Lista completa de Questões de Medicina do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Portaria/MS n° 3.120/1998 NÃO estabelece, dentre os princípios de atendimento aos trabalhadores:
UNIVERSALIDADE: todos os trabalhadores, independente de sua localização, urbana ou rural, de sua forma de inserção no mercado de trabalho, formal ou informal, de seu vínculo empregatício, público ou privado, autônomo, doméstico, aposentado ou demitido, são objeto e sujeitos da vigilância.
INTEGRALIDADE DAS AÇÕES: atenção integral à saúde do trabalhador, por meio da articulação das ações de assistência e recuperação da saúde, de prevenção de agravos e de controle de seus determinantes, atuando sobre os ambientes e processos de trabalho, visando à promoção de ambientes de trabalho saudáveis.
HIERARQUIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO: consolidação do papel do município e dos distritos sanitários como instâncias efetivas de desenvolvimento das ações de vigilância, integrando os níveis estadual e nacional do SUS, dentro de suas atribuições e competências específicas, comuns e complementares.
INTERDISCIPLINARIDADE: abordagem multiprofissional e interdisciplinar, incorporando os saberes técnicos, as práticas de diferentes áreas do conhecimento e o saber dos trabalhadores, considerando- os essenciais para o desenvolvimento das ações.
PESQUISA-INTERVENÇÃO: intervenção como um processo descontínuo, ao longo do tempo, no qual a pesquisa é parte indissociável, subsidiando e aprimorando a própria intervenção.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Dentre as afecções de membros superiores, a Previdência Social Brasileira só considera no grupo das LER/DORT a bursite de joelhos e a compressão do nervo poplíteo lateral, conforme Assunção e Almeida (2003).
A doença de Dupuytren foi considerada não rela-- cionada ao trabalho pela OS 606 do INSS, foi incluída na lista do Anexo 2 do Decreto Presidencial 3048/99 e alguns autores defendem o reconhecimento dessa condição somente em situações específicas
A síndrome do desfiladeiro torácico não é considerada doença que pode ser relacionada ao trabalho.
A osteoartrose não é agravada pelo trabalho, exceto em trabalhadores idosos expostos à vibração.
As vibrações podem ser influentes na gênese ou no agravamento de síndrome do túnel do carpo.
Assinale a afirmação verdadeira.
A adoção de sistemas de vigilância em LER foi proposta primeiramente por Kuorinka e Forcier em 2000 e melhorada por Helfenstein, Nicoletti, Couto e Mendes (2002)
Conforme Helfenstein, in Lesões por Esforços Repetitivos (LER/DORT) − Tomo 2 − Avaliação Clínica, editado pelo Laboratório Schering-Plough, em 2.000, acerca da fibromialgia e da síndrome miofascial: Aqueles pacientes que estão deprimidos e insatisfeitos com seu trabalho, que acreditam ter adquirido uma lesão nas atividades de seu trabalho e que estão envolvidos em reivindicação de indenizações, são mais propensos a ter sintomatologia.
A Resolução n° 10, de 23 de dezembro de 1999, da Diretoria Colegiada do INSS aprovou os Protocolos de Procedimentos Médico-Periciais para a Perícia Médica do INSS, os quais fazem menção aos Guides to the Evaluation of Permanent Impairment, da Associação Médica Americana, que estabelecem dois aspectos a serem avaliados: dor e ampitude de movimentos, sendo essa norma para avaliação de incapacidade laborativa da Previdência Social para as LER/DORT.
A Ordem de Serviço 606, de 5 de agosto de 1998, da Diretoria de Seguro Social do INSS estabelece os critérios de avaliação de incapacidade laborativa em pneumoconioses.
A Ordem de Serviço 606, de 5 de agosto de 1998, da Diretoria de Seguro Social do INSS estabelece os critérios de avaliação de incapacidade laborativa em pneumoconioses.
A síndrome do manguito rotador envolve
o manguito do carpo.
os rotadores do antebraço.
os músculos da cintura escapular.
o músculo peitoral maior.
sempre o músculo esternocleidomastóideo.
O chamado "cotovelo de tenista"
é o mesmo que epicondilite lateral.
é o mesmo que epicondilite medial.
o mesmo que epitrocleíte.
é freqüente em casos de associação com síndrome do túnel do carpo.
provoca dores aos movimentos de pronação ou de flexão dos dedos.
Os fatores biomecânicos, que foram estudados na sua relação epidemiológica com as LER/DORT por Bernard (2000) e pelo NIOSH (1997), resultaram em fatores de risco específicos por região do corpo, conforme as seguintes associações:
Cotovelos: "fortes evidências para relação isolada com força".
Ombros: "fortes evidências para exposição combinada de força, repetição e postura".
Pescoço: "evidências convincentes de relação para exposição combinada de postura, repetição e vibrações".
Mão e punho: "fortes evidências de relação para exposição combinada de força, postura, repetição e vibrações".
Ombros: "evidências convincentes para exposição isolada a posturas ou vibrações".
Quanto aos cânceres não melanocíticos, assinale a alternativa INCORRETA.
O carcinoma basocelular é o mais freqüente desses tumores.
São tumores causados pela ação da luz UV.
Atingem principalmente a face e apresentam crescimento rápido.
O carcinoma espinocelular corresponde a 20 a 25% desses tumores.
Compreendem o carcinoma basocelular e o espinocelular ou de células escamosas.
Quanto ao câncer de pele relacionado ao trabalho,
a doença de Bowen ocorre como lesão única em 35% dos casos e acomete com predominância pessoas com mais de 50 anos de idade.
o mais importante agente cancerígeno é a radiação solar, através da emissão de radiação UVA e UVB, sendo os trabalhadores de pele clara os mais susceptíveis.
a latência entre a exposição inicial e o aparecimento da lesão maligna depende somente da potência do agente cancerígeno e da suscetibilidade individual.
não existe a co-carcinogênese, exceto nos casos de doença de Bower.
o período de latência é de mais de dez anos para o aparecimento de lesões.
Com relação às perdas auditivas,
acredita-se que um ruído de 80 dB (A) seja inofensivo para a maioria das pessoas, a uma exposição máxima de 12 horas.
a otalgia é quase tão habitual no trauma acústico quanto na exposição continuada.
a ocorrência de perdas auditivas depende somente de fatores ligados ao indivíduo, às características do ruído e ao tipo de exposição.
a comprovação de recrutamento pode ser sugerida por baixos limiares de reflexos estapedianos, principalmente entre 3000 e 4000 Hz.
Com relação aos distúrbios da Voz relacionados ao Trabalho, é INCORRETO afirmar que
a disfunção vocal pode ser provocada por gasolina, dióxido de nitrogênio, ácido sulfúrico, ácido hidroclórico, amônia, cloreto de hidrogênio, fumaças, gases e vapores quentes.
a avaliação desses distúrbios é clínica, devendo ser feita anamnese clínica e ocupacional, exame físico geral e especial, dirigido para as queixas e para o aparelho fonador e exames subsidiários, que podem ser a análise acústica da voz e a laringoscopia indireta, a nasofibroscopia, e a telescopia da laringe.
a falta de umidificação de ambientes submetidos a condicionamento de ar pode levar a desidratação da mucosa laríngea, que pode causar pólipos e nódulos vocais.
as disfonias funcionais podem ser por hipercinesia, hipertonia, hipotonia ou por atividade excessiva dos músculos que encurtam a prega vocal.
não é incomum o caso de profissionais que acabam por apresentar disfonia com o uso profissional inicial de sua voz, já nos primeiros dias de atividade, devido a hemorragias causadas pela vibração inadequada das pregas vocais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...