Lista completa de Questões de Medicina do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM) consiste em reação idiossincrática a neurolépticos, provavelmente relacionada a bloqueio dos receptores dopaminérgicos nos gânglios da base. Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, no DSM-IV, são necessárias rigidez muscular severa e febre acompanhadas de, no mínimo, 2 dos 10 itens seguintes: diaforese, disfagia, tremor, incontinência, alteração do estado mental, mutismo, taquicardia, pressão arterial elevada ou lábil, leucocitose, creatinofosfoquinase elevada.. É correto o que se afirma em:
deve-se internar o paciente e introduzir antibioticoterapia endovenosa uma vez que a febre indica a presença de infecção. A mortalidade por infecção em paciente com SNM é alta, chegando a 10% dos casos.
a SNM é mais freqüente com os antipsicóticos atípicos quando comparados aos típicos. Na suspeita, deve proceder a internação domiciliar para evitar infecção e usar biperideno para controle dos sintomas extrapiramidais.
deve-se internar o paciente apenas após confirmação diagnóstica da SNM em UTI e substituir o neuroléptico típico por um atípico. Uma opção terapêutica é uso de lorazepam associado a biperideno endovenoso em bomba de infusão.
o paciente com suspeita de SNM deve ser internado e monitorizado. O tratamento se faz com suporte clínico, e pode ser usado bromocriptina ou dantrolene.
a maior causa de morbidade e mortalidade na SNM é por insuficiência renal secundária à rabdomiólise e mioglobinúria. Assim os pacientes com suspeita de SNM devem ser encaminhados para diálise peritonial caso CPK esteja elevada.
Considere as seguintes afirmativas abaixo, no âmbito da Psiquiatria Forense.
I. O paradigma indiciário, desde sua origem, pode-se voltar para o passado (diagnóstico) como para o futuro (prognóstico).
II. A psiquiatria forense da criança e do adolescente trabalha com uma faixa etária que tem um estatuto próprio – o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
III. O médico deve ser perito de paciente seu, bem como prestar informações relativas a um caso sobre seus cuidados quando designado para servir como perito ou auditor.
IV. Denomina-se laudo o relatório médico-legal elaborado pelo Assistente Técnico, e parecer o relatório médico-legal elaborado pelo Perito indicado pelo juiz. Ambos os documentos médico-legais devem ser encaminhados diretamente pelo médico ao juiz da causa.
V. É vedado ao médico intervir, quando em função de auditor ou perito, nos atos profissionais de outro médico, ou fazer qualquer apreciação em presença do examinado, reservando suas observações para o relatório.
É correto o que se afirma APENAS em
I, III e IV.
II, III e V.
I, II e IV.
I, II e V.
I, II e III.
Na comparação dos quadros iniciais de demências subcorticais e corticais, é INCORRETO o que se afirma em
Comportamento Abulia, apatia Desinibição
Pensamento Lentidão, rebaixamento quantitativo Tendência à concretude e na estruturação de estratégias
Memória Comprometimento na fixação de novos fatos Comprometimento na evocação
Sinais motores Movimentos anormais, tremores Em geral ausentes
Linguagem Pode haver disnomia Afasia
Considere as afirmativas abaixo.
I. O Jogo Patológico consiste de freqüentes e repetidos episódios de jogo, os quais dominam a vida do indivíduo em detrimento de valores e compromissos sociais, ocupacionais e materiais. Também chamado de Jogo Compulsivo, está classificado juntamente com o Transtorno Obsessivo compulsivo nos Transtornos Neuróticos, Estresse e Somatoformes.
II. O Transvestismo de Duplo Papel se caracteriza pelo uso de roupas do sexo oposto durante parte da existência para desfrutar a experiência temporária de ser membro do sexo oposto, é acompanhado de excitação sexual e desejo subliminar de mudança de sexo. Está classificado nos Transtornos de identidade sexual.
III. A Neurastenia se caracteriza por uma fadiga aumentada após um esforço mental, freqüentemente associada a alguma redução no desempenho ocupacional ou eficiência de adaptação em tarefas diárias. A fatigabilidade mental é descrita como uma intrusão desagradável de associações ou lembranças distrativas, dificuldade de concentração e pensamentos geralmente ineficientes. Está classificada dentro Transtornos Neuróticos, Estresse e Somatoformes.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e III.
II.
III.
I e III.
I.
Assinale a afirmativa correta com relação aos Transtornos Neuróticos, Estresse e Somatoformes da CID10.
A Tricotilomania (F45.3) se caracteriza por perda de cabelo devido a uma falha recorrente em resistir a impulsos de arrancá-lo. O arrancar geralmente é precedido por tensão crescente, seguido por uma sensação de alívio ou satisfação.
O Estupor dissociativo (F41.2) se caracteriza por redução ou aumento da movimentação voluntária e responsividade normal a estímulos. O indivíduo senta- se ou deita-se por longos períodos ou, ao contrário, apresenta grande atividade psicomotora.
A Fuga dissociativa (F43.2) se caracteriza pela perda da memória para eventos recentes, associada a uma jornada aparentemente propositada para longe de casa ou do local de trabalho, durante o qual o cuidado consigo mesmo é mantido.
