Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 47 anos de idade, sem acompanhante, admitido na UTI em coma, apresentando miose bilateral, hipersecreção brônquica, broncoespasmo e bradicardia. A gasometria arterial revelou acidose metabóica e hipoxemia. O diagnóstico mais provável é intoxicação por:
barbitúricos
monóxido de carbono
organofosforados
antidepressivos tricíclicos
Fuga de ideias é um sinal psicopatológico habitualmente observado em quadros de:
Com relação à obstrução intestinal, é correto afirmar que:
seu tratamento é sempre cirúrgico.
os distúrbios hidro-eletrolíticos são mais freqüentes nas obstruções baixas.
o sofrimento vascular de alça intestinal pode ser tratado sem ressecção cirúrgica.
a descompressão gástrica e a reposição hidro-eletrolítica pré-operatória não interferem no resultado do tratamento cirúrgico.
a fase tardia da obstrução intestinal por brida sem tratamento adequado não evolui para íleo paralítico.
Julgue os próximos itens, referentes a transtorno obsessivo compulsivo (TOC). A exposição e a prevenção de resposta são as principais técnicas da psicoterapia cognitivo comportamental no tratamento do TOC.
São alterações que ajudam a diferenciar a Demência Frontotemporal − DFT da Doença de Alzheimer − DA:
Uma criança do sexo masculino com 20 dias de vida, era saudável até 5 dias, quando começou a apresentar vômitos após as mamadas, compostos pelo próprio leite "talhado", vômitos esses que vêm se intensificando, levando à perda de peso. Mãe nega febre e refere evacuações normais e apetite preservado; notou também formação de uma "bola" na região epigástrica após as dietas.
Com base no quadro clínico supra-citado, o diagnóstico mais provável é:
Semi-oclusão duodenal
Refluxo gastro esfágico
Estenose hipertrófica de piloro.
Má rotação intestinal
Analise o seguinte caso.
Mulher, 48 anos, procura consulta ambulatorial em virtude de quadro gripal há 7 dias, que evoluiu para disfonia e tosse intensa, piorando sempre ao final do dia. Refere que nunca sentiu isso antes. Fuma há 20 anos. Após exame laringoscópico, foi possível evidenciar discreto abaulamento no terço anterior das cordas vocais, com superfície lisa, esbranquiçada e mobilidade simétrica.
Analise o provável diagnóstico dessa paciente, e marque a opção CORRETA.
A hemorragia, em paciente com polidrâmnio, no puerpério imediato, deve-se a:
inversão uterina.
hipotonia uterina.
útero de Culvelaire.
útero de Culvelaire.
infecção puerperal.
Um critério aceito para inclusão de um trabalhador hepatopata grave no cadastro de transplante hepático é o escore de Child-Pugh com pontuação acima de 7, que corresponde à classificação B ou C. Os indicadores utiliza dos como parâmetros na contagem deste escore são:
Paciente de 35 anos de idade, com história de alcoolismo e quadro de náuseas, vômitos e fraqueza muscular. O exame físico revelou diminuição do turgor da pele, ausculta cardiopulmonar normal e PA supina de 130x80 mmHg e em ortostase de 100x70 mmHg. Os resultados de exames laboratoriais foram: sódio: 130 mnEq/L; potássio: 2,3 mEq/L; cloro: 75 mEq/L; bicarbonato: 40 mEg/L; creatinina: 2,8 mg/dL; pH sérico: 7,54; PCO2: 48 mmHg; PO2: 90 mmHg. O distúrbio ácido-básico inicial é:
acidose metabólica
alcalose metabólica
alcalose respiratória
acidose respiratória
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...