Lista completa de Questões de Medicina do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das patologias mamárias, julgue o item que se segue.
O seguimento mamográfico de um achado classificado como BI-RADS 3 deve ser feito com nova mamografia em 3, 6, 12 e 24 meses, contados a partir da data do exame original.
Acerca das distopias genitais e dos distúrbios urogenitais, julgue os próximos itens.
O uso de anticolinérgicos (oxibutinina, tolteronina) é indicado nos casos de instabilidade do detrusor da bexiga. Entretanto, o glaucoma de ângulo fechado e as arritmias cardíacas contraindicam o uso destas drogas.
Acerca das distopias genitais e dos distúrbios urogenitais, julgue os próximos itens.
Na rotura perineal de 3ºgrau, observa-se laceração profunda, com comprometimento de fibras do elevador do anus, não atingindo o reto ou o esfíncter anal.
Com relação ao ciclo menstrual, julgue os itens seguintes.
Menorragia corresponde ao fluxo menstrual em períodos regulares, mas intenso em quantidade e prolongado em duração do período de fluxo.
Com relação ao ciclo menstrual, julgue os itens seguintes.
O endométrio é composto histologicamente por 3 camadas: a basal, a esponjosa e a superficial (compacta). As duas primeiras compõem a camada funcional, enquanto a camada compacta serve para regenerar o endométrio para o próximo ciclo (após a menstruação).
Acerca da anatomia pélvica, julgue os itens a seguir.
A inervação da região vulvoperineal provém do nervo pudendo interno, de ramos genitais do grande e pequeno abdominogenital e do genitocrural, além da porção perineal do pequeno ciático.
Acerca da anatomia pélvica, julgue os itens a seguir.
A vascularização da genitália interna feminina é feita pelas artérias uterina, ovariana e vaginal. A artéria ovariana é ramo da artéria aorta, enquanto a artéria uterina é ramo da artéria ilíaca externa.
Julgue os itens subsequentes, com relação à doença inflamatória pélvica (DIP).
Os principais agentes relacionados à DIP são: Neisseria gonorrhoeae, Chlamydia trachomatis, Micoplasma hominis e Ureaplasma urealyticum.
Julgue os itens que se seguem, acerca da endometriose.
Nos casos de endometriose moderada (estádio IV), o uso dos progestogênios mostra-se mais efetivo e com menor custo que os análogos de GnRH.
Julgue os itens que se seguem, acerca da endometriose.
Nos casos de endometriose mínima e leve, em pacientes que não desejem gestar, preconiza-se a conduta conservadora com administração de 6 a 12 meses de contraceptivos hormonais orais combinados de baixa dosagem. Alternativamente, o dispositivo intrauterino medicado com levonorgestrel ou a medroxiprogesterona injetável, também por 6 a 12 meses, obteria a mesma ação terapêutica desejada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...