Lista completa de Questões de Medicina do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Homem, 72 anos, negro, portador de hipertensão arterial há 25 anos, em uso irregular da medicação, procurou atendimento médico com astenia e náuseas. Exames mostraram: Hg = 7,0, Ht = 23%, potássio = 6,1 mEq/l, ácido úrico = 10,6 mg/dl, creatinina = 6,2 mg/dl e uréia = 169 mg/dl. Eletrocardiograma: HVE. Ultra-sonografia: RD: 7,8 x 4, 0 x 3,7, RE: 8, 0 x 3,9 x 3,6, com aumento difuso da ecogenicidade e perda da relação córtico-medular. O diagnóstico provável é:
Insuficiência renal crônica.
Insuficiência cardíaca congestiva.
Insuficiência renal aguda.
Insuficiência renal crônica agudizada.
Acidente vascular cerebral isquêmico.
Um homem de 60 anos apresenta quadro de insuficiência renal crônica e está em hemodiálise por cateter de duplo-lume na veia jugular interna direita, enquanto aguarda a confecção de fístula. Após 2 semanas, inicia febre persistente, calafrios esporádicos, dores no corpo, taquipnéia. Está mais pálido e surgiu um sopro cardíaco que não havia antes. O espaço de Traube parece ocupado. PA 90 x 60mmHg e FC 122bpm, FR 36irpm. Os exames mostraram: HT 24%, leucócitos 21.500, bastões 16%, VHS 110mm, glicose 108mg%, uréia 156mg e creatinina 11,2mg%. A situação mais provável é:
O quadro clínico sugere uma pneumonia aguda em um paciente imunossuprimido; deve-se tratá-lo com penicilina parenteral e manter sua diálise normalmente.
O quadro clínico é de bacteremia isolada; deve-se apenas retirar o cateter duplo-lume e observar a evolução clinica.
O diagnóstico é de infecção relacionada ao cateter; deve-se apenas trocá-lo por outro no mesmo sítio para manter a diálise.
O paciente tem infecção ativa; deve-se retirar o cateter e confeccionar uma fístula arterio-venosa imediatamente para mantê-lo em diálise.
O diagnóstico sugere endocardite aguda; deve-se colher hemoculturas, fazer um ecocardiograma, retirar o cateter e iniciar vancomicina e aminoglicosídeo.
Uma garota de 16 anos com Lupus Eritematoso Sistêmico desenvolveu insuficiência renal rapidamente progressiva. Seu complemento sérico está baixo e o anti-dsDNA positivo. Foi submetida a uma biópsia renal que mostrou tratar-se de nefrite lúpica proliferativa difusa com crescentes celulares (mais de 60% dos glomérulos). A primeira opção terapêutica para este caso é:
Cloroquina + corticóide.
Corticóide + antiinflamatório não hormonal.
Corticóide + ciclofosfamida.
Clorambucil + azatioprina.
Ciclosporina + cloroquina.
Um paciente foi internado com síndrome urêmica, PA 180 x 100 mmHg e seus exames mostraram: uréia 300mg%, creatinina 16mg%, potássio 8,2mEq/L, Na 128mEq/L, cálcio 7,5mg%, HCO3 12mEq/L, ECG com ondas T apiculadas e simétricas. Para o tratamento deste paciente, de imediato, as medidas mais apropriadas são:
Soro fisiológico para hiponatremia e gluconato de cálcio para hipocalcemia.
Administrar furosemida e tratar a hipertensão arterial com captopril ou nifedipina.
Prescrever dieta para nefropatia, fazer diurético e encaminhar para realizar fístula arteriovenosa para hemodiálise eletivamente
Admitir o paciente em programa de CAPD após colocação de cateter de Tenckhoff.
Gluconato de cálcio, bicarbonato de sódio, solução glicoinsulínica e hemodiálise urgente.
Uma paciente jovem com doença psiquiátrica, em uso de lítio, desenvolve um quadro de poliúria e hipernatremia aguda. A provável etiologia deste quadro é:
Polidipsia psicogênica.
Diabetes insipidus central.
Diabetes insipidus nefrogênico.
Nefrite tubulointersticial aguda.
A síndrome hepato-renal (SHR), vista nos pacientes com cirrose hepática e hipertensão porta, tem taxa de mortalidade extremamente alta. Em pacientes com a SHR tipo I a droga que parece oferecer os melhores resultados atualmente, quando infundida em conjunto com albumina, é:
N-acetilcisteína.
Terlipressina.
Dopamina.
Manitol hipertônico.
Adrenalina
As alterações do equilíbrio eletrolítico e ácidobase mais comumente encontradas em pacientes com insuficiência renal são:
Hipermagnesemia e alcalose metabólica.
Hipocalemia e acidose respiratória.
Alcalose respiratória e hiponatremia.
Hipercalcemia e acidose metabólica.
Hipercalemia e acidose metabólica.
Acerca dos agentes de natureza física, julgue os itens a seguir. A queratoconjuntivite e a queimadura de pele, provocadas pela radiação ultravioleta, são provavelmente de natureza química.
Acerca dos agentes de natureza física, julgue os itens a seguir. Entre as diversas células do organismo humano, os neurônios, as hemácias e as células musculares são algumas das que apresentam maior radiossensibilidade.
Acerca dos agentes de natureza física, julgue os itens a seguir. A fase inicial da interação entre a radiação ionizante e a matéria orgânica é de natureza química, pela liberação de íons tóxicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...