Lista completa de Questões de Medicina do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A presença de massa cervical aguda na criança representa sempre um desafio diagnóstico para o pediatra. Diante de dezenas de possibilidades diagnósticas, as causas mais freqüentes são:
neoplasias benignas.
neoplasias malignas.
alterações do desenvolvimento embrionário.
doenças auto-imunes.
doenças inflamatórias ou infecciosas.
Nas pneumonias comunitárias na infância a abordagem terapêutica geralmente é empírica, baseando-se no provável agente etiológico de acordo com a faixa etária da criança. Dessa maneira, em um escolar de 9 anos com febre e tosse há 5 dias, ausculta pulmonar com crepitantes esparsos e raio X com padrão intersticial, qual é o agente etiológico provável e o antibiótico de primeira escolha?
Mycoplasma pneumoniae – macrolídeo.
Haemophilus influenzae – penicilina.
Haemophilus influenzae – cefalosporina.
Streptococcus pneumoniae – quinolona.
Saphylococcus aureus – penicilina.
Lactente de 2 meses é trazido à consulta médica por apresentar choro freqüente e obstrução nasal. No exame físico apresenta-se com palidez importante, dor intensa na manipulação de membro superior direito, rinite piosanguinolenta, e hepato-esplenomegalia. O diagnóstico mais provável para o caso é:
sífilis congênita.
septicemia.
leucemia.
maus tratos.
rubéola congênita.
As queimaduras são a quarta principal causa de morte por lesão traumática na infância e, no âmbito doméstico, passam a liderar esse ranking. A avaliação da causa (tipo de energia térmica) e da gravidade da lesão e a conduta instituída são fundamentais na definição do prognóstico das lesões. Com relação a esse tipo de acidente da infância, é INCORRETO afirmar:
Queimaduras por fogo podem ser mais graves e profundas, uma vez que as roupas aumentam o tempo de exposição da pele ao fogo.
A gravidade de uma queimadura é determinada pela profundidade, pela extensão e pela distribuição da lesão.
Queimaduras de terceiro e quarto graus são profundas, insensíveis e com necrose tecidual intensa.
Queimaduras de primeiro grau são profundas, caracterizam-se pela formação de bolhas, são indolores e há perda dos anexos cutâneos.
A estimativa da extensão e da profundidade das lesões através superfície corpórea queimada é fundamental para dirigir a terapêutica fluídica.
A abordagem correta da criança que sofreu um evento súbito traumático tem fundamental importância para que não ocorra agravamento das lesões ou do estado geral da vítima. A primeira medida a ser tomada no atendimento, independentemente de onde a criança se encontre, é:
verificar e manter circulação adequada.
realizar avaliação neurológica.
manter a permeabilidade das vias aéreas com controle cervical.
realizar a exposição da vítima através da remoção das roupas.
manter a respiração e ventilação.
Sabe-se que de 3% a 5% das meninas e de 1% a 2% dos meninos apresentam pelo menos um episódio de infecção do trato urinário (ITU) que pode ser sintomática (febril ou não) ou assintomática. Quanto à ITU, é INCORRETO afirmar:
ITU é a condição na qual se observa crescimento de germes no trato urinário, mais comumente de enterobacteriáceas, principalmente do gênero Escherichia coli.
O limiar tradicionalmente usado para bacteriúria significativa é de 100.000 ou mais unidades formadoras de colônias (UFC)/ml de urina emitida.
Bacteriúria assintomática refere-se à bacteriúria significativa no paciente sem sintomas atribuíveis ao trato urinário.
Cistite é a infecção localizada na bexiga urinária, acompanhada de sintomas de disúria, aumento da freqüência e urgência miccional.
Deve-se esperar o resultado da urocultura e antibiograma para iniciar a terapêutica antimicrobiana na criança com ITU febril.
Os helmintos (vermes) são organismos pluricelulares, de vida livre ou parasitas de plantas e animais, incluindo o homem. O diagnóstico da infecção pelo Enterobius vermicularis é geralmente feito através de:
exame parasitológico de fezes de rotina, visto ser freqüente o achado de ovos nas fezes.
biópsia retal, hepática ou de outros órgãos, devido ao depósito ectópico de ovos.
quadro clínico característico de prurido ano-retal principalmente noturno, irritabilidade e escoriações perianais.
identificação de cistos ou trofozoítos no exame direto de fezes.
identificação de cistos ou trofozoítos em swab retal.
Constipação intestinal crônica constitui um problema comum em pediatria e é causa freqüente de dor abdominal. Ela tem como principal etiologia:
hipotireoidismo.
encefalopatia.
distúrbio funcional.
aganglionose (Hirschsprung).
má-formação anorretal.
Uma criança do sexo feminino apresenta, há duas semanas, dor à micção, acompanhada de quadro febril e inapetência. O exame físico é normal. O hemograma revela-se normal e o exame de urina mostra pH de 8,5, com raras hemácias e reação do nitrito positiva. A cultura de urina resulta em mais de um milhão de colônias/mm3.
Com base no quadro clínico apresentado, julgue os itens subseqüentes.
Essa criança deve ser tratada imediatamente e investigada para a exclusão de más formações de vias urinárias e de refluxo vésico-ureteral, caso tenha outro episódio de infecção urinária.
Uma criança do sexo feminino apresenta, há duas semanas, dor à micção, acompanhada de quadro febril e inapetência. O exame físico é normal. O hemograma revela-se normal e o exame de urina mostra pH de 8,5, com raras hemácias e reação do nitrito positiva. A cultura de urina resulta em mais de um milhão de colônias/mm3.
Com base no quadro clínico apresentado, julgue os itens subseqüentes.
A criança apresenta infecção urinária, e o agente etiológico provável é Proteus sp, em virtude do pH urinário alcalino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...