Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente com 28 anos de idade procurou assistência médica, queixando-se de hirsutismo, hiperpigmentação da pele e mucosas, irregularidade menstrual, ganho de peso, aparecimento de estrias cutâneas, hipertensão arterial e hiperglicemia há cerca de um ano.
Em face do quadro clínico acima, julgue os itens a seguir.
A avaliação hormonal deve ser realizada por meio de testes de supressão com dexametasona e avaliação dos níveis de ACTH e cortisol.
Um paciente com 40 anos de idade que procurou o prontosocorro referindo intensa dor precordial em aperto teve o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio como principal possibilidade. Entretanto, algumas condições clínicas podem simular esse problema clínico e devem, portanto, ser lembradas como diagnóstico diferencial. Essas condições incluem
pancreatite aguda.
Um paciente, ao ser atendido, relata ter febre e diarréia iniciadas há 48 horas. Queixa-se também de odinofagia. Aparenta acometimento significante do estado geral, estando pálido, emagrecido e desidratado. Tem lesões labiais e orais em placas brancacentas e tosse produtiva, com secreção amarelada. Afirma ter hábitos bissexuais promíscuos e não utilizar preservativos na maioria de suas relações sexuais. O teste para HIV solicitado na admissão teve resultado positivo.
Julgue os itens em seguida, considerando o relato acima.
Os episódios de diarréia em quadros avançados geralmente correspondem a infecções por amebas e giárdias.
O paciente com dor torácica de início agudo deve receber, no primeiro atendimento na Unidade de Saúde, quais medicamentos?
Oxigênio, nitrato e betabloqueador
Betabloqueador, aspirina e oxigênio
Heparina, aspirina e nitrato
Heparina, aspirina e betabloqueador
Oxigênio, heparina e aspirina
O débito cardíaco pediátrico é determinado pela(o):
I - freqüência cardíaca;
II - gasometria;
III - conteúdo de oxigênio no sangue;
IV - volume de sangue ejetado pelo ventrículo esquerdo.
Estão corretos os itens:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
A embolia pulmonar é a situação na qual há obstrução da artéria pulmonar ou de um de seus ramos por trombo, formado no sistema venoso ou no coração direito. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
A maioria dos sinais e sintomas da embolia pulmonar são inespecíficos, como, por exemplo, a dispnéia, a taquipnéia, a dor torácica ou a taquicardia. A doença deve ser investigada quando esses achados clínicos estão associados com predisposição para ou diagnóstico definido de trombose venosa profunda e(ou) com sinais de cor pulmonale agudo.
O termo cardiopatia isquêmica indica uma doença cardíaca cuja principal característica é a isquemia miocárdica. Acerca da cardiopatia isquêmica, julgue os itens a seguir.
Na fase aguda de pacientes com infarto do miocárdio, com base nas atuais evidências científicas, um medicamento do grupo dos antagonistas dos canais lentos do cálcio (um derivado diidropiridínico de preferência) deve ser usado como terapia farmacológica inicial, pois estudos demonstram que os fármacos desse grupo farmacológico exercem significativa redução da mortalidade de curto prazo e melhoram o prognóstico nessa doença.
Em relação a bloqueio sensitivo durante a raquianestesia, julgue os itens a seguir.
Para possibilitar uma ressecção prostática de forma satisfatória, o nível sensitivo deve estar em T12.
Uma mulher de 17 anos de idade apresenta placas e pápulas eritematosas disseminadas, com várias lesões policíclicas, algumas com discreta hiperceratose, há dois meses. Apresenta poliartrite e fadiga há um mês. Os exames complementares revelaram: anticorpos antinucleares por imunofluorescência indireta (FAN) = positivo até 1:320, padrão homogêneo; hemoglobina = 9,1 mg/dL; urinálise: albumina = ++, hemoglobina = ++, piócitos = 10 por campo, hemácias = 20 por campo e raros cilindros granulosos.
A respeito do caso clínico acima descrito e de tópicos a ele relacionados, julgue os itens subseqüentes.
O FAN pode ser positivo na população sadia, mas muito raramente apresenta o padrão homogêneo encontrado, que está associado a anticorpos anti-DNA de dupla hélice, de alta especificidade para o lúpus eritematoso sistêmico.
A caracterização das diversas patologias congênitas que cursam com nanismo depende de boa propedêutica, inclusive precedendo o nascimento. Julgue os itens a seguir, com relação ao diagnóstico fetal de nanismo.
Na síndrome de costelas curtas polidactilia, há aumento do tamanho da cabeça.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...