Lista completa de Questões de Medicina do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um jovem de 19 anos de idade procurou o prontosocorro com relato de ter sido picado por uma única abelha. Cerca de 10 minutos após esse evento, passou a apresentar eritema e prurido cutâneo generalizados, seguido de inchaço nos lábios e pálpebras, rinorreia, dificuldade respiratória (com sensação de aperto na garganta) e chiado no peito. O exame físico mostrou paciente com pressão arterial de 85 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm, dispneia, cianose de extremidades, urticária e roncos e sibilos respiratórios difusos.
Considerando as informações apresentadas nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A adrenalina é a medicação de primeira escolha para o tratamento desse paciente.
Um jovem de 19 anos de idade procurou o prontosocorro com relato de ter sido picado por uma única abelha. Cerca de 10 minutos após esse evento, passou a apresentar eritema e prurido cutâneo generalizados, seguido de inchaço nos lábios e pálpebras, rinorreia, dificuldade respiratória (com sensação de aperto na garganta) e chiado no peito. O exame físico mostrou paciente com pressão arterial de 85 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm, dispneia, cianose de extremidades, urticária e roncos e sibilos respiratórios difusos.
Considerando as informações apresentadas nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
O quadro clínico apresentado provavelmente decorreu da liberação de mediadores inflamatórios a partir de mastócitos e basófilos, mediada pela imunoglobulina A (IgA).
Com respeito às doenças hematológicas, julgue os itens que se seguem.
Considere que um paciente de 58 anos de idade apresente esplenomegalia, leucocitose de 160.000 leucócitos/microlitro de sangue (com acentuado desvio à esquerda, e predomínio de células maduras) e detecção do cromossomo Philadelphia. Nesse caso, o principal diagnóstico é de leucemia linfocítica aguda.Com respeito às doenças hematológicas, julgue os itens que se seguem.
Usualmente, a deficiência de vitamina B12 leva ao aparecimento de vários achados no sangue periférico. Esses achados incluem anemia macrocítica (com elevado volume corpuscular médio) e neutrófilos hipersegmentados.
A NR 7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e de implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). De acordo com esse programa, o(s)
médico coordenador do PCMSO é responsável por sua efetiva implementação e zelo pela sua eficácia.
coordenador do PCMSO deverá ser somente um médico do trabalho.
empregador deverá custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO, exceto no caso de exame admissional para as empresas de grau de risco 1 e 2.
PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores.
prontuários clínicos individuais dos empregados são responsabilidade da empresa; seu preenchimento é delegado ao médico coordenador do PCMSO e deverão ser mantidos, por período mínimo de 20 anos, após o desligamento do trabalhador.
A NR1 dispõe que NÃO cabe ao empregado
cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador.
usar o EPI fornecido pelo empregador.
submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras - NR.
colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras - NR.
adquirir, às suas expensas, o EPI adequado se a empresa não dispõe, para sua atividade específica.
Considerando-se a NR6, quanto ao EPI, NÃO cabe ao empregador
exigir seu uso.
adquirir o equipamento adequado ao risco de cada atividade.
substituir, tão logo seja possível, quando danificado ou extraviado.
orientar e treinar o trabalhador sobre o seu uso adequado, guarda e conservação.
registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.
Durante o exame clínico, o médico do trabalho deve estar atento não só às doenças, ocupacionais ou não, mas também a práticas que podem apontar para fatores que determinam acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que impactam na sinistralidade da empresa, tanto pelo aspecto trabalhista como pelo previdenciário.Nessa linha, Dejours postula que
Segundo esta abordagem, qual procedimento está em DESACORDO com o comportamento esperado daqueles que se enquadram na ideologia defensiva profissional?
Não utilização deliberada dos EPI indicados.
Negação de existência do risco.
Convivência com o risco negando suas causas.
Simulação de uso dos EPI, com emprego incorreto e inadequado.
Práticas de batismo de fogo ou rituais de iniciação de trabalhadores novatos.
As empresas de grande porte são obrigadas a ter um Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que tem, dentre outras, a finalidade, de identificar riscos e prevenir acidentes e o desenvolvimento de agravos à saúde. Apesar disso, nenhuma empresa é totalmente isenta da ocorrência de acidentes. Sobre o atendimento imediato do trabalhador acidentado, a NR 7 estipula que toda empresa
deve estar equipada com material necessário à prestação dos primeiros socorros, que deverá estar guardado sob responsabilidade do médico coordenador do PCMSO.
deve estar equipada com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida.
deve ser equipada com um desfibrilador, se tiver mais de 250 funcionários, independente do tipo de atividade desenvolvida.
deve ter uma ambulância de plantão durante o seu período de atividade, para transportar o funcionário até um hospital de emergência, se tiver mais de 250 funcionários.
é obrigada a manter um serviço médico equipado com um leito de cuidados semi-intensivos, se tiver mais de 250 funcionários e o grau de risco for 3 e 4.
Considere as seguintes condições relacionadas ao trabalho:
I - atividades socialmente desprestigiadas por envolverem atos ou materiais considerados desagradáveis e ou repugnantes;
II - atividades em que a tensão gerada é constante e elevada, não ocorrendo apoio social ou reconhecimento;
III - trabalho perigoso, mesmo em condições seguras, sem ritmos excessivos ou outros riscos;
IV - grande densidade de atividade mental sem altas exigências cognitivas;
V - isolamento do convívio humano;
VI - afastamento prolongado do lar.
As condições que implicam em risco mental, favorecendo o uso abusivo de substâncias tóxicas, dentre as quais se destaca o álcool, são APENAS
I, II, V e VI.
I, III, IV e V.
I, III, IV e VI.
II, III, IV e V.
II, IV, V e VI.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...