Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao tratamento e ao quadro clínico das doenças de pele.
Na síndrome de Von Recklinhausen, 2 ou mais dos seguintes elementos devem estar presentes: 6 ou mais manchas café-com-leite, 2 ou mais neurofibromas, efélides inguinais ou axilares, 1 glioma de nervo ótico, 2 ou mais hamartomas de íris, displasia de esfenóide ou afinamento de córtex de ossos longos.
Observa-se, no cenário mundial, o recrudescimento de casos de tuberculose, que, muitas vezes, se apresenta na forma miliar. A apresentação clínica da tuberculose miliar pode ser constatada por
manifestações decorrentes de irritação meníngea.
Uma paciente refere ter notado aumento de peso, rouquidão, constipação intestinal e intolerância ao frio. Expõe ainda ter percebido queda de cabelos anormal e irregularidade menstrual.
Considerando o relato apresentado, julgue os itens seguintes.
A tireoidite de Hashimoto tem ligação direta com o quadro clínico da paciente.
Caso Clínico B aplicado para a questão 13.
Homem branco de 72 anos, apresentando piora do estado geral há 3 dias, com redução da diurese há 7 dias, inapetência, fraqueza, agitação e confusão mental, um episódio de vômito e de fezes amolecidas. Ao exame físico: PA deitado 120/90, sentado 100/70 mmHg, FC 110 bpm, FR 28 mpm, T 37,7 oC, jugulares não visíveis a Oo, pele fria e úmida, perfusão ungueal lenta, estertores úmidos/crepitantes nas bases pulmonares. O laboratório mostrou hemograma com leucocitose, linfopenia, neutrófilos com desvio à esquerda e granulações tóxicas.
Assinale o(s) foco(s) mais provável(is) da infecção e qual a investigação inicial mais apropriada no cliente do caso B:
Foco urinário, urocultura e ecografia do aparelho urinário
Foco intestinal, coprocultura, parasitológico de fezes
Foco intestinal, foco urinário, urocultura, coprocultura, radiografia de tórax, parasitológico de fezes
Foco pulmonar, radiografia de tórax, cultura de escarro
Foco urinário, foco pulmonar, urocultura, toque prostático, radiografia de tórax, hemoculturas.
Com relação a aspectos diversos no âmbito da Angiologia e cirurgia vascular, julgue os itens que se seguem.
A linfocintilografia não é um bom método para o diagnóstico diferencial dos edemas, sendo considerado método falho para a investigação de lesões linfáticas.
Qual o método de investigação diagnóstica mais adequado a um trauma abdominal fechado em criança com suspeita de hemorragia intra-peritonial?
Rotina radiológica de abdome agudo.
Tomografia computadorizada.
Ultra-sonografia.
Uretero-cistografia.
Lavagem peritonial.
É fundamental conhecer elementos básicos da fisiologia do coração com vistas a melhor entender a etiofisiopatogênese dos distúrbios cardíacos, tanto no que concerne às alterações do ritmo cardíaco (as arritmias) quanto no que tange ao desempenho do coração como bomba. Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Na fisiopatologia da insuficiência cardíaca deve-se considerar que o desempenho contrátil do coração como bomba, visando manter um débito cardíaco adequado às necessidades metabólicas, depende basicamente da freqüência cardíaca, da contratilidade, da pré-carga e da póscarga de trabalho do coração.
A pericardite constritiva geralmente resulta de compressão do coração, causando importante restrição ao seu enchimento diastólico. Em relação à pericardite constritiva, julgue os itens seguintes.
A presença de sinais e sintomas de congestão sistêmica e de baixo débito cardíaco é indicativa de pericardiectomia, sendo que, na grande maioria dos casos, é suficiente a ressecção das superfícies diafragmática e ântero-lateral do ventrículo esquerdo.
Em relação ao sistema nervoso autônomo, julgue os itens a seguir.
A acetilcolina é o transmissor químico dos nervos motores da musculatura esquelética.
Uma mulher de 53 anos de idade tem diagnóstico de artrite reumatóide há dez anos e usa metotrexato há um ano, na dose semanal de 10 mg. Ela queixa-se de epigastralgia, náuseas e hiporexia nos três dias subseqüentes à administração de metotraxato, há três meses. Há um mês, essa paciente apresenta dispnéia progressiva e tosse seca. No exame físico, foram constatados: nódulos subcutâneos em face extensora e proximal de antebraços e pernas, com diâmetro de 0,5 cm a 1 cm; contagem de juntas dolorosas à compressão = 4; juntas inflamadas = 2; submacicez à percussão e redução do murmúrio vesicular no terço inferior do hemitórax direito e radiografia de tórax apresentando provável derrame pleural.
Com relação às informações do caso hipotético acima, julgue os itens seguintes.
O aumento dos nódulos reumatóides pode ocorrer em pacientes em uso de metotrexato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...