Questões de Medicina do ano 2006

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Em relação à distribuição de probabilidade, é correto afirmar, EXCETO:

  • A. A distribuição de Poisson é empregada para modelar a ocorrência de even-tos raros.
  • B. A distribuição normal padrão possui média "μ" igual a um e desvio-padrão "σ" também igual a um.
  • C. A distribuição binomial tem por base o ensaio de Bernoulli e expressa ape-nas dois resultados possíveis.
  • D. A distribuição normal (ou gaussiana) também é associada às medidas biológicas e às medidas de produtos fabricados em série.

São probabilidades de um teste diagnóstico, EXCETO:

  • A. especificidade.
  • B. sensibilidade.
  • C. irritabilidade.
  • D. valor preditivo positivo.

Em relação às limitações dos estudos ecológicos, é CORRETO afirmar que:

  • A. não é possível associar exposição e doença no nível individual.
  • B. existe facilidade em controlar os efeitos de potenciais fatores de confundi-mento.
  • C. os dados são provenientes de uma única fonte com qualidade uniforme da informação.
  • D. os dados representam os valores individuais reais e não nível de exposição média.

Vários fatores influenciam na validade de resultados em estudos de coorte. Em relação a essa afirmativa, é correto listar entre estes fatores, EXCETO:

  • A. especificidade.
  • B. confundimento.
  • C. viés de seleção.
  • D. viés de informação.

A análise bivariada é adequada quando:

  • A. há necessidade de testar mais de duas hipóteses .
  • B. duas variáveis independentes estão sendo investigadas.
  • C. quatro variáveis independentes estão sendo investigadas.
  • D. há necessidade da repetição de um experimento duas vezes.

A medida de associação denominada odds ratio (OR) expressa:

  • A. o efeito da exposição no excesso de risco da doença no grupo de não ex-postos em relação ao grupo de expostos.
  • B. quantas vezes é maior o risco de desenvolver uma doença entre os indiví-duos expostos em relação aos não expostos.
  • C. quantas vezes a taxa de prevalência da doença foi maior no grupo de ex-postos em relação ao grupo de não expostos.
  • D. quanto maior ou menor é a chance de desenvolver a doença no grupo de expostos do que no grupo de não expostos.

Um estudo de coorte pode ser caracterizado por:

  • A. ser um estudo seccional em que as informações são obtidas e analisadas no nível agregado.
  • B. casos da doença de interesse identificados e classificados segundo o grau de exposição ao prognóstico de interesse ou fator de risco.
  • C. estratégia de observação da população de forma seccional em que as in-formações obtidas se referem ao mesmo momento.
  • D. um conjunto de indivíduos sem a doença de interesse, classificado em gru-pos segundo o grau de exposição a um possível fator de risco ou de prog-nóstico.

Para o cálculo da incidência, é necessário:

  • A. tempo médio de cada caso de uma doença num intervalo de tempo definido.
  • B. tempo de cura de uma doença num intervalo de tempo definido.
  • C. número de casos novos de uma doença num intervalo de tempo definido.
  • D. número de casos existentes de uma doença num intervalo de tempo defini-do.

Fazem parte dos campos centrais de ação para a promoção da saúde propos-tos pela Carta de Ottawa, EXCETO:

  • A. Elaboração e implementação de políticas públicas saudáveis.
  • B. Criação de ambientes favoráveis à saúde e reforço da ação comunitária.
  • C. Melhoria da assistência hospitalar e fortalecimento das equipes médicas.
  • D. Desenvolvimento de habilidades pessoais e reorientação do sistema de saúde.

A Carta de Ottawa define promoção da saúde como o processo de:

  • A. capacitação de equipes multidisciplinares e intersetoriais para atuarem de forma transversal no controle deste processo.
  • B. capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo.
  • C. capacitação dos profissionais do setor saúde para atuar na melhoria e am-pliação da assistência à saúde, incluindo uma maior participação no controle produtivo das unidades de saúde.
  • D. capacitação da comunidade acadêmica para melhorar a atuação dos profis-sionais na área da saúde, incluindo uma conscientização participativa dos novos profissionais.
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