Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual o diagnóstico da radiografia de tórax ilustrada abaixo?



    A) Derrame pleural esquerdo.

    B) Pneumotórax hipertensivo.

    C) Edema pulmonar cardiogênico.

    D) Intubação seletiva à direita, com atelectasia pulmonar esquerda.

    E) Intubação seletiva à direita, com pneumotórax à direita em paciente com infiltrado pulmonar.

Comparando as três curvas pressão-volume abaixo, quais delas representariam um paciente com Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo já em fase fibroproliferativa da doença?


    A) Apenas a curva A.

    B) Apenas a curva B.

    C) Apenas a curva C.

    D) Apenas as curvas A e C.

    E) Apenas as curvas B e C.

Em qual das situações abaixo podemos utilizar a succinilcolina, com segurança, na intubação dos pacientes com insuficiência respiratória?

    A) Pacientes com história de hipertermia maligna.

    B) Pacientes hipercalêmicos.

    C) Pacientes com imobilização prolongada.

    D) Pacientes com exacerbação da doença pulmonar obstrutiva crônica.

    E) Pacientes com miopatia grave.

Qual dos procedimentos abaixo NÃO é obrigatório antes da determinação de Morte Encefálica (ME) em um paciente adulto?

    A) Notificar à Central Estadual de Transplantes que o processo de determinação da ME foi iniciada.

    B) Ter evidência de lesão encefálica de causa conhecida, irreversível e capaz de causar a ME.

    C) Tratamento e observação do paciente em hospital por período mínimo de 6 horas. Esse período de observação e tratamento deve ser, no mínimo, de 12 horas em casos de encefalopatia hipóxico-isquêmica ou após reaquecimento de hipotermia terapêutica.

    D) Durante o teste da apneia, deve haver ausência de movimentos respiratórios após a interrupção de ventilação, mediante a estimulação máxima do centro respiratório com documentação de uma PaCO2> 55 mmHg.

    E) Atualizar as informações aos familiares a cada etapa do processo de determinação da ME.

Homem de 30 anos chega à sala de emergência com quadro de politraumatismo crânio-encefálico, torácico e abdominal. Apresenta sinais clínicos de hemorragia (pressão arterial sistólica <70 mmHg e frequência cardíaca >120 batimentos por minuto). Qual a conduta imediata correta a ser realizada pelo médico da emergência em relação à hemorragia?

    A) Reposição imediata de concentrado de glóbulos vermelhos, plasma fresco congelado e plaquetas.

    B) Reposição imediata de ácido tranexâmico e ecografia abdominal à beira-leito.

    C) Reposição imediata de proteína C ativada recombinante e tomografia abdominal sem contraste.

    D) Reposição imediata de crioprecipitado e ecografia abdominal à beira-leito.

    E) Imediata laparotomia exploradora.

Paciente em ventilação mecânica há 7 dias, com melhora dos sinais de insuficiência respiratória, inicia processo de desmame ventilatório e, após 2 horas de suspensão da sedação, apresenta-se desconfortável e com as curvas ventilatórias demonstradas abaixo:




Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.

    A) Apresenta duplo disparo.

    B) Apresenta fluxo inspiratório insuficiente.

    C) Não existem anormalidades detectáveis.

    D) Apresenta ciclagem prematura.

    E) Apresenta disparo inefetivo.

Analise as seguintes assertivas a respeito dos acidentes vasculares cerebrais:


I. Os sinais ou sintomas mais frequentes de acidente vascular cerebral de circulação posterior são a afasia e o desvio do olhar contralateral à hemiparesia.


II. O surgimento súbito de sintomas ou sinais tais como ataxia de marcha, hemiparesia, sintomas visuais súbitos e alterações da linguagem, entre outros, tem alta sensibilidade para identificar os acidentes vasculares cerebrais.


III. A avaliação da simetria de face, da força dos membros superiores e da fala são testes úteis e sensíveis para identificar o acidente vascular cerebral da circulação anterior.


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

A respeito das doenças alérgicas, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A adrenalina em solução aquosa a 1:1.000, dose de 0,3 a 0,5 mL via intramuscular, preferentemente, ou subcutânea, é a base do tratamento imediato de reação alérgica frente a um episódio de anafilaxia grave.
( ) A reação alérgica tipo III-complexo imune pode ter quadro clínico de doença do soro ou reação de Arthus, sendo causada por drogas, doenças imunológicas e vacinas.
( ) A anafilaxia é uma reação alérgica de rápida evolução, causada principalmente por ativação de imunoglobulina E e subsequente liberação maciça de histamina.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V.

    B) V – V – F.

    C) V – F – F.

    D) F – V – F.

    E) F – F – V.

A respeito de sinais ou sintomas de doenças ou de suas características clínico-epidemiológicas, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A dengue, na fase crítica, após o desaparecimento da febre, pode acarretar manifestações de alerta como dor abdominal intensa (referida ou à palpação), vômitos persistentes, ascite, derrame pleural ou pericárdico, hipotensão postural, hepatomegalia, aumento progressivo do hematócrito e sangramento de mucosa.

    B) A ocorrência de infecção causada por vírus zika durante a gestação pode causar malformações congênitas e microcefalia.

    C) A infecção respiratória aguda causada pelos vírus influenza A, B e C, que surge em surtos e epidemias sazonais, é transmitida de forma direta, pessoa a pessoa, por gotículas lançadas no ar, ou indireta, sobretudo, pelas mãos, porém os fômites também podem transmitir essa doença.

    D) A febre pode ser a única manifestação de infecção em pacientes neutropênicos submetidos à quimioterapia ou em casos de neutropenia congênita cíclica ou persistente.

    E) A doença por vírus Chikungunya, na fase aguda, é acompanhada de erupção cutânea generalizada, comprometendo inclusive regiões palmoplantares, além de quadro clínico com manifestações hepáticas, oculares e neurológicas, entre outras, e, na fase crônica, predominam as manifestações cardiovasculares.

A respeito da tuberculose, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A prova tuberculínica ou teste tuberculínico consiste na injeção intradérmica de 0,1 mL de uma solução-padrão, e a leitura do resultado é medida em milímetros do diâmetro transverso da enduração.

    B) Há indicação para a realização da prova tuberculínica na investigação complementar para fins de diagnóstico de probabilidade de tuberculose em pacientes com suspeita clínica e radiológica de tuberculose pulmonar, com escarro negativo para BAAR.

    C) Em adultos não imunossuprimidos, é mais comum o adoecimento por tuberculose pulmonar pósprimária, decorrente de reinfecção ou reativação de focos micobacterianos endógenos latentes.

    D) A tuberculose ganglionar é mais comum na região cervical ou supraclavicular e menos frequente na região axilar ou inguinal.

    E) Um resultado falso-positivo da prova tuberculínica pode ocorrer durante a gravidez, na imunodepressão avançada e na desidratação acentuada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...