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A violência tem-se apresentado como importante fator de morbimortalidade, considerada um problema de saúde pública. Conforme a Política de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência (MS-2001), é correto afirmar.
As ações de promoção e prevenção aos acidentes de trânsito são de responsabilidade municipal, e as regulamentações, de responsabilidade estadual.
As regiões metropolitanas são as que concentram a maior proporção de mortalidade por violências em todas as causas específicas
A integralidade na assistência, entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos prestados ao indivíduo no nível da atenção básica.
A integralidade na assistência, entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos prestados ao indivíduo no nível da atenção básica.
Organizar e implementar a rede regionalizada e hierarquizada para assistência às vítimas de acidentes e violência a nível da atenção básica, média e alta complexidade, e a reabilitação devido ao alto custo dependerá da arrecadação do município
A assistência às vítimas de acidentes e violência, proposta pela Política Nacional de Redução da Morbi-mortalidade por Acidentes e Violência(MS-2001), recomenda aos representantes dos municípios que
restrinjam as ações de saúde àquelas de cunho estritamente preventiva, por serem mais eficazes.
identifiquem grupo de risco em cada Município para eventualidade de ser necessário prestar esclarecimento à justiça local.
privilegiem as ações de saúde que buscam uma assistência integral, sobretudo estabelecendo sistemas de Referência e contra-referência entre o setor saúde e as áreas jurídicas e de segurança.
notifiquem os casos de violência após serem confirmados por um serviço especializado.
garantam a assistência integral e intersetorial às vítimas de violência, quando forem atendidas pelo SUS.
Quanto às doenças infecciosas nos países subdesenvolvidos, principalmente aquelas atribuídas à ausência de saneamento básico e às preveníveis por imunização, é correto afirmar que
no século XX, ocorre a diminuição da morbi-mortalidade por essas doenças em níveis considerados desprezíveis pelos sistemas integrados de saúde
com o processo de transição epidemiológica e demográfica, esses grupos de doenças deixam de ser objeto prioritário de atenção
as doenças imunopreveníveis obtiveram pouco ou quase nenhum impacto na morbi-mortalidade da população, tendo em vista as campanhas nacionais de imunização apresentarem pouca eficácia.
as distribuições espacial e temporal desses grupos de doenças muito pouco se modificaram, o que contribui para o controle delas.
a diminuição dos óbitos por essas doenças é notadamente uma das características mais marcantes da modificação do padrão da mortalidade nas últimas décadas.
É (são) função(ões) da Vigilância Epidemiológica
prestar atendimento clínico e laboratorial à população de baixa renda.
estabelecer as atividades médicas dos postos e centros de saúde da capital.
definir o sistema de referência e contra-referência das unidades básicas de saúde.
coletar, processar e analisar dados e recomendar medidas de controle apropriadas.
Em relação ao diagnóstico de saúde de uma comunidade, visando implementar ações de promoção, prevenção e controle de doenças, quais indicadores podemos obter, considerando as informações abaixo?
População de uma área.
Número de óbitos por determinada doença.
Número de nascidos vivos.
População de menores de 1 ano.
Número de casos por determinada doença.
Número de óbitos de menores de 01 ano.
O Coeficiente de mortalidade infantil, coeficiente de letalidade, coeficiente de mortalidade por determinada doença.
Índice de Swaroop e Uemura, coeficiente de natimortalidade, coeficiente geral de fecundidade.
Coeficiente de mortalidade perinatal, coeficiente de natimortalidade, coeficiente de mortalidade infantil.
Coeficiente de letalidade, Índice de Swaroop e Uemura, coeficiente geral de fecundidade.
Considerando a Vigilância Epidemiológica de casos de doenças e o Regulamento Sanitário Internacional, quais das doenças abaixo são consideradas de notificação compulsória internacional e estão incluídas nas listas de todos os países membros da OPAS/OMS?
Considerando os estudos epidemiológicos analíticos que permitem identificar o risco atribuível e o risco relativo das doenças crônicas não transmissíveis, assinale qual dos estudos abaixo é o mais indicado.
Experimentais em laboratório.
Conforme as características dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS), assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo.
( ) A justificativa para a não utilização freqüente dos SIS pelos gestores reside no argumento de que os dados produzidos apresentam problemas de cobertura, compatibilização, integridade e consistência
( ) o Sistema de Informação de Declaração de Nascimentos (SINASC) apresenta variáveis de caracterização do recém-nascido, condições da gestação e do parto, identificação e história reprodutiva da mãe.
( ) O Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), além de fornecer os indicadores clássicos de saúde, possui dados que permitem calcular diversos indicadores por faixa etária e sexo e por procedimento ou causa, dentre os quais citam-se índice de hospitalização e gasto com hospitalização.
( ) As doenças e os agravos são monitorados pelo SIH/SUS (Sistema de Informações Hospitalares do SUS. Dentre outros, é possível construir indicadores de incidência, prevalência ou letalidade de determinado agravo, verificar a evolução do caso e de óbitos sem assistência médica.
Assinale a seqüência correta de cima para baixo.
Na avaliação de qualidade de um sistema de informação de mortalidade, um parâmetro comumente utilizado é o percentual de óbitos por
causas externas.
doenças endócrinas nutricionais e metabólicas.
causas mal-definidas.
As deliberações da 12ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em dezembro de 2003, relativas à Atenção Básica e à Saúde da Família, indicam a necessidade de criar e assegurar incentivos técnicos e financeiros pelas três esferas do Governo, para a implantação na atenção básica de:
I. equipes multiprofissionais de atenção domiciliar.
II. garantia de acesso à internação hospitalar e internação domiciliar.
III. equipes multiprofissionais de apoio às equipes de Saúde da Família, de acordo com as necessidades locais (ex. nutricionista, psicólogo e assistente social, entre outros), organizadas em unidades de referência.
IV. programa de combate à violência intrafamiliar através da notificação dos casos identificados em mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e III são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
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