Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Do ponto de vista farmacodinâmico, os agentes inalatórios provocam a estimulação
dos receptores beta-adrenérgicos.
Uma mulher de 53 anos de idade tem diagnóstico de artrite reumatóide há dez anos e usa metotrexato há um ano, na dose semanal de 10 mg. Ela queixa-se de epigastralgia, náuseas e hiporexia nos três dias subseqüentes à administração de metotraxato, há três meses. Há um mês, essa paciente apresenta dispnéia progressiva e tosse seca. No exame físico, foram constatados: nódulos subcutâneos em face extensora e proximal de antebraços e pernas, com diâmetro de 0,5 cm a 1 cm; contagem de juntas dolorosas à compressão = 4; juntas inflamadas = 2; submacicez à percussão e redução do murmúrio vesicular no terço inferior do hemitórax direito e radiografia de tórax apresentando provável derrame pleural.
Com relação às informações do caso hipotético acima, julgue os itens seguintes.
O derrame pleural é a manifestação mais freqüente da toxicidade pulmonar relacionada ao metotrexato.
Julgue os itens a seguir, acerca das glândulas adrenais.
A insuficiência adrenocortical (doença de Addison) tem como causa mais comum a doença metastática, especialmente oriunda de câncer de pulmão.
No que se refere a enfermidades metabólicas, julgue o item que se segue.
O raquitismo associado a defeito tubular renal múltiplo é conhecido como síndrome de Falconi.
Nos itens seguintes, julgue se estão corretas as associações entre estruturas oculares inervadas pelo III par e suas conseqüentes alterações, em casos de paralisia desse par craniano.
músculo oblíquo superior incapacidade de abaixar o olho em adução
Um trabalhador rural do sexo masculino, com 25 anos de idade, apresentou-se à emergência de um serviço de saúde com queixa de suor abundante, tontura e astenia. O paciente refere que estava utilizando um produto químico na plantação, mas não sabe especificar qual. Com a evolução, começa a apresentar visão turva, cólicas abdominais, miose e vômitos. Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O trabalhador apresentou-se com um quadro que sugere intoxicação aguda, com várias horas de evolução.
A leishmaniose visceral é uma doença que vem-se expandindo pelo país e está presente em várias capitais, especialmente do Nordeste do Brasil. Não há estratégia oficial definida para limitar a expansão dessa endemia, que, no momento, desafia o Ministério da Saúde. Quando associada à AIDS, seu tratamento é mais difícil e as recidivas são mais freqüentes. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.
É comum a doença se apresentar com febre, mas sem esplenomegalia.
Com referência ao descolamento prematuro de placenta (DPP), julgue o item subseqüente.
Em uma gestante com DPP, independentemente da idade gestacional do feto, é indicada a amniotomia o quanto antes possível, para reduzir a hemorragia do local de implantação e reduzir a entrada de tromboplastina na circulação materna.
Um paciente com 65 anos de idade, portador de cardiomiopatia dilatada, foi internado na UTI após apresentar dor torácica do tipo pleurítica à esquerda. Com a realização de exames complementares, comprovou-se a existência de derrame pleural à esquerda, classificado como hemorrágico e exsudativo.
Com base no caso apresentado, julgue os itens a seguir.O exame de hematócrito simultâneo do líquido pleural e do sangue periférico deve ser realizado, pois, se o hematócrito do líquido pleural for maior que 20% do sangue periférico, o sangramento é local.
Um paciente de 19 anos de idade, com diagnóstico de diabetes do tipo 1 há dois anos, foi admitido em serviço de pronto atendimento com quadro de confusão mental e desidratação. A avaliação inicial evidenciou glicose 500 mg/dL, gasometria com pH arterial 7,1, sódio 138 ng/mL, potássio 4,7/dL, cetonúria positiva.
A respeito do quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.
A pesquisa de um quadro infeccioso é muito importante na investigação da descompensação diabética.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...