Lista completa de Questões de Medicina do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atualmente, verifica-se que a expectativa de vida da população vem crescendo. Doenças cardíacas e(ou) pulmonares têm maior prevalência na população geriátrica e aumentam o risco de má evolução no período pós-operatório. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. O infarto do miocárdio, uma das principais causas de morte pós-operatória na população geriátrica, ocorre nos três primeiros dias após a cirurgia e geralmente é silencioso (sem dor) no senescente. Essa característica parece decorrer do controle da dor no pós-operatório, dos efeitos residuais dos anestésicos e da alteração no nível de consciência, por exemplo.
Atualmente, verifica-se que a expectativa de vida da população vem crescendo. Doenças cardíacas e(ou) pulmonares têm maior prevalência na população geriátrica e aumentam o risco de má evolução no período pós-operatório. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Na população geriátrica, de uma maneira geral, as cirurgias associadas a fratura do colo do fêmur, ruptura de aneurisma de aorta abdominal, isquemia mesentérica aguda e neoplasias de cólon encontram-se entre as que mais levam à morte.
Ainda com relação a doenças infecciosas, cada um dos itens abaixo apresenta uma notícia resumida, seguida de uma assertiva a ser julgada. Brasil prepara lote de 20 mil vacinas contra gripe aviária. O Brasil corre alto risco de ser atingido por uma eventual pandemia do agente transmissor da gripe aviária, mas está preparado para uma situação de emergência: o primeiro lote de vacinas (20 mil) será produzido a partir de fevereiro de 2006. O agente infeccioso que causa a gripe já condenou milhões de aves na Ásia e desde 2003 causou a morte de 67 pessoas. Nessa situação, a gripe aviária, que é causada por vírus pertencente do gênero influenza A (subtipo viral H1N1), sendo que as manifestações clínicas variam de assintomática (ou doença leve do trato respiratório superior) até pneumonia grave e falência múltipla de órgãos, pode ser tratada com o antiviral aciclovir.
Ainda com relação a doenças infecciosas, cada um dos itens abaixo apresenta uma notícia resumida, seguida de uma assertiva a ser julgada. Vigilância Sanitária divulga normas para venda de caldo de cana em SC. A Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina divulgou nesta quinta-feira as normas para liberação da venda de caldo de cana em todo o estado. A regulamentação para a atividade será estendida a todo o país, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, após o surto de doença de Chagas que contaminou pelo menos 23 pessoas que ingeriram caldo em um quiosque de Navegantes (a 113 km de Florianópolis). A lei também valerá para a comercialização de sucos in natura. No Amapá, 26 pessoas foram infectadas pelo protozoário causador do mal após a ingestão de suco de açaí. Nessa situação, a transmissão da moléstia enfocada, que tem como agente etiológico o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, possivelmente decorreu da ingestão de alimentos contaminados com material infectante, especialmente proveniente de triatomíneos (fezes ou insetos triturados, p.ex.); e quando se confirma o diagnóstico deve-se realizar o tratamento específico com benzonidazol.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma notícia resumida que foi publicada acerca de doenças infecciosas que vêm ocorrendo no Brasil e(ou) no mundo, seguida de uma assertiva a ser julgada. Após mortes, DF lança campanha contra a hantavirose. O governo do DF vai divulgar a partir de hoje uma campanha publicitária para prevenir e combater a hantavirose, doença transmitida pelos ratos. A campanha será lançada após a morte de oito pessoas. As primeiras mortes por hantavirose no DF ocorreram em São Sebastião. Para confirmar as mortes ou casos suspeitos, são recolhidas amostras de tecidos do corpo ou sangue. Nessa situação, a doença em foco, causada por vírus do gênero Hantavirus, pode evoluir com a síndrome cardiopulmonar, que apresenta entre suas manifestações o edema pulmonar não-cardiogênico, evoluindo para insuficiência respiratória aguda e choque circulatório, e deve ser prontamente tratada com drogas corticoesteróides, que alteram a evolução natural da doença, reduzindo sua mortalidade.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma notícia resumida que foi publicada acerca de doenças infecciosas que vêm ocorrendo no Brasil e(ou) no mundo, seguida de uma assertiva a ser julgada. Superpopulação de capivaras e risco de febre assustam Bebedouro. Os moradores de Bebedouro (381 km de São Paulo) têm sofrido ultimamente com a superpopulação de capivaras existente na região e o risco iminente do contágio da febre do carrapato. Os carrapatos-estrela, principais transmissores da doença, costumam viver em animais de grande porte, como capivaras. Nessa situação, a doença em tela é a febre maculosa, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, cujo principal reservatório são os carrapatos do gênero Amblyomma; as formas graves da doença podem causar a morte e seu tratamento pode ser feito com cloranfenicol.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma notícia resumida que foi publicada acerca de doenças infecciosas que vêm ocorrendo no Brasil e(ou) no mundo, seguida de uma assertiva a ser julgada. Salmão causou surto de doença, diz laudo. Investigação do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo concluiu que o salmão foi responsável pelo surto de infecção intestinal causada pela tênia do peixe, ocorrido entre março e maio de 2004. Nessa situação, a notícia refere-se à difilobotríase, uma parasitose intestinal causada pelo cestódio Diphyllobothrium latum. Nos casos em que há parasitismo prolongado, podem ocorrer anemia megaloblástica e seqüelas neurológicas, e o tratamento dessa parasitose pode ser feito com praziquantel.
Algumas arritmias cardíacas decorrem da presença de feixe(s) anômalo(s) de tecido excitocondutor que conduzem o estímulo elétrico cardíaco por vias que se localizam fora do sistema normal de condução do impulso cardíaco. A forma mais comum dessas vias acessórias é chamada de síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW). No que se refere a essa síndrome, julgue os itens que se seguem. Em pacientes com síndrome WPW que procuram o setor de emergência por apresentarem episódio de fibrilação atrial aguda (especialmente por condução antidrômica) com boa tolerabilidade hemodinâmica, deve-se usar, para reversão da arritmia, como droga de primeira escolha, um digitálico por via intravenosa; entretanto, se houver instabilidade hemodinâmica, a cardioversão elétrica é imperativa.
Algumas arritmias cardíacas decorrem da presença de feixe(s) anômalo(s) de tecido excitocondutor que conduzem o estímulo elétrico cardíaco por vias que se localizam fora do sistema normal de condução do impulso cardíaco. A forma mais comum dessas vias acessórias é chamada de síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW). No que se refere a essa síndrome, julgue os itens que se seguem. A macrorreentrada atrioventricular, por via ortodrômica ou antidrômica, é o mecanismo eletrofisiológico básico envolvido na gênese das taquiarritmias que envolvem a via acessória nessa síndrome.
Algumas arritmias cardíacas decorrem da presença de feixe(s) anômalo(s) de tecido excitocondutor que conduzem o estímulo elétrico cardíaco por vias que se localizam fora do sistema normal de condução do impulso cardíaco. A forma mais comum dessas vias acessórias é chamada de síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW). No que se refere a essa síndrome, julgue os itens que se seguem. Essa síndrome está presente quando, além dos sintomas que sugerem taquiarritmias recorrentes, o paciente apresenta três achados eletrocardiográficos: intervalo PR curto (< 0,12 s), complexo QRS alargado (> 0,12 s) com alteração secundária da repolarização ventricular e empastamento e ascensão lenta no início do complexo QRS chamado de onda delta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...