Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na fila de espera de um posto de saúde, conversava-se sobre o calendário de vacinação do adulto e do idoso do Ministério da Saúde. Um dos que esperavam apresentou uma informação INCORRETA ao dizer que
a mulher grávida com a vacina em dia, mas que recebeu sua última dose há mais de 05 (cinco) anos, precisa receber uma dose de reforço da dT.
a vacina tríplice viral SCR (sarampo, caxumba, rubéola) deve ser administrada a mulheres de 12 a 49 anos que não tiverem comprovação de vacinação anterior.
a vacina contra pneumococo é oferecida durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso (60 anos ou mais) aos indivíduos que vivem em instituições fechadas.
aqueles que, a partir dos 20 anos, não tiverem comprovação de vacinação anterior devem realizar o esquema completo de vacinação contra difteria e tétano (dT tipo adulto).
os moradores de áreas endêmicas da febre amarela devem receber esquema inicial de 3 doses da vacina (com intervalo de 2 meses) e reforço a cada 10 anos, por toda a vida.
Em relação à espirometria realizada regularmente por trabalhadores expostos a irritantes brônquicos, sabe-se que
a prova broncodilatadora só deve ser interpretada em casos nos quais o exame pré-broncodilatador tenha sido reprodutível.
a existência de pelo menos uma curva bem executada é o bastante para se considerar o exame adequado.
a variação individual dos valores não deve ser considerada em exames seriados.
o VEF1 é o parâmetro mais sensível na avaliação de obstrução brônquica.
CVF reduzida, VEF1 reduzido e relação VEF1/CVF normal indicam a presença de Distúrbio Ventilatório Obstrutivo.
Em uma apresentação oral para agentes de saúde, um médico fez uma abordagem sobre as doenças imunopreveníveis, expondo corretamente que
a vacinação contra hepatite B, com esquema de 2 doses, está indicada somente para adultos com risco de exposição, como os profissionais de saúde e os profissionais do sexo.
a vacina conhecida como tríplice bacteriana contra sarampo, caxumba e rubéola deve ser administrada às crianças e, posteriormente, aos adultos, a cada 10 anos.
a vacina BCG é aplicada em dose única, logo após o nascimento, e confere proteção contra as formas graves de tuberculose.
as vacinas contra o tétano, a doença de Chagas e a hanseníase já estão disponíveis.
os idosos devem receber vacinas contra influenza e pneumococo, sendo que ambas devem ser repetidas anualmente, durante o inverno.
Dentre as medidas de prevenção de doenças de trabalhadores de área de saúde, inclui-se a vacinação. De acordo com a NR-32, as vacinas que devem ser fornecidas gratuitamente aos trabalhadores são:
varicela, sarampo e rubéola.
varicela, hepatite B e tétano.
sarampo, varicela e hepatite B.
tríplice viral, tétano e difteria.
hepatite B, tétano e difteria.
Homem de 28 anos de idade trabalha em plataforma de petróleo há 4 anos, na atividade de mecânico de manutenção. Relata que sua atividade o deixa exposto à vibração e que, ao realizar recuperação de ductos e sistemas de exploração de petróleo, tem contato com produtos químicos. Nas duas últimas semanas, inalou hidrocarbonatos orgânicos ou tinta com ligantes hidrófobos por 1 hora/dia. Foi informado pelo Engenheiro de Segurança que a dose do produto se encontra em níveis considerados de ação e sua tarefa foi realizada em ambiente ventilado. Apesar dessas explicações, iniciou quadro de tonteira, cefaleia e náuseas. O Médico do Trabalho deverá identificar e classificar o grau de intoxicação, analisando os sintomas dos trabalhadores para fundamentar tomada de decisões. Com base nos sintomas, a sequência que identifica intoxicação por hidrocarbonatos orgânicos em grau muito elevado, com ação de emergência médica, está em:
irritação cutânea, cefaleia, tonteira e náuseas.
cefaleia, distúrbios visuais, ardência em nariz e garganta.
fadiga, dispneia, palidez mucosa e tonteira.
tonteira, diarreia, vômitos, desorientação e confusão mental.
convulsões, arritmia cardíaca, palidez mucosa e dispneia.
