Lista completa de Questões de Medicina do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As seguintes afirmações estão relacionadas ao transtorno do humor bipolar (THB):
I. Trata-se de uma condição psicopatológica caracterizada por episódios repetidos de alteração significativa no humor (mania/hipomania, estados mistos e depressão), produzindo grave prejuízo ao longo da vida.
II. O padrão de ciclagem considerado rápido consiste na ocorrência de pelo menos quatro episódios afetivos ao ano (de depressão, mania ou hipomania e misto).
III. No presente momento existem, segundo o DSM-IV, quatro tipos clínicos de THB, que são eles o tipo I, II, III e SOE.
IV. O paciente portador de THB apresenta, ao longo de sua vida, a predominância de fases depressivas, quando comparada com fases de mania e hipomania.
Está correto o que se afirma APENAS em
III e IV.
III.
II e III.
I e II.
I, II e IV.
Com relação ao tratamento medicamentoso dos transtornos de ansiedade (TAs) é correto afirmar:
A primeira escolha serão os inibidores seletivos da recaptura de serotonina (ISRS), seguidos dos antidepressivos tricíclicos (ADT), dos benzodiazepínicos (BDZ), da venlafaxina, da buspirona e de outros.
Os betabloqueadores podem auxiliar em sintomas ansiosos, principalmente nos autonômicos, e como não há riscos de alterações vasomotoras, podem ser considerados como primeira escolha.
O BDZ não oferece nenhum risco ao paciente, devendo ser utilizado em monoterapia, por longo período de tempo, e em altas doses nos diagnósticos de TAs, principalmente no Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
O BDZ não oferece nenhum risco ao paciente, devendo ser utilizado em monoterapia, por longo período de tempo, e em altas doses nos diagnósticos de TAs, principalmente no Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
A psicanálise é a primeira escolha, entre as linhas psicoterápicas, sendo muitas vezes comparada em eficiência ao tratamento psicofarmacológico.
Considere as afirmativas sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade:
I. É uma patologia de alta prevalência entre crianças e adolescentes, girando em torno de 6%.
II. Seu quadro persiste na vida adulta, principalmente a presença dos sintomas de desatenção, uma vez que há melhora dos sintomas de hiperatividade.
III. Existem diferentes fatores que influenciam em sua ocorrência e gravidade, entre eles, fatores genéti cos, neurobiológicos e ambientais.
IV. É fundamental o uso de medicação psicoestimulante para o controle dos sintomas de hiperatividade, impulsividade e desatenção, associado a uma abordagem cognitivo-comportamental, orientação aos pais e professores e acompanhamento psicopedagógico.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
A anorexia nervosa
pode ser relacionada a patologias orgânicas que levem a perdas excessivas de peso, como doenças que interferem na absorção intestinal, entre elas a Doença de Crohn ou síndrome da má absorção intestinal, por exemplo.
é uma patologia de características crônicas na qual há um desejo consciente de perder peso e pavor persistente em engordar, além de estar associada a uma distorção da imagem corporal.
tem proporção igual entre os sexos, sendo ligeiramente maior entre os meninos.
não é uma patologia de gravidade clínica ou psiquiátrica; uma vez diagnosticada e introduzida a terapêutica a tempo, apresenta recuperação bastante significativa.
normalmente não apresenta alterações metabólicas significativas, nem déficit de ganho pôndero-estatural em mais jovens.
Baseado na Classificação Internacional das Doenças, na sua 10ª edição (CID-10), é correto afirmar:
A principal diferença entre o quadro de esquizofrenia e o transtorno psicótico esquizofreniforme agudo se dá na duração do tempo do primeiro episódio de surto psicótico, sendo superior a um mês no transtorno psicótico esquizofreniforme agudo e inferior a um mês na esquizofrenia.
Nos transtornos esquizoafetivos, a presença de sinto-mas afetivos e esquizofrênicos ocorre simultaneamente ou dentro de um período de poucos dias entre eles.
A distimia (F34.1) é um quadro de depressão crônica, podendo preencher critérios para o transtorno depressivo recorrente (leve ou moderado), em termos de gravidade e de duração de episódios.
Sob a classificação de F06.3 estão os transtornos orgânicos do humor, que são alterações no humor ou no afeto, devendo estar associados ao uso recente de substâncias psicoativas.
Os transtornos invasivos do desenvolvimento correspondem ao grupo de transtornos caracterizados por anormalidades qualitativas da interação social recíproca, em padrões de comunicação, e por repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Seu quadro não representa gravidade no seu desenvolvimento, remitindo após intervenção psicológica ou psicopedagógica.
De acordo com o regulamento da Previdência Social, a aposentadoria por invalidez
será devida ao segurado que, estando em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz para o trabalho e insuscetível de reabilitação.
dependerá da verificação da condição de incapacidade, mediante exame médico-pericial, a cargo do segurado, que poderá, às suas expensas, fazer-se acompanhar de médico de sua confiança.
dependerá da verificação da condição de incapacidade, mediante exame médico-pericial a cargo da Previdência Social, podendo o segurado fazer-se acompanhar de médico de sua confiança a ser remunerado pela Previdência.
cessará quando e se cessar a condição de invalidez.
está condicionada ao afastamento das atividades que tenham relação direta com a condição de invalidez, podendo o segurado permanecer no exercício de atividades não-correlatas.
Conforme a Resolução nº 1.488/98 do CFM, para que se possa dizer que a atividade laboral é causa de alegado transtorno de saúde do trabalhador, o médico poderá eventualmente prescindir de
exames complementares ao clínico.
literatura atualizada.
estudo da organização do trabalho.
depoimento e experiência dos trabalhadores.
estudo epidemiológico.
A pregabalina tem, entre suas indicações psiquiátricas formais,
transtorno dismórfico corporal.
transtorno de ansiedade generalizada.
esquizofrenia.
impotência.
transtorno do pânico.
O trabalho em equipe multidisciplinar
é contraindicado no tratamento do transtorno factício.
não é indicado no tratamento dos trantornos delirantes em geral.
é adequado à grande maioria dos tratamentos psiquiátricos.
pode ter como efeito a dissolução da subjetividade de cada membro da equipe.
é, muitas vezes, prejudicial ao tratamento do paciente com transtorno afetivo bipolar.
Considere as afirmações abaixo:
I. O uso associado de tranilcipromina e da imipramina pode levar a óbito por causas variadas.
II. A pré-gabalina é usada com sucesso nos transtornos afetivos bipolares, tendo aí uma indicação frequente.
III. O aumento do nível pressórico não está relacionado ao uso da venlafaxina.
IV. A fluoxetina pode ter como efeito paradoxal uma piora do quadro depressivo.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
I e III.
I e IV.
III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...