Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere o caso hipotético de uma paciente do sexo feminino, com 37 anos de idade, há seis anos atuando como secretária do diretor de uma grande empresa. A paciente refere quadro de dor tipo peso no ombro esquerdo há cerca de dois meses, de início insidioso, sem irradiação. Além disso, refere sensação de formigamento nas mãos, eventualmente associado a quadro álgico e sensação de edema na mão direita há duas semanas. A paciente nega qualquer trauma e refere ser destra. A respeito dessa situação, julgue os itens subseqüentes.
Nesse caso, é indicado solicitar eletroneuromiografia de membros superiores para avaliação de Síndrome do Túnel do Carpo Bilateral, preferencialmente em posição de hiperflexão/extensão dos punhos.
A paracoccidioidomicose, doença descrita inicialmente em São Paulo, é típica da zona rural acometendo preferentemente aqueles que se ocupam da lavoura. Pode ser confundida com outras patologias endêmicas no Brasil, e o diagnóstico de certeza é importante a fim de se prescrever o tratamento correto. Em relação a essa doença, julgue os itens que se seguem.
Quando a doença atinge a mucosa oral, origina lesão conhecida como estomatite moriforme.
O vasoespasmo é básico para a fisiopatologia da pré-eclâmpsia e da eclâmpsia. O aumento da reatividade vascular a pressores, como a angiotensina II, precede a hipertensão induzida pela gravidez. Algumas substâncias estão envolvidas nessa disfunção, inclusive as prostaglandinas. Julgue o item abaixo, acerca do padrão de produção placentária de prostaglandinas na préeclâmpsia.
Em mulheres pré-eclâmpticas, a produção de tromboxane A2 e prostaciclina é diminuída, enquanto a de prostaglandina E2 aumenta, resultando em vasoconstrição e sensibilidade à angiotensina II.
Um paciente com 45 anos de idade, portador de lúpus eritematoso sistêmico, em uso de prednisona há 3 meses, apresenta tosse que elimina secreção amarelada com raias de sangue e declínio do estado geral há 2 semanas. No exame físico, foram identificadas crepitações inspiratórias em terço inferior do hemitórax esquerdo. A radiografia de tórax mostrou leve infiltrado em lobo inferior esquerdo. O hemograma revelou anemia associada a leucocitose com desvio para a esquerda, não sendo observada eosinofilia. Um forte indício diagnóstico foi obtido após realização do exame parasitológico de fezes.
Com relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens que se seguem.É recomendável a suspensão imediata da prednisona.
Um paciente de 19 anos de idade, com diagnóstico de diabetes do tipo 1 há dois anos, foi admitido em serviço de pronto atendimento com quadro de confusão mental e desidratação. A avaliação inicial evidenciou glicose 500 mg/dL, gasometria com pH arterial 7,1, sódio 138 ng/mL, potássio 4,7/dL, cetonúria positiva.
A respeito do quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.
A reposição de potássio não é recomendável durante o tratamento do paciente, pois seus níveis séricos iniciais foram normais.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao tratamento e ao quadro clínico das doenças de pele.
Além das diferenças clínicas, há quadro histopatológico diverso entre a necrólise epidérmica tóxica (NET) e a síndrome estafilocócica da pele escaldada (SSSS), representada pela presença de clivagem subepidérmica e células inflamatórias na NET e ausência de células inflamatórias na SSSS e clivagem alta.
O diagnóstico de artrite reumatóide ampara-se na presença de critérios estabelecidos por diretrizes realizadas por sociedades de reumatologia. Esses critérios de diagnóstico incluem
serosite.
Uma paciente refere ter notado aumento de peso, rouquidão, constipação intestinal e intolerância ao frio. Expõe ainda ter percebido queda de cabelos anormal e irregularidade menstrual.
Considerando o relato apresentado, julgue os itens seguintes.
Arritmias cardíacas, como taquicardia supraventricular, são peculiares ao quadro apresentado.
O diagnóstico de tuberculose pulmonar pode ser confirmado em todos os quadros clínicos a seguir, EXCETO em
História de tosse prolongada, emagrecimento, hemoptise e fadiga associada a radiografia de tórax com granulomas
História de tosse prolongada, emagrecimento, radiografia de tórax alterada e escarro com cultura positiva para BAAR.
Bacterioscopia de escarro por coloração de Ziehl positiva para BAAR
Presença de PPD reator forte
Resposta favorável das lesões pulmonares granulomatosas ao esquema tríplice
Com relação a aspectos diversos no âmbito da Angiologia e cirurgia vascular, julgue os itens que se seguem.
As alterações finais observadas nas lesões ateroscleróticas são as estrias lipoídes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...