Lista completa de Questões de Medicina do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à sífilis, assinale a alternativa correta.
É considerada tardia após 1 ano de evolução, e nessa fase as lesões de pele são altamente infectantes.
Na sífilis recente latente, o diagnóstico é definido pela presença de lesões de pele características.
O comprometimento do sistema nervoso central ocorre geralmente de 5 a 35 anos após a infecção, mas nos pacientes HIV-positivos pode ocorrer na vigência ou logo após o secundarismo.
Na sífilis secundária, o exantema surge de 4 a 8 semanas após o desaparecimento do cancro duro, é intensamente pruriginoso e se distribui por todo o corpo, poupando regiões palmares e plantares.
A sífilis adquirida recente compreende o primeiro mês de evolução da doença e é dividida em primária, secundária e latente.
Com relação à filariose, assinale a alternativa correta.
Eosinofilia pulmonar tropical é a forma de filariose bancroftiana que se expressa com importante eosinofilia periférica e, caracteristicamente, a pesquisa de microfilária em sangue periférico é negativa.
O uso de corticóide, associado à dietilcarbamazina (DEC), é fundamental no tratamento da eosinofilia pulmonar tropical.
A hematúria é predominantemente microscópica e evolui, caracteristicamente, sem microfilaremia (filariose oculta).
O tratamento dos portadores de doença renal induz uma exacerbação transitória da proteinúria, mas a hematúria persiste, independente do desaparecimento das microfilárias.
O linfedema crônico de membros inferiores decorre principalmente da reação inflamatória decorrente da morte da filária adulta.
Na leptospirose, observa-se que:
há importante elevação de enzimas hepatocitárias e uma lesão subcelular no nível do sistema de ductos biliares extra-hepáticos, que determina a colestase.
as alterações funcionais determinadas por substâncias tóxicas liberadas pelas leptospiras, a redução de volemia resultante de injúria endotelial, a desidratação e a hipotensão são determinantes de lesão renal.
a hemorragia pulmonar só ocorre tardiamente no curso da doença, e tem bom prognóstico.
na fase inicial do tratamento, deve-se evitar a infusão de líquidos, pois o paciente costuma estar em anúria.
na fase inicial da doença, a administração de potássio deve ser evitada, pois costuma haver hipercalemia.
Com relação às infecções oportunistas nos pacientes portadores de HIV/AIDS, assinale a alternativa correta.
Neurocriptococose é uma meningoencefalite causada pelo fungo Criptococcus neoformans, e ocorre habitualmente quando a contagem de linfócitos CD4 está acima de 100/mm³.
Lesões circundadas por "anel", ou reforço pelo contraste, especialmente nos gânglios da base, são observados na tomografia computadorizada na neurotoxoplasmose.
A presença de retinite, esofagite, colite, hepatite e doença biliar são indicativos de estrongiloidíase disseminada.
A infecção disseminada pelo complexo Mycobacterium avium-intracellulare representa mais comumente uma reativação de infecção remota latente, e não infecção recentemente adquirida.
A leucoencefalopatia multifocal progressiva é causada por fungos, geralmente quando a contagem de linfócitos CD4 é inferior a 100/mm³, e não há melhora, mesmo com o tratamento eficaz da infecção pelo HIV.
Em relação à síndrome de apnéia obstrutiva do sono é correto afirmar que:
A aplicação noturna de máscara nasal conectada a um gerador de fluxo de ar contínuo (CPAP) constitui-se em tratamento ainda pouco aceito, exigindo-se maiores evidências científicas que comprovem o seu benefício.
Causa ativação do sistema nervoso simpático, não somente no período de sono, mas, também, no período diurno, de vigília.
A cirurgia de ressecção de partes moles do palato impõe-se como um tratamento de rotina.
Como sempre que ocorre a asfixia segue-se o micro despertar, não há risco de graves conseqüências para o sistema cardiovascular.
No que diz respeito à artrite reumatóide, é correto afirmar que:
O diagnóstico é eminentemente clínico, devendo ser cogitado em todos os casos de poliartrite de pequenas e grandes articulações.
O pico de incidência situa-se entre a segunda e quarta década de vida.
Costuma atingir mais indivíduos da raça branca.
Têm sido observadas prevalências semelhantes em homens e mulheres.
Homem de 55 anos é internado com febre, emagrecimento e adenomegalia cervical. A tomografia de tórax e abdome mostra apenas adenomegalia peripancreática. O mielograma é normal e a biópsia do gânglio cervical demonstra a presença de células de Reed-Sternberg. O tipo de linfoma e o estadiamento são, respectivamente,
Hodgkin e III-A.
Hodgkin e III-B.
Hodgkin e II-B.
não-Hodgkin e II-A.
não-Hodgkin e III-B.
O mediastino é área do tórax sede de múltiplas afecções, tais como tumores, cistos, infecções, hemorragias, aneurismas. Considerando esse assunto, julgue os itens subsequentes. Os cistos primários de mediastino habitualmente não manifestam sintomas, sendo o tipo mais comum o cisto broncogênico.
O mediastino é área do tórax sede de múltiplas afecções, tais como tumores, cistos, infecções, hemorragias, aneurismas. Considerando esse assunto, julgue os itens subsequentes. Os tumores mais frequentes no mediastino são os de células germinativas, caracteristicamente localizados no mediastino posterior.
Com relação às diversas afecções que podem acometer o fígado e as vias biliares, julgue os itens que se seguem. A equinococose é uma zoonose transmitida tanto por contato direto entre humanos quanto pelas ovelhas, porém os hospedeiros definitivos são os equinos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...