A Síndrome de Ganser (F43.0) se caracteriza por áreas anestésicas de pele, muitas das quais com limites associados às idéias do paciente sobre as funções corporais (em luva, em bota), mas não a distribuição nervosa.
O Transtorno de transe e possessão (F44.3) se caracteriza por perda temporária do senso de identidade e da consciência plena do ambiente, podendo agir como se tomado por uma outra personalidade, espírito, divindade ou força.
Considere as afirmativas abaixo.
I. A tacrina é metabolizada 50% no fígado e 50% no rim, apresenta biodisponibilidade de 100% e meia vida de 6h.
II. A dose diária de rivastigmina varia de 12-24 mg/dia e deve ser tomada em dose única diária. Apresenta seletividade para inibição apenas da acetilcolinesterase, não agindo na butilcolinesterase.
III. A galantamina é um inibidor irreversível específico da acetilcolinesterase e um modulador alostérico em receptores colinérgicos nicotínicos. Sua meia vida é de 70 horas e é metabolizada 100% pelo fígado.
IV. O donepezil faz parte das classes das piperidina, com biodisponibilidade de 100% e via de eliminação hepática. Dentre seus efeitos colaterais temos principalmente a náusea e alterações gastrointestinais.
Está correto APENAS o que se afirma em
I e IV.
IV.
III.
II e IV.
I e III.
Quadro demencial mundialmente reconhecido, referido como se não a segunda causa mais comum dentre todas as demências, pelo menos como a segunda causa dentre as demências degenerativas. Sua característica clínica é de perda cognitiva progressiva, suficiente para interferir nas atividades diárias, sendo que as alterações de memória freqüentemente se evidenciam com a progressão da doença. Além da síndrome demencial, para diagnóstico de quadro provável deve ter a presença de pelo menos duas das seguintes características: parkinsonismo espontâneo; alucinações visuais recorrentes; flutuação cognitiva. Tratase da Demência
Vascular.
de Alzheimer.
com Corpos de Lewy.
de Huntigton.
Frontotemporal.
Diversos medicamentos são metabolizados pelo citocromo P450. Qual das seguintes relações está correta?
A) Fenitoína 2D6 Inibição Bupropiona Crise convulsiva
Fluvoxamina 3A4 Indução Verapamil Hipotensão postural e arritmia
Dissulfiram 2E1 Indução Acetoaminofeno Criação de metabólito hepatotóxico
Paroxetina 2C9 Indução Efavirenz Glicuronidação (fase II)
Nefazodona 3A4 Inibição loratadina Risco condução cardíaca
Considere as afirmativas abaixo.
I. A Demência na Doença de Alzheimer se caracteriza por início insidioso com deterioração lenta, ausência de evidência clínica que sugiram que o estado mental seja decorrente de outra doença sistêmica cerebral.
II. O início da Doença de Alzheimer pode ser na meia idade ou mais cedo (Doença de Alzheimer de inicio pré-senil), mas a incidência é maior na idade avançada (doença de Alzheimer de início senil).
III. Quando o quadro da demência na Doença de Alzheimer se inicia após os 65-70 anos, existe a probabilidade de uma história familiar de demência semelhante, curso mais rápido e predominância de danos no lobo temporal e parietal, incluindo disfasia e dispraxia.
IV. Quando o início é antes dos 60 anos, o curso tende a ser mais lento e caracterizado por um comprometimento mais geral das funções corticais superiores.
V. Pacientes com Síndrome de Down têm um grande risco para desenvolvimento de doença de Alzheimer.
Está correto o que se afirma em
III, IV e V.
I, II e V.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
Assinale a afirmativa correta, referente aos Transtornos do desenvolvimento psicológico (CID10 F80-89).
A Síndrome de Rett se caracteriza por ser um transtorno específico da articulação da fala. Neste caso, a criança apresenta prejuízo da linguagem de expressão, na qual o desenvolvimento do uso dos sons da fala está abaixo do apropriado para idade mental, mas mantém normal a habilidade de linguagem receptiva.
A Síndrome de Landau-Kleffner se caracteriza por ser uma afasia adquirida com epilepsia. Neste caso, a criança, após um desenvolvimento previamente normal na linguagem, perde tanto a linguagem receptiva quanto a expressiva, mas mantém a inteligência global.
A Síndrome de Kanner se caracteriza por comprometer apenas meninas, após um desenvolvimento aparentemente normal, seguido de perda total ou parcial das habilidades manuais adquiridas e da fala, junto com a desaceleração do crescimento do crânio. O desenvolvimento social e lúdico é interrompido aos 2 ou 3 anos.
A Síndrome de Heller se caracteriza por ser um transtorno do desenvolvimento definido pela presença de desenvolvimento anormal e ou comprometimento que se manifesta antes dos 2 anos de idade, com comprometimento da interação social e comportamento repetitivo e restrito, mas manutenção da linguagem tanto receptiva como expressiva. Ocorre mais freqüentemente em meninas (2:1).
A Síndrome de Asperger se caracteriza por apresentar anormalidade qualitativa de interação social, restrição do repertório de interesses e estereotipias. Em geral, neste caso, o retardo do desenvolvimento é leve a moderado. Os indivíduos podem atingir inteligência limítrofe ou apresentar retardo leve na maioria dos casos; entretanto são marcadamente desajeitados. Essa condição é mais freqüente em meninos (4:1).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...