Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A impressão digital que apresenta dois Deltas é:
Os achados mais prováveis da biópsia pulmonar de uma paciente de 40 anos de idade que inicia o quadro com gripe, tosse por 3 dias seguida de dispnéia que progrediu, dentro de 48 horas, para insuficiência respiratória; ao exame apresentava estertores crepitantes difusos, PaO2 de 48mmHg e PaCO2 de 29mmHg. A radiografia de tórax revelou lesões infiltrativas bilaterais e não houve resposta a terapia com antibiótico nas 72 horas, com piora do quadro da insuficiência respiratória.
Pneumonia intersticial usual ou pneumonia intersticial descamativa.
Granuloma eosinofílico ou granulomatose de Wegener.
Histoplasmose ou tuberculose.
Bronquiolite obliterante com pneumonia organizante rapidamente progressiva ou pneumonia intersticial aguda.
Proteinose alveolar pulmonar ou síndrome de Goodpasture.
Em situações de acidose metabólica, é correto afirmar que:
terapia com carbenicilina e penicilina pode reduzir o ânion gap.
a hemodiluição pode aumentar o ânion gap, gerando erro em sua determinação.
a determinação laboratorial do ânion gap tem maior acurácia em situações de hiperviscosidade.
o ânion gap em geral é positivo, podendo ser igual a zero em situações de desidratação e azotemia, pelo aumento de fosfato e su lfato.
em crianças com insuficiência renal crônica, a acidose metabólica resulta em um estado catabólico excessivo, sugerindo q ue a perda protéica relacionada à acidose contribui para o retardo de crescimento nesta patologia.
Sobre Insuficiência Renal Crônica – fase final, analise as afirmativas abaixo:
Estão corretas, apenas:Mulher 30 anos, G II P I, parto normal e um aborto espontâneo, queixa-se de dor em hipogástrio e fossa ilíaca direita, tipo cólica, há 5 meses. Faz uso de anticoncepcional oral combinado. Ao exame observou-se útero globoso, com abaulamento à direita e doloroso à mobilização. Os anexos não foram palpados. A ultrassonografia transvaginal revelou útero medindo 80x55x42 mm com volume 102 cm3. Presença de nódulo miomatoso, subseroso, em parede fúndica antero-lateral direita, medindo 70 x 55 mm com área excêntrica central anecóica (líquida) com debris medindo 50 x 30 mm. O tipo de degeneração miomatosa mais provável e a conduta são respectivamente:
A confirmação diagnóstica de cólera é feita preferencial-mente com:
Bacterioscopia das fezes
Coprocultura
Sorologia
Leucometria fecal
Uma mulher de 45 anos de idade procurou o setor de emergência de um hospital com queixa de icterícia, colúria e acolia há três dias. Ela relatou passado de intolerância à alimentação hiperlipídica, com cólicas abdominais eventuais.
Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
No caso apresentado, a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica deve ser o primeiro exame de imagem a ser solicitado pelo médico, pois, além de diagnóstico, pode também ser terapêutico, com a realização de papilotomia.Considere que o corpo humano seja dividido por planos imaginários, com os principais planos sendo o sagital, o frontal ou coronário e os horizontais. O plano sagital passa pela sutura sagital, dividindo o corpo medianamente em lados direito e esquerdo; o coronário passa pela sutura coronária dividindo o corpo em partes anterior ou ventral e posterior ou dorsal. Os planos horizontais dividem o corpo em partes superiores ou proximais e inferiores ou distais. Julgue os itens a seguir, relacionados a esses planos anatômicos. O olho localiza-se na parte ventral e dele fazem parte as seguintes estruturas: córnea, cristalino, humor vítreo, íris, humor aquoso e retina.
Assinale a alternativa correta:
Paciente do sexo masculino, de 40 anos de idade, apresenta história de tosse com expectoração amarelada, dor torácica e febre, precedido de infecção do trato respiratório superior há 4 dias. É diabético, fuma em média 6 cigarros por dia há vários anos. Ao exame, apresenta-se febril (39oC), taquicárdico (100bpm), taquipnéico (30irpm), com PA de 110x60mmHg. Dentes bem conservados. Ao exame do tórax, mostra sinais de consolidação no 1/3 inferior do hemitórax esquerdo. Ausculta cardíaca normal, abdome normal, MMII normais, ausência de lesão de pele. No leucograma apresentava 11.300 leucócitos com 20% de bastões. A radiografia do tórax mostrou consolidação em lobo inferior esquerdo, com o seio costo frênico esquerdo velado, que sugere pequeno derrame pleural. O esquema de antibiótico deve ser dirigido considerando-se a hipótese de diagnóstico de:
pneumonia por Pseudomonas aeruginosa.
pneumonia por Staphylococcus aureus
pneumonia por Streptococcus pneumoniae.
pneumonia por Aspergillus fumigatus.
pneumonia por bactérias anaeróbicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...