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Apresenta a correta relação entre agente químico que pode oferecer risco para a saúde de trabalhadores expostos e a situação de trabalho na que o agente é encontrado:
Arsênio − fabricação de vidro.
Chumbo − estações de tratamento de águas residuais.
Sisal − indústria da viscose.
Mercúrio − limpeza de metais.
Benzeno − refinação de cobre.
Há estados patológicos que contra-indicam seriamente a permanência da pessoa no trabalho em turnos, especialmente se há necessidade de trabalho noturno. São exemplos desses estados patológicos:
úlcera péptica recorrente, lúpus eritematoso sistêmico e hipertensão.
síndrome do cólon irritável, epilepsia e gastrite.
hipertensão requerendo uso de múltiplos medicamentos, fibromialgia e depresão crônica.
epilepsia, lúpus eritematoso sistêmico e asma necessitando de medicação regular.
doença coronariana, asma necessitando de medicação regular e depressão crônica.
Em relação ao mobiliário do checkout e às suas dimensões, incluindo distâncias e alturas, no posto de trabalho deve-se:
atender às características antropométricas médias dos trabalhadores, respeitando os alcances dos membros e da visão, ou seja, compatibilizando as áreas de visão com a manipulação.
adotar em cada posto de trabalo sistema com esteira eletro-mecânica para facilitar a movimetação nos checkout.
respeitar os ângulos limites e trajetórias naturais dos movimentos, durante a execução das tarefas, a fim de evitar a alternância do trabalho na posição em pé com o trabalho na posição sentada.
assegurar a postura para o trabalho na posição sentada e em pé, e as posições confortáveis dos membros superiores e inferiores, nessas duas situações.
colocar apoio para os pés, acoplados à base da cadeira quando esta tiver o assento alto (maior que 60 cm).
Segundo a NR-18 − Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, na ocorrência de um acidente fatal, além de isolar o local diretamente relacionado ao acidente é obrigatório comunicar o acidente fatal, de imediato
à autoridade policial competente, apenas.
ao órgão regional do Ministério do Trabalho, apenas.
à autoridade policial competente e ao sindicato da categoria.
à autoridade policial competente e ao órgão regional do Ministério do Trabalho.
ao órgão regional do Ministério do Trabalho e ao INSS através da CAT.
Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender ao seguinte requisito mínimo de conforto:
altura compatível com a estatura média do trabalhador e com a natureza da função exercida.
borda frontal chanfrada.
pouca ou nenhuma conformação na base do assento.
encosto com pouca ou nenhuma conformação.
apoio para os pés incorporado na base do assento.
Com relação às Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho, é correto afirmar:
Em todos os estabelecimentos industriais e naqueles em que a atividade exija troca de roupas ou seja imposto o uso de uniforme ou guarda-pó, haverá local apropriado para vestiário dotado de armários individuais, de compartimentos duplos.
Nos estabelecimentos comerciais, bancários, securitários, de escritório e afins, poderá a autoridade local competente em matéria de Segurança e Medicina do Trabalho, em decisão fundamentada, submetida à homologação do Delegado Regional do Trabalho, dispensar ou reduzir o número de mictórios e de chuveiros estabelecidos na NR-24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho).
O lavatório deverá ser provido de material para a limpeza, enxague ou secagem das mãos, sendo admitido o uso de toalhas coletivas.
Será exigido, no conjunto de instalações sanitárias, um lavatório para cada vinte trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, ou nos trabalhos com exposição a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substâncias que provoquem sujidade.
Nas atividades comerciais, bancárias, securitárias, de escritório e afins, mesmo que não haja necessidade de troca de roupa, haverá local apropriado para vestiário dotado de armários individuais, separados por sexo, onde possam os empregados guardar ou pendurar seus pertences.
A fiscalização do cumprimento das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador pode gerar algumas medidas e procedimentos administrativos. Nesse contexto, é correto afirmar:
O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas, limitados a, no máximo, trinta dias.
A empresa poderá recorrer ou solicitar prorrogação de prazo de cada item notificado até no máximo dez dias a contar da data de emissão da notificação.
A autoridade regional competente, diante de solicitação escrita do notificado, acompanhada de exposição de motivos relevantes, poderá prorrogar por sessenta dias, contados da data do Termo de Notificação, o prazo para seu cumprimento.
O agente da inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, deverá autuar os empregadores com base nas irregularidades encontradas, uma vez que não está prevista a notificação na NR-28 que trata da Fiscalização e Penalidades.
A empresa poderá apresentar defesa do auto de infração até no máximo trinta dias a contar da data de sua emissão.
De acordo com a NR-15, excede o limite de tolerância a atividade ou operação insalubre que
exponha o empregado que não esteja adequadamente protegido a níveis de ruído acima de 80 dB(A).
ultrapasse 115 dB (linear) na exposição a ruídos de impacto.
exponha o trabalhador a pressão superior a 3,4 kgf/cm2, em trabalho sob ar comprimido, exceto em caso de emergência ou durante tratamento em câmara de recompressão, sob supervisão direta do médico responsável.
exija do trabalhador mais que uma compressão num período de 48 (quarenta e oito) horas.
ultrapasse 6,0 f/cm3, em se tratando de fibras respiráveis de asbesto crisotila.
Segundo a NR-9, se em um ambiente de trabalho houver a ocorrência de riscos ambientais que coloquem em situação de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, estes poderão interromper as atividades
desde que autorizados pelo superior hierárquico direto.
independentemente de qualquer autorização.
desde que autorizados por algum dos integrantes do SESMT.
desde que autorizados por algum dos membros da CIPA.
desde que autorizados por membro do sindicato da categoria.
Na avaliação de um trabalhador exposto a ruído, são considerados também sugestivos de desencadeamento de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados os casos em que os limiares auditivos em todas as frequências testadas no exame audiométrico de referência e no sequencial permanecem menores ou iguais a 25 dB(NA), mas a comparação do audiograma sequencial com o de referência mostra uma evolução dentro dos moldes apresentados na definição e caracterização de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados da NR-7, e preencha o seguinte critério:
a piora em pelo menos uma das frequências de 3.000, 4.000 ou 6.000 Hz iguala ou ultrapassa 25 dB(NA).
a diferença entre as médias aritméticas dos limiares auditivos no grupo de frequências de 3.000, 4.000 e 6.000 Hz iguala ou ultrapassa 20 dB(NA)Oi.
a piora em pelo menos uma das frequências de 3.000, 4.000 ou 6.000 Hz iguala ou ultrapassa 25 dB(NA).
a piora em pelo menos uma das frequências de 3.000, 4.000 ou 6.000 Hz iguala ou ultrapassa 15 dB(NA).
a diferença entre as médias aritméticas dos limiares auditivos no grupo de frequências de 3.000, 4.000 e 6.000 Hz iguala ou ultrapassa 15 dB(NA)Oi.
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