Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Num paciente que apresenta septicemia secundária a Staphylococcus aureus multirresistente, o antibiótico de escolha é:
Clindamicina
Vancomicina.
Oxacilina.
Ceftazidina.
Cloranfenicol.
Os sistemas de marca-passo artificial, temporários ou permanentes, promovem estímulos elétricos que despolarizam os tecidos cardíacos e são usados quando há arritmias graves que desencadeiam hipoperfusão cerebral ou descompensação hemodinâmica. Julgue os itens seguintes quanto a esse assunto.
A maioria das falhas associadas à utilização de marca-passo transcutâneo temporário ocorre em fases avançadas de parada cardiorrespiratória e geralmente decorre de falha de captura.
Num homem de 40 anos, com hipertensão recém diagnosticada, sem dados relevantes de anamnese ou exame físico além da alteração pressórica, o painel de exames mais apropriados é colesterol, triglicérides, glicemia, sódio, potássio, creatinina,
urina 1 e teste ergométrico.
renina sérica e metanefrinas na urina.
ultra-sonografia com Doppler de artérias renais e renina sérica.
metanefrinas na urina e ultra-sonografia de rins.
urina 1 e eletrocardiograma.
Em relação a alterações cardiovasculares e cerebrais por administração de quetamina, julgue os itens subseqüentes.
A administração de quetamina provoca aumento da pressão sistólica.
Com relação aos barorreceptores, julgue os itens a seguir.
O aumento da pressão arterial média produz, via barorreceptores, vasodilatação periférica, redução da contratilidade miocárdica e da freqüência cardíaca.
Um homem de 55 anos de idade foi levado ao prontosocorro porque vinha apresentando, há 2 dias, febre alta, sonolência excessiva, falta de ar, tosse produtiva com expectoração amarelada abundante e edema de membros inferiores. Esse paciente era portador de miocardiopatia alcoólica há 1 ano e estava em uso de enalapril, a 10 mg/dia, e furosemida, a 40 mg/dia. Negou ingestão etílica nos últimos meses. No exame clínico, o paciente mostrou-se desorientado no tempo e no espaço, sonolento, taquicárdico, com freqüência cardíaca de 125 bpm, dispnéico, cianótico (+2/+4) e com freqüência respiratória de 30 cpm, temperatura axilar de 41 ºC e pressão arterial de 85 mmHg × 60 mmHg. O terço inferior direito dos pulmões mostrou redução do murmúrio vesicular, crepitação e pectoriloquia afônica. O ictus cordis era globoso e localizava-se no 6.º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar média. O ritmo cardíaco era regular, em galope de 4 tempos. Apresentava também bulhas hipofonéticas, sopro sistólico suave com grau 2/6 em área mitral, turgência jugular a 45º e membros inferiores com edema mole.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A vacina antipneumocócica polivalente apresenta eficácia superior a 90% na prevenção e na redução da gravidade e do risco de morte devidos às infecções pelo pneumococo nesse tipo de paciente e a recomendação é de uma dose a cada três anos, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Com relação a métodos diagnósticos em ortopedia, julgue os itens a seguir.
As contusões do osso trabeculado que ocorrem por trauma são claramente visualizadas na tomografia computadorizada.
A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) constitui atualmente uma pandemia que vem assolando o mundo e mais intensamente o continente africano. No Brasil, essa doença já atingiu a maioria dos municípios e é bastante comum nas capitais. A respeito dessa importante doença infecciosa, julgue os itens seguintes.
A AIDS é uma doença que já tem cura.
Julgue os seguintes itens, acerca da história da medicina homeopática e relacionados aos conceitos de saúde e doença em homeopatia.
Hahnemann inicialmente estudou um medicamento à base de quinino para o tratamento da malária e observou que as pessoas saudáveis, quando tratadas com o medicamento homeopático, não desenvolviam a patogenesia do medicamento, demonstrando assim a eficiência do tratamento homeopático.
Em relação ao Código de Ética Médica, é correto afirmar:
O médico não tem direito de internar ou assistir seus pacientes em hospitais privados se não fizer parte de seu corpo clínico
O médico tem direito de suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições mínimas para o exercício profissional ou não o remunerar condignamente, mesmo em situações de urgência e emergência.
O médico não tem direito de recusar a realização de atos médicos que, embora sejam contrários aos ditames de sua consciência, sejam permitidos por lei
O médico tem direito de recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar o paciente
O médico tem direito de definir o tempo a dedicar ao paciente, procurando conciliar sua carga horária, que geralmente implica acúmulo de encargos ou de consultas, mesmo que o tempo dedicado ao paciente não seja o ideal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...