Trabalhador de 40 anos de idade desenvolve atividades laborativas em processo de controle de bombeamento de petróleo há 2 anos. Em sua história ocupacional, consta que realizou atividade de limpeza de tanques de combustíveis por 8 anos. Fez admissional e periódicos com avaliação clínica e exames complementares, incluindo hemograma completo, transaminases (AST e ALT), gama glutamil transferase, bilirrubinas totais e frações e LDH, todos com valores dentro da normalidade. Apresenta queixas de mialgia generalizada refratária a medicamentos. O Médico do Trabalho deverá utilizar as orientações contidas nas NR-7, NR-15, Anexos 13 e 13 A, e na Portaria no 776/04, do Acordo do Benzeno, para nortear sua investigação diagnóstica em trabalhador suspeito de doença ocupacional. Nesse caso, as principais patologias que devem entrar em diagnóstico diferencial são
septicemia e bacteremia.
colagenoses e viroses.
carências alimentares e alcoolismo.
intoxicações por agrotóxicos e drogas de abuso.
alcoolismo e paracoccidioidomicose.
O Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) tem como finalidade a vigilância epidemiológica de doenças. Com base no que ali está expresso, o grupo de moléstias que NÃO é de notificação compulsória nacional é composto de:
AIDS, dengue e intoxicação por metais pesados.
gripe, diarreias crônicas e pneumoconioses.
tuberculose, varíola e poliomielite.
malária, hepatites virais e hanseníase.
doenças meningocócicas, raiva e intoxicação por agrotóxicos.
As atividades nas quais há poeiras respiráveis, cujas medições as identificaram como aerodispersoides fibrogênicos, com partículas que se situam abaixo de 10 micra e que podem ser inaladas pelas vias respiratórias dos trabalhadores, necessitam receber EPI específico com treinamento. Essa concessão de EPI deve ser associada aos exames médicos complementares indicados pela NR-7 e inseridos no planejamento no PCMSO. Nesse contexto, considere os exames relacionados abaixo.
I - Espirometria computadorizada
II - Espirometria por Técnica da American Thoracic Society
III - Espirometria simples
IV - Ressonância magnética de tórax
V - Telerradiografia de tórax em AP
VI - Telerradiografia do tórax em padrão OIT
São indicados pela NR-7 APENAS os exames
I e IV.
II e VI.
III e V.
II, III e IV.
I, II, V e VI.
Diversas substâncias químicas podem estar presentes nos processos produtivos. O Médico do Trabalho deve realizar detalhado levantamento da história ocupacional do trabalhador para identificar os produtos químicos aos quais o profissional já foi submetido e dar continuidade no controle de sua saúde. Para tal, o Médico do Trabalho deve conhecer os principais processos produtivos e os produtos químicos. Nesse contexto, as substâncias químicas que são descritas como insalubres na NR-15, Anexos 13 e 13 A, são:
arsênico, benzeno, cromo, chumbo, fósforo e mercúrio.
asbestos, arsênico, argônio, bromo, ciclo-hexano e enxofre.
ácido fórmico, benzeno, butanona, brometo de etila, cromo e diborano.
ácido clorídrico, brometo de metila, cloro, cromo, metil etil cetona e fenol.
acetileno, argônio, bromoformio, chumbo, enxofre e sílica.
1 - 2 - 3 - 7 - 8 - 13 - 14
1 - 3 - 4 - 5 - 9 - 10 - 11
1 - 4 - 6 - 8 - 9 - 11 - 12
3 - 4 - 5 - 7 - 8 - 11 - 12
5 - 6 - 8 - 10 - 11 - 13 - 14
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...