Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à origem e preparação de medicamentos homeopáticos, julgue os itens subseqüentes.
Devido a sua alta diluição, os medicamentos homeopáticos não podem ser identificados, de uma maneira geral, pelo olhar, gosto ou cheiro.
No caso de mulheres que engravidam em decorrência de estupro e não desejam manter a gestação, a interrupção pode ser realizada pela prática do aborto. Caso o aborto tenha sido realizado com consentimento da gestante e após alguns meses se constate que não houve estupro, quem será penalizado?
O médico que realizou o aborto
A instituição (hospital) onde foi realizado
O médico e a paciente
Somente a paciente
Esse tipo de situação não está prevista em lei.
Acerca de infertilidade, é correto afirmar que
o emprego de gonadotrofinas (hMG) é uma alternativa adequada na indução da ovulação em mulheres com infertilidade anovulatória resistentes ao citrato de clomifeno. O tratamento simultâneo com hCG (gonadotrofina coriônica humana) tem por objetivo a maturação do corpo lúteo.
Uma paciente de 35 anos de idade procurou o ambulatório de endocrinologia queixando-se de cansaço, desânimo e queda de cabelo. Ao exame clínico, a paciente apresentou pele ressecada, hiporeflexia patelar, freqüência cardíaca de 52 bpm e tireóide palpável, de volume reduzido. Os exames complementares demonstraram: TSH = 15,0 mU/L (valor normal = 0,3-6,0 mU/L), T3 = 65 ng/dL (valor normal = 70 a 200 ng/dL) e T4 livre = 0,6 ng/dL (valor normal = 0,89 a 1,80 ng/dL). A cintilografia evidenciou níveis de captação de radioiodo discretamente diminuídos.
A respeito do caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A sintomatologia da paciente, e os níveis de TSH sugerem o diagnóstico de hipotireoidismo sub-clínico.
Um homem com 55 anos de idade procurou um serviço de saúde, queixando-se de tenesmo e sangramento retal. Ao exame proctológico, foi detectado no reto um tumor vegetante e ulcerado, que media aproximadamente 5 cm. A porção mais distal do tumor estava a 7 cm da margem anal. Ao exame anatomopatológico, foi confirmado que se tratava de adenocarcinoma. O paciente, após avaliação clínica e estadiamento com exames de imagem, foi submetido a radioterapia pré-operatória e, 4 semanas após o término da radioterapia, foi operado. A operação realizada foi uma ressecção anterior com excisão total do mesorreto, seguida de anastomose colorretal baixa, com bolsa colônica e ileostomia em alça.
Julgue os itens a seguir, relativos à situação hipotética apresentada acima.
A realização de ileostomia protetora está indicada, no caso descrito, para reduzir a ocorrência de deiscência da anastomose colorretal.
Mulher de 28 anos de idade, aparentemente hígida, foi encaminhada ao serviço médico, com quadro de cefaléia intensa, iniciada há cerca de uma hora, resistente a analgésicos comuns, associada a náusea e alterações visuais.
Considerando o quadro clínico acima e a respeito dos quadros de cefaléia, julgue os itens seguintes.
Cefaléia de início súbito pode ser decorrente de meningoencefalite causada por infecções pulmonares ou de seios paranasais e difere de quadros de enxaqueca por apresentar precocemente alterações do diâmetro pupilar e sinais focais.
A síndrome da insuficiência cardíaca é a via final comum para a grande maioria das cardiopatias e representa importante problema de saúde pública. Segundo informações recentes do DATASUS (Ministério da Saúde) existem aproximadamente 2 milhões de pacientes com insuficiência cardíaca no Brasil e incidência de 240 mil novos casos por ano. Com relação aos aspectos fisiopatológicos e clínicos dessa síndrome, julgue os itens a seguir.
Do ponto de vista etiofisiopatogênico a insuficiência cardíaca decorre basicamente das seguintes anormalidades (isoladas ou em associação): transtornos da contratilidade ventricular, sobrecarga de volume ou pressão e distúrbios do enchimento ventricular.
Quanto ao Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), é incorreto afirmar que:
pode acometer qualquer parte do sistema nervoso central, nervos cranianos e periféricos e causar psicoses e severa depressão.
no envolvimento renal pelo LES, a mais freqüente anormalidade observada é a hematúria.
o FAN é o teste mais sensível para diagnosticar LES, mas não é específico.
anticorpos anti-DNA dupla hélice são muito específicos para o diagnóstico de LES e podem refletir doença renal em atividade.
os níveis de complemento total ou seus componentes C3 e C4 podem estar diminuídos no LES ativo.
Um homem de 65 anos de idade procurou o prontosocorro devido ao surgimento súbito de dor torácica intensa, retroesternal, irradiada para o pescoço e para as costas, iniciada há cerca de 1 hora. Ele tem hipertensão arterial há 20 anos, é tabagista crônico (50 maços/ano) e nega sintomas cardiovasculares prévios. No exame físico, constata-se paciente ansioso, com sudorese profusa, freqüência cardíaca de 100 bpm, pressão arterial de 200 mmHg × 120 mmHg (medida na posição deitada, no braço direito, que tem circunferência de 19 cm, com manguito padrão), freqüência respiratória de 15 irpm. Pulmões limpos. Ritmo cardíaco regular em 3 tempos, por 4.ª bulha, hiperfonese de 2.ª bulha em foco aórtico, sem sopros, pulso radial esquerdo diminuído em relação ao direito. O eletrocardiograma convencional mostrou taquicardia sinusal, sobrecarga do ventrículo esquerdo, alterações da repolarização ventricular com padrão de strain. A radiografia torácica revelou alargamento do mediastino superior, moderado aumento da sombra cardíaca e campos pleuropulmonares limpos.
Tendo como base esse caso clínico hipotético, julgue os itens seguintes.
Nesse cenário clínico, é recomendado, no tratamento clínico inicial, o uso de um medicamento do grupo dos betabloqueadores, de preferência por via intravenosa e em associação com outro(s) medicamento(s) cardiovascular(es).
Em relação a um homem de 45 anos, assintomático, cujo teste de esforço antes de iniciar programa de exercícios físicos sugere isquemia, é correto afirmar que
é aceitável realizar mapeamento miocárdico com esforço; se negativo, não é necessário avaliação adicional.
é dispensável avaliação adicional.
a decisão quanto a novos exames e sua interpretação não deve ser influenciada pela presença de fatores de risco cardiovascular.
a decisão quanto a novos exames e sua interpretação não deve ser influenciada pelas características da resposta ao esforço (medidas, por exemplo, pelo score de Duke).
não se deve proceder a avaliação adicional, exceto se a glicemia indicar diabetes ou estado pré-diabético.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...