Lista completa de Questões de Medicina do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da endocardite infecciosa, julgue os itens subsequentes.
Considere um paciente com antecedente de endocardite infecciosa há 10 anos, tratada satisfatoriamente, que será submetido ao tratamento de canal de primeiro molar direito superior para colocação de coroa de metalporcelana. Nesse caso, recomenda-se a profilaxia com levofloxacina 500 mg, 30 minutos antes de se iniciar o procedimento odontológico.
Acerca da endocardite infecciosa, julgue os itens subsequentes.
Suponha que um paciente com diagnóstico de endocardite infecciosa de válvula aórtica por Staphylococcus aureus resistente a oxacilina, resultante de infecção relacionada a cateter venoso subclávio, em uso de vancomicina e gentamicina, se mantenha febril no sétimo dia do tratamento com persistência de hemoculturas positivas, sem identificação de novos focos infecciosos. Nesse caso, indica-se cirurgia.
Acerca da endocardite infecciosa, julgue os itens subsequentes.
Considere um paciente com febre de 2 semanas de duração, com antecedente de valvulopatia reumática de válvula mitral e, em 2 pares de hemocultura, documentação de crescimento de Streptococcus viridans com MIC igual a 0,125 mg/L, que tenha iniciado tratamento com penicilina cristalina com 12 milhões de UI por dia dividido em 6 doses, associado com gentamicina 1 mg/kg em cada dose de 8 em 8 horas. Nesse caso, indica-se que a duração do tratamento seja de, no mínimo, 6 semanas.
Em relação aos antibióticos, julgue os itens de 86 a 88.
A rifampicina é um potente indutor do sistema citocromo P- 450 no hepatócito, que faz parte do esquema I do tratamento da tuberculose. Considerando que um paciente está coinfectado com o vírus do HIV e encontra-se em tratamento antiretroviral, com base na importância da definição das interações medicamentosas, concomitantemente com o tratamento antirretroviral, recomenda-se o uso das drogas do grupo dos inibidores de protease, desde que potencializado com ritonavir.
Em relação aos antibióticos, julgue os itens de 86 a 88.
A claritromicina e a azitromicina são antimicrobianos que agem unindo-se à subunidade 50S ribossomal, inibindo a síntese proteica dependente de RNA.
Em relação aos antibióticos, julgue os itens de 86 a 88.
Entre os efeitos colaterais importantes associados ao uso de tetraciclina incluem-se o desenvolvimento de vertigem (apenas com a minociclina), o pseudotumor cerebral e a síndrome de hipertensão intracraniana com perda visual associada.
Acerca da infecção pelo HIV, julgue os próximos itens.
Na pneumocistose pulmonar em gestante portadora do HIV, é contraindicado o uso de trimetropim/sulfametoxazol, pois essa combinação é teratogênica no primeiro trimestre da gestação.
Acerca da infecção pelo HIV, julgue os próximos itens.
Durante o acompanhamento de um indivíduo em uso de terapia antirretroviral de alta potência, a falha virológica traduz-se pela carga viral acima de 400 cópias por mililitro, após 24 semanas, ou acima de 50 cópias por mililitro, após 48 semanas do tratamento. No entanto, se a viremia persistir em níveis baixos, menores que 1.000 cópias por mililitro, considera-se um tratamento adequado, com boa evolução clínica e preservação do esquema de tratamento.
Acerca da infecção pelo HIV, julgue os próximos itens.
O HIV é um retrovírus RNA. Seu genoma está organizado em dois grupos de genes: pol, gag e env, responsáveis pela codificação de proteínas estruturais, e tat, ver, nef, vif, vpu, e vpr, que codificam proteínas não estruturais. Nos testes de genotipagem utilizados para o manejo da resistência viral aos antirretrovirais, são detectadas mutações em genes de ambos os grupos.
Acerca da infecção pelo HIV, julgue os próximos itens.
O diagnóstico da infecção pelo HIV baseia-se na detecção de anticorpos gerados a partir da exposição ao vírus. Na presença de algumas doenças como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e colangite esclerosante primária é previsível que os exames de ELISA apresentem falsos positivos. Nesses casos, o diagnóstico recomendado se faz por meio do teste de western-blot, que não sofre nenhuma alteração com a presença dessas afecções.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...