Lista completa de Questões de Medicina do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre as bases no cuidado de pacientes está o uso de cateteres intravasculares e de cânulas orotraqueais com objetivos diversos, considerado um dos avanços modernos na assistência à saúde; entretanto, sua utilização também se associa ao aumento do risco de eventos infecciosos que podem inclusive levar a morte. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Não se deve contaminar as cânulas orotraqueais (colocando-as sobre a cama ou sobre o paciente, por exemplo) durante o ato da intubação, e os guias devem ser desinfetados ou esterilizados antes de sua utilização, contribuindo dessa forma para a prevenção das pneumonias hospitalares.
Entre as bases no cuidado de pacientes está o uso de cateteres intravasculares e de cânulas orotraqueais com objetivos diversos, considerado um dos avanços modernos na assistência à saúde; entretanto, sua utilização também se associa ao aumento do risco de eventos infecciosos que podem inclusive levar a morte. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. As recomendações atuais indicam que o curativo de punção de subclávia deve ser trocado sempre que estiver úmido (por sangue, secreções ou suor), sujo ou solto, e não se deve utilizar antibiótico tópico no local.
Com base nas informações da situação hipotética descrita ao lado, julgue os itens que se seguem.
Os estudos mais recentes têm demonstrado que o uso de drogas bloqueadoras dos receptores beta-adrenérgicos deve ser feito nesses casos, pois esses medicamentos aliviam os sintomas, reduzem o risco de infarto do miocárdio e a mortalidade global.Com base nas informações da situação hipotética descrita ao lado, julgue os itens que se seguem.
Todos pacientes que apresentam alterações semelhantes às descritas no caso clínico em apreço têm como base fisiopatológica uma alteração funcional representada pelo aumento no tônus vascular coronariano, que, na maioria das vezes, não está associada a obstrução orgânica fixa.Com base nas informações da situação hipotética descrita ao lado, julgue os itens que se seguem.
O quadro clínico e os traçados eletrocardiográficos sugerem que o procedimento adequado consiste em medicar a paciente com um agente trombolítico (estreptoquinase, por exemplo), pois o quadro apresentado é de angina instável (com isquemia em parede inferior), e quanto mais precoce o uso dessas drogas, melhor o prognóstico.As miocardiopatias ou cardiomiopatias representam um grupo heterogêneo de afecções cardíacas nas quais o elemento basicamente comprometido é o miocárdio. Com referência a essas cardiopatias, julgue os próximos itens. A miocardiopatia chamada de displasia arritmogênica do ventrículo direito caracteriza-se essencialmente pela presença de ventrículo direito com tamanho e forma normais mas com deficiência em seu relaxamento (disfunção diastólica) e relaciona-se com a doença de Löeffler, a amiloidose e a endomiocardiofribose, por exemplo.
As miocardiopatias ou cardiomiopatias representam um grupo heterogêneo de afecções cardíacas nas quais o elemento basicamente comprometido é o miocárdio. Com referência a essas cardiopatias, julgue os próximos itens. A etiologia e a patogênese da miocardiopatia hipertrófica ainda não são bem conhecidas; entretanto, sabe-se que essa doença é transmitida geneticamente, de forma autossômica recessiva, e tem sido identificada alteração no cromossomo 21 (nos genes relacionados com a cadeia pesada da miosina), embora sejam descritos casos esporádicos sem nenhuma alteração genética.
A insuficiência respiratória aguda, uma emergência clínica freqüente, é caracterizada basicamente por uma dificuldade encontrada pelo sistema respiratório de cumprir apropriadamente sua função essencial, qual seja, a promoção das trocas gasosas. O conhecimento das bases fisiopatológicas, do diagnóstico clínico-laboratorial e da abordagem terapêutica dessa situação emergencial são fundamentais para o médico. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. Nos pacientes com insuficiência respiratória, a indicação de suporte ventilatório mecânico é indiscutível quando houver falência cardiorrespiratória, apnéia ou necessidade de proteção das vias aéreas.
A insuficiência respiratória aguda, uma emergência clínica freqüente, é caracterizada basicamente por uma dificuldade encontrada pelo sistema respiratório de cumprir apropriadamente sua função essencial, qual seja, a promoção das trocas gasosas. O conhecimento das bases fisiopatológicas, do diagnóstico clínico-laboratorial e da abordagem terapêutica dessa situação emergencial são fundamentais para o médico. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. A relação entre a pressão parcial de oxigênio arterial e a fração inspiratória de oxigênio (PaO2/FiO2) pode ser usada para avaliação da eficácia das trocas gasosas em diferentes ofertas de oxigênio, sendo que uma relação de 200 mmHg é compatível com a normalidade.
A insuficiência respiratória aguda, uma emergência clínica freqüente, é caracterizada basicamente por uma dificuldade encontrada pelo sistema respiratório de cumprir apropriadamente sua função essencial, qual seja, a promoção das trocas gasosas. O conhecimento das bases fisiopatológicas, do diagnóstico clínico-laboratorial e da abordagem terapêutica dessa situação emergencial são fundamentais para o médico. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. A diferença entre a pressão de oxigênio do alvéolo (PAO2) e a pressão de oxigênio arterial (PaO2), o chamado gradiente alvéolo-arterial [P(A-a)O2], estima o grau da eficácia global das trocas gasosas e pode ser avaliado à beira do leito, de forma que a hipoxemia associada a P(A-a)O2 aumentada indica defeito nas trocas alvéolo-capilares (insuficiência respiratória hipoxêmica), porém, quando esse gradiente é normal, a hipoxemia decorre de hipoventilação alveolar (insuficiência respiratória ventilatória).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...