dor torácica de início súbito há aproximadamente 6 horas e desconforto respiratório, não apresentando melhora após repouso.
Considerando o caso clínico hipotético apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Em casos de infarto agudo do miocárdio, espera-se, como resultado de ECG, supradesnivelamento de ST e inversão de onda T, não ocorrendo o desenvolvimento de onda Q em parte substancial desses casos.
Em uma criança apresentando aumento do globo ocular, lacrimejamento e fotofobia, deve-se realizar diagnóstico diferencial com referência a
glaucoma congênito.
Uma criança do sexo masculino, com 7 anos de idade, apresentou, há 3 semanas, quadro infeccioso do tipo viral, comprometendo as vias aéreas superiores. Há dois dias, passou a revelar diminuição simétrica da força muscular dos membros inferiores, associada a dor e parestesia. O exame físico mostrou déficit motor do tipo flácido nos membros comprometidos e importante redução do reflexo patelar. O exame do líquido cefalorraquidiano revelou proteínas de 150 mg/dL, glicose normal, cloretos normais e 3 células linfomononucleares por campo.
A respeito da situação clínica acima descrita e de temas a ela associados, julgue os itens que se seguem.
Considera-se normal a concentração de 100 mg/dL de proteínas no líquido cefalorraquidiano.
O câncer ocupacional apresenta-se como uma das doenças relacionadas ao trabalho que ocorrem com maior freqüência. Com referência a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Apesar de terem sido descritos milhares de agentes neoplásicos, segundo a Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), apenas 6 desses agentes têm, comprovadamente, relação com o trabalho.
A dengue está entre as doenças transmitidas por artrópodes que anualmente têm causado preocupação às autoridades de saúde do Brasil, especialmente por causa da dengue hemorrágica. Dezenas de pessoas já morreram em decorrência dessa doença emergente que se apresenta com febre e manifestação exantemática e pode ser confundida com outras viroses da infância. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
A cultura do vírus da dengue pode ser positiva se o sangue for cultivado nos quatro primeiros dias de infecção.
Um homem com 40 anos de idade procurou uma unidade de saúde para realizar avaliação de saúde rotineira. O interrogatório sistemático nada apresentou quanto a sintomas, mas foi identificada história de tabagismo inveterado há 20 anos e vários casos de cardiopatia isquêmica na família. O exame físico mostrou apenas a existência de sobrepeso. Na análise da bioquímica do sangue, verificou-se que o colesterol total encontrava-se no nível de 260 mg/dL, com baixa fração de HDL e altas frações de LDL e VLDL.
No quadro clínico acima descrito, as recomendações para o paciente incluem o(a)
prescrição de fármacos que reduzam a taxa de colesterol.
Inibidores da enzima conversora de angiotensina são fármacos de grande utilidade para o tratamento da hipertensão arterial, da insuficiência cardíaca esquerda e da nefropatia diabética. Entretanto, a literatura médica tem registrado alguns efeitos colaterais capazes de limitar seus benefícios clínicos. Entre esses efeitos, pode-se incluir a
hipopotassemia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...