Lista completa de Questões de Medicina do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma menina de nove anos de idade apresenta as manifestações de telarca (M4 de Tanner) e pubarca (P4 de Tanner). A menarca ocorreu há sete meses, e os ciclos estão regulares. Ela tem índice de massa corporal de 24, sua estatura está no percentil 80 e sua genitália é feminina e adulta. O teste de estímulo com GnRH (100 :g) apresentou o seguinte resultado.
Acerca desse quadro clínico, julgue o item abaixo.
Trata-se de puberdade precoce isossexual verdadeira ou gonadotrofino-dependente, porque houve resposta do LH ao GnRH.
Julgue o item seguinte, referente a aspectos éticos em reprodução assistida.
No Brasil, a doação temporária do útero não pode ter caráter comercial, e as doadoras devem pertencer à mesma família das receptoras em parentesco de, no máximo, segundo grau. Caso não haja possibilidade desse tipo de parentesco, autorização especial deve ser fornecida pelo CRM para que a doadora seja outra pessoa não ligada à família ou com parentesco mais distante.
F.R., com 24 anos de idade, refere que seus ciclos menstruais, desde a menarca, são oligomenorreicos. O seu IMC (índice de massa corporal) corresponde a 31. Apresenta hirsutismo leve e acantose nigricans na nuca e axilas. Acerca desse caso clínico, é correto afirmar que
essa paciente tem a síndrome dos ovários policísticos e o tratamento exclusivo com dieta e atividade física é suficiente para a regressão das manifestações clínicas.
Julgue os itens seguintes, a respeito de contracepção.
Mulheres portadoras de tumor ovariano ovário benigno (incluindo cistos) podem usar o DIU.
Julgue os itens seguintes, a respeito de contracepção.
Mulheres com idade maior ou igual a 35 anos e fumantes de menos de 15 cigarros por dia podem usar anticoncepcional injetável mensalmente mas não podem usar anticoncepcional hormonal oral.
Acerca de infertilidade, é correto afirmar que
o emprego de gonadotrofinas (hMG) é uma alternativa adequada na indução da ovulação em mulheres com infertilidade anovulatória resistentes ao citrato de clomifeno. O tratamento simultâneo com hCG (gonadotrofina coriônica humana) tem por objetivo a maturação do corpo lúteo.
Uma mulher de 40 anos de idade, portadora de mastopatia fibrocística, deseja saber se existe relação entre essa patologia e o câncer de mama. Ela relatou que, aos 35 anos de idade, a análise histológica de tecido mamário foi compatível com alterações proliferativas epiteliais. Nessa situação,
a paciente deve ser tranqüilizada e informada que a mastopatia fibrocística com alterações proliferativas epiteliais não aumenta o risco de câncer de mama.
No que se refere à endometriose, é correto afirmar que, para o alívio da dor,
não há evidências de que o tratamento clínico dessa doença com danazol seja menos efetivo que com agonista do GnRH.
Acerca do câncer de corpo uterino, julgue o item que se segue.
O câncer de endométrio, cuja ocorrência é maior em mulheres pós-menopausadas, deve ser rastreado pela associação do teste de Papanicolaou de rotina com a avaliação citológica do endométrio.
Em uma mulher com 10 semanas de gestação, foi feito o diagnóstico de carcinoma de colo uterino, estadiamento IIA. A conduta recomendada nessa situação é
aguardar a evolução da gestação e viabilidade fetal, para então realizar a cesárea e o tratamento cirúrgico de rotina para o câncer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...