Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com 23 anos de idade procurou a assistência médica, informando apresentar, nas últimas 3 semanas, tosse com eliminação de expectoração amarelada, associada a falta de ar, desconforto no peito e sibilância torácica. Esses sintomas ocorriam diariamente, ao longo do período diurno, e pelo menos 3 vezes por semana, no período noturno. Exercícios leves passaram a desencadear crises na última semana. As crises vêm sendo tratadas com broncodilatador beta-2-agonista de curta duração, usado duas ou mais vezes por dia. Em pelo menos 3 vezes no período citado, foi necessário procurar o pronto-socorro do hospital e, na última crise, houve internação e administração do corticóide sistêmico prednisona na dosagem de 10 mg/dia, por via oral.
Com base nesse caso clínico hipotético, julgue os itens seguintes.
Uso freqüente de corticóides sistêmicos, crise prévia grave com necessidade de intubação e presença de doença cardiovascular ou psiquiátrica são algumas das condições que devem ser pesquisadas em pacientes como o desse caso hipotético, pois são indicativas de risco aumentado de complicações graves, inclusive morte.
Julgue os itens a seguir, relativos a fraturas e luxações.
As fraturas expostas do tipo III apresentam ferida maior que 10 cm, com extensa lesão de partes moles, esmagamento e alto nível de contaminação.
Em relação à epicondilite lateral é incorreto afirmar que
acomete mais o sexo feminino, em uma proporção de 2,5:1.
é até sete vezes mais freqüente que a epicondilite medial.
atividades envolvendo movimentos repetitivos, esforço estático e pressão prolongada de objetos, condução de veículos, cujos volantes exigem esforço, são fatores desencadeadores da doença.
acometem particularmente trabalhadores na faixa etária de 35 a 55 anos.
os mecanismos etiopatogênicos da doença ainda são obscuros e controversos.
A respeito da preparação de medicamentos em farmácias homeopáticas, julgue os itens que se seguem.
Hahnemann conhecia o medicamento homeopático desde a sua preparação até a ação no indivíduo. Hoje, essas atribuições são divididas entre médico e farmacêutico.
A respeito das drogas utilizadas na inibição do trabalho de parto prematuro, é INCORRETO afirmar:
Os betaadrenérgicos devem ser administrados diluídos em soro glicosado 5% e mantidos por 12 horas
A terbutalina, o salbutamol e a ritodrina demonstram índices de efetividade semelhantes
A indometacina não deve ser usada após 34 semanas pelo risco de fechamento precoce do ducto arterial.
Entre 28 e 34 semanas, recomenda-se beta ou dexametazona, 12 mg/dia/IM durante 2 dias. Essas doses devem ser repetidas semanalmente até 34 semanas
Os betaadrenérgicos orais não são recomendados, pela falta de comprovação de seus efeitos positivos.
Acerca da fisiologia do ciclo menstrual, julgue os itens a seguir.
A estrona e o estradiol produzidos nos ovários são sintetizados quase exclusivamente nas células tecais e estromais, que possuem todos os sistemas enzimáticos necessários para transformar o colesterol nos esteróides estrogênios.
A respeito da retocolite ulcerativa e da colite granulomatosa de Crohn, julgue os itens abaixo.
Essas doenças, na fase crônica, constituem fator de risco para o desenvolvimento de adenocarcinoma colorretal.
Uma paciente com 30 anos de idade queixa-se de mal-estar geral, anorexia, fadiga com aproximadamente 6 meses de evolução e piora progressiva; artralgias de grandes e médias articulações, algumas com sinais flogísticos ao exame; dor à mobilização de grandes grupos musculares. Há evidências de rash cutâneo na face, no tronco e nos membros superiores; rarefação capilar, com desprendimento fácil de cabelos; anemia e emagrecimento; derrame pleural bilateral, verificado em raio X de tórax; pancitopenia, constatada em hemograma completo, e traços de proteína, verificados no EAS. Suspeita-se de lúpus eritematoso sistêmico (LES).
Considerando esse caso hipotético, julgue os itens subseqüentes.
Pericardite é a manifestação mais freqüente de serosite no quadro de LES.
Acerca do choque circulatório, julgue os itens que se seguem.
O choque hipovolêmico, decorrente de uma hemorragia digestiva baixa, deve inicialmente ser tratado com aminas vasopressoras (dopamina, por exemplo), com vistas a garantir uma adequada perfusão nos órgãos vitais (coração e sistema nervoso central).
Em relação ao Tromboembolismo pulmonar, não se apresenta como sinal clássico na radiologia do tórax:
aumento do ventrículo esquerdo.
alargamento da artéria pulmonar.
oligoemia focal.
elevação da hemicúpula diafragmática do lado acometido.
condensação triangular com ápice voltado para o hilo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...