Lista completa de Questões de Medicina do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para dimensionar o SESMT em uma empresa com grau de risco 3, é necessário manter um médico do trabalho com tempo parcial, a partir de quantos funcionários?
101 funcionários
201 funcionários
301 funcionários
401 funcionários
501 funcionários
A CIPA é obrigatória em várias empresas conforme o grau de risco e número de funcionários. Uma empresa com grau de risco 4 é deve ter CIPA a partir de quanto funcionários?
10 funcionários
20 funcionários
30 funcionários
40 funcionários
50 funcionários.
Quando nos deparamos com uma situação onde existe ruído de impacto, o medidor de nível de pressão sonora, com circuito de resposta para impacto é valido quando:
Leitura feita no circuito de resposta rápida, e circuito de compensação C.
Leitura feita no circuito de resposta rápida, e circuito de compensação A.
Leitura feita no circuito de resposta rápida, e circuito de compensação B.
Leitura feita no circuito de resposta lenta, e circuito de compensação C.
Leitura feita no circuito de resposta lenta, e circuito de compensação A.
Quando entramos em uma empresa e medimos a iluminação de um ponto de trabalho onde classificam pedras preciosas, encontramos 227 lux. Podemos afirmar que:
O trabalho é insalubre em grau mínimo.
O trabalho é insalubre em grau médio.
O trabalho é insalubre em grau máximo.
O trabalho é periculoso.
O trabalho não esta ergonomicamente correto
Entre os agentes patogênicos e/ou fatores de risco de natureza ocupacional relacionados com o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, podemos citar um, qual seja:
Tolueno
Hidróxido de alumínio
Sulfeto de carbono
Glicosamina
Ácido sulfúrico.
A Hipertensão Arterial Sistêmica secundária tem etiologia relativamente bem definida, sendo importante sua identificação, pois pode ser curada por cirurgia, tratamento clínico específico e/ou afastamento da exposição ao agente causal. Entre as causas de exposição ocupacional, podemos destacar duas:
Álcalis cáusticos e umidade
Álcalis cáusticos e radiação ultra violeta
Chumbo e ruído.
álcool metílico e vibração
Radiação ionizante e Tolueno
O Que quer dizer a sigla DORT em medicina ocupacional?
Dor Ortostática Retro Toráxica.
Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho
Dores nos Ouvidos Relacionadas ao Trabalho
Doenças Ósseas Relativas ao Trabalho
Desaranjo Ósseoarticular Relacionados ao Trabalho.
Acerca do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que objetiva promover e preservar a saúde do conjunto dos trabalhadores de uma empresa, assinale a opção correta.
As empresas de grau de risco 1 e 2 com até 75 empregados não necessitam indicar médico coordenador para o PCMSO.
O exame médico periódico deverá ocorrer, no máximo, a cada 3 anos.
Nos exames do PCMSO, deverá ser realizada avaliação clínica que englobe anamnese ocupacional e exame físico e mental.
Para cada exame médico realizado, o médico deverá emitir o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), em 3 vias, sendo a primeira para arquivamento na empresa, a segunda para o empregado e a terceira para o sindicato.
De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 4, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de uma empresa com 50 empregados e com grau de risco 4 deverá ter
um técnico de segurança do trabalho.
dois engenheiros de segurança do trabalho.
um médico do trabalho.
um enfermeiro do trabalho.
A respeito do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, assinale a opção correta.
O PPRA deverá contemplar, no mínimo: planejamento qüinqüenal com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; periodicidade e forma de avaliação do seu desenvolvimento.
As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade dos empregados, com a participação dos empregadores.
O PPRA deverá incluir a antecipação e o reconhecimento dos riscos; o estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle; a avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores; a implantação de medidas de controle e a avaliação de sua eficácia; o monitoramento da exposição aos riscos; o registro e a divulgação dos dados.
São classificadas como agentes químicos as diversas formas de energia a que possam ser expostos os trabalhadores, como ruído, vibrações, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não-ionizantes e ultra-som.
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