Lista completa de Questões de Medicina do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O médico tem obrigação de quebrar o sigilo profissional nos seguintes casos, EXCETO:
Uma paciente de 28 anos conta ao seu médico que foi vítima de estupro, leva à consulta o exame de corpo de delito realizado pelo Instituto Médico Legal da localidade, conhece o agressor, mas não aceita denunciá-lo.
Um paciente pedófilo sai da consulta afirmando ao médico que, naquela tarde, ao chegar em casa, terá relações sexuais com seu sobrinho de 5 anos.
Um paciente com epilepsia, que não segue o tratamento proposto pelo médico, tem apresentado crises convulsivas pelo menos três vezes durante a semana e continua trabalhando como motorista de ônibus.
Uma paciente leva uma arma à consulta médica e afirma que, na manhã do dia seguinte, ao encontrar seu chefe no trabalho irá assassiná-lo, já tendo planejado o local e a hora do crime.
Uma criança é vítima de maus tratos físicos impostos por seus pais, que todos os dias a amarram ao pé da cama, restringindo suas refeições ao café da manhã e queimando com pontas de cigarro seus dedos, sempre que julgam necessário para educá-la.
Uma mulher de 35 anos, solteira, lavadeira, sem antecedentes psiquiátricos, passou a escrever cartas para o ginecologista que a atendia na unidade básica de saúde há 2 anos, nas quais dizia entender o amor que ele lhe dedicava. Compreendia o significado dos seus olhares nas consultas, sabia interpretar os seus pensamentos e não tinha dúvidas de que as recusas aos seus convites para visitá-la em casa e jantarem juntos eram, na verdade, provas claras do seu amor, que ele tinha medo de assumir. Comprava-lhe presentes, comparecia ao ambulatório sem horário marcado, e passou a vigiá-lo quando saía dos atendimentos, causando-lhe atitudes embaraçosas e constrangedoras em público. Qual a principal hipótese diagnóstica para o caso em questão?
Síndrome de Gerstmann-Straussler.
Síndrome de Otelo.
Síndrome de Ganser.
Síndrome de Dubowitz.
Síndrome de Clerambault.
Com relação à anorexia nervosa, assinale a alternativa INCORRETA.
Os indivíduos com anorexia nervosa do tipo restritivo limitam suas opções alimentares, consomem o mínimo possível de calorias e, com freqüência, têm traços obsessivos-compulsivos com relação a alimentos e outras questões.
Há relato de transtorno depressivo maior ou transtorno distímico em até 50% de pacientes com anorexia nervosa.
Os indivíduos do tipo compulsão periódica/purgativo tendem a ter famílias nas quais alguns membros são obesos, e elas próprias têm histórias de maior peso corporal antes do transtorno que as pessoas restritivas.
As pessoas com o tipo compulsão periódica/purgativo tendem a estar associadas com abuso de substâncias, transtornos do controle dos impulsos e transtornos de personalidade.
A taxa de suicídio é superior no tipo restritivo do que no tipo compulsão periódica/purgativo.
Com relação aos critérios da CID-10 e do DSM-IV-TR, assinale a afirmativa correta.
>Tanto a CID-10 como o DSM-IV-TR, no que diz respeito à esquizofrenia, requerem pelo menos um mês de sintomas ativos; ambos fazem referências a sintomas negativos e ambos colocam a presença de delírios e alucinações em seus critérios diagnósticos.
Os sintomas schneiderianos estão mais bem descritos no DSM-IV-TR para a esquizofrenia, quando comparados com a CID-10.
No DSM-IV-TR, os critérios diagnósticos para esquizofrenia incluem a duração geral dos sintomas por, pelo menos, um mês, ao passo que, na CID-10, a duração é de seis meses.
A inclusão do Transtorno Esquizotípico foi feita tanto na CID-10 como no DSM-IV-TR.
São critérios de exclusão de Malan e do Grupo de Tavistock para a Psicoterapia Focal Breve:
I. Predomínio precoce de transferência positiva.
II. Perturbação depressiva ou psicótica que pode intensificar- se.
III. Paciente não disponível ao contato terapêutico.
IV. Especificação e estrita aderência a uma questão central, envolvendo a transferência.
Estão corretos os critérios
II e III.
I e IV.
I e II.
II e IV.
I e III.
Qual é a síndrome cujas principais manifestações clínicas se caracterizam por catarata, hipotonia, disfunção renal tubular, retardo mental e baixa estatura, e cuja transmissão genética é autossômica recessiva ligada ao cromossomo X?
Síndrome de Aarskog-Scott.
Síndrome de Laurence-Moon-Biedl.
Síndrome de Lowe.
Síndrome de Rubinstein-Taybi.
Síndrome de Cornelia de Lange.
Preocupações somáticas relativas à morte por problema cardíaco ou respiratório podem ser o foco principal da atenção do paciente durante um ataque de pânico, possivelmente acreditando que as palpitações e a dor no peito indicam que ele está prestes a morrer de ataque cardíaco. Qual a porcentagem aproximada de pacientes que, de fato, têm episódios de síncope durante um ataque de pânico?
1%
20%
12%
30%
8%
Segundo o DSM-IV-TR, são critérios para o diagnóstico da Fuga Dissociativa:
I. Confusão acerca da identidade pessoal ou adoção, parcial ou completa, de uma nova identidade.
II. A perturbação ocorre exclusivamente durante o curso de um Transtorno Dissociativo de Identidade.
III. A perturbação predominante consiste de um ou mais episódios de incapacidade de recordar informações pessoais importantes, em geral de natureza traumática ou estressante, demasiadamente extensa para ser explicada pelo esquecimento normal.
IV. A perturbação predominante é uma viagem súbita e inesperada para longe de casa ou do local costumeiro de trabalho do indivíduo, com incapacidade de recordar o próprio passado.
Estão corretos os critérios
I, II e IV.
I e IV.
I e III.
II e III.
II e IV.
Transtorno caracterizado pela fricção, por parte do homem, de seu pênis contra as nádegas ou corpo de uma mulher completamente vestida, a fim de atingir o orgasmo, podendo também utilizar suas mãos para acariciar uma vítima incauta. Esses atos geralmente ocorrem em locais de grande concentração de pessoas, tais como ônibus e metrô.
A qual transtorno se refere o texto acima e qual o período mínimo exigido pelo DSM-IV-TR para se fechar o diagnóstico?
Parcialismo; 6 meses.
Exibicionismo; 6 meses.
Fetichismo; 3 meses.
Frotteurismo; 6 meses.
Satiríase; 3 meses.
A CPI da pedofilia, em curso no Senado Federal, criou um projeto de lei que vai tipificar, com pena de 15 anos, quem fotografa, vende, produz, ajuda, compra ou facilita a vida de pedófilos. A respeito da pedofilia e de crimes sexuais, julgue os itens que se seguem.
Crimes sexuais por si sós não implicam diagnóstico psiquiátrico